Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Portinari em Israel

São Paulo teve a felicidade de ter duas exposições seguidas do Mestre Cândido Portinari, a mostra da coleção de Raimundo Castro Maia e agora com Portinari em Israel.
Com curadoria de João Cândido Portinari, nos apresenta parte dos trabalhos gerados durante e após sua visita ao então nascente Estado de Israel, na oportunidade em que ocorreram exposições de suas obras em diversas cidades deste país.
Portinari continua sendo, e cada vez mais, para mim a mais importante referência brasileira em artes plásticas de todos os tempos.
Mesmo quando cria a série bíblica, com a forte influência de Picasso em Güernica, não deve ser menosprezado, pois consegue transmitir toda a emoção e a tragédia das cenas.
Neste belíssimo evento conseguimos sentir todo o esplendor da criação de uma obra de arte, que da simples observação de uma cena cotidiana, Portinari nos transmite a poesia visual daquele momento.
O que é muito interessante nesta exposição é o complemento fornecido pelos curadores e pelo Centro de Cultura Judaica, com uma sala que possibilita o acesso a várias publicações relacionadas à mostra e terminais de computadores que nos apresentam todas as obras desta série, mesmo as que não estão ali, além de vídeos que mostram vários documentários relativos à vida e obra de Cândido Portinari.


Exodus - Ernest Gold


Abaixo das imagens, o "press-release" fornecido pela assessoria de imprensa do evento.
















CENTRO DA CULTURA JUDAICA APRESENTA EXPOSIÇÃO DE CANDIDO PORTINARI
Programação inclui lançamento de catálogo com toda a série de pinturas, desenhos e esboços produzidos pelo artista após sua viagem a Israel, em 1956

No mês de junho, o Centro da Cultura Judaica abre suas portas para a obra de um artista que é considerado referência das artes plásticas brasileiras no século 20, Candido Portinari. A grande atração, que será inaugurada dia 16 de junho, é a exposição da Série Israel com pinturas, desenhos e esboços feitos pelo artista após sua viagem à Terra Santa, em 1956. Juntamente com essa importante mostra, o Centro dá início ao novo projeto de ocupação integral de seu prédio, abrindo todos os seus espaços para a visitação do público, com o intuito de integrar a programação ao tema principal: Candido Portinari em Israel. Para coroar essa exposição, um catálogo inédito com todas as obras da Série Israel será editado pelo Centro da Cultura Judaica.

A mostra constitui uma retrospectiva do encontro de Portinari com Israel. Em 1956, por ocasião da exposição de suas obras no então recém-criado Estado judeu, o artista foi convidado a fazer uma viagem ao país. Acompanhado de sua esposa, Maria, e de seu filho, João Candido Portinari, o artista passou dez dias percorrendo todo o território de Israel, suas cidades e os kibutzim, nome dado às colônias coletivas que estavam sendo criadas naquela época. Esses agrupamentos, em particular, chamaram a atenção de Portinari, que, sensível às questões sociais, se identificou com o ideal de construção de uma nova realidade social, como alternativa às sociedades de massas opressoras, típicas do século 20.

De criação católica e origem camponesa – viveu na pequena Brodowski, cidade do interior de São Paulo –, Portinari identificou-se fortemente com a religiosidade do povo de Israel. Esse povo e a paisagem local, de certa forma, não lhe eram estranhos, já que conhecia muito bem as histórias bíblicas. O fascínio que sentiu pelo país despertou-lhe grande necessidade de expressão artística.

Na criação dessa série, Portinari recuperou toda a sua memória emocional e a colocou em contato com a realidade de um povo movido por um ideal de ressurreição nacional, pelo sonho de criação de uma nova sociedade e pela luta por um novo modo de organização e divisão de trabalho. Foram tantas as novas impressões em sua visita que o artista retomou o prazer de pintar após um bom período sem exercer a atividade em consequência de um problema de intoxicação provocado pelas tintas.

Ao todo, foram cerca de 122 obras sobre Israel, entre desenhos, esboços e pinturas, que resultaram na edição de um livro especial no ano seguinte ao de seu retorno, em 1957. O catálogo, produzido por seu grande amigo, escritor e crítico de arte italiano, Giuseppe Eugenio Luraghi, ainda foi reeditado em 59.

A Exposição

A Série Israel, de Portinari, apresentada pelo Centro da Cultura Judaica é a mais completa já montada. A exposição, que tem a curadoria de João Candido Portinari (Projeto Portinari), a co-curadoria da professora Maria Luiza Tucci Carneiro, a coordenação-geral de Noélia Coutinho (Projeto Portinari) e a cenografia de Pedro Mendes da Rocha, conta com 60 obras, entre esboços feitos durante a viagem e desenhos e pinturas criados após seu retorno ao Brasil.

O trajeto planejado para a mostra inicia-se no térreo do Centro da Cultura Judaica, onde o visitante terá a oportunidade de ver a contextualização de toda a série, por meio de uma cronologia tripla, que focará a vida de Portinari, rememorando sua infância em Brodowski, a mudança para o Rio de Janeiro, seu reconhecimento como um grande artista e a sua morte, intoxicado pelas tintas. Será apresentada também a conjuntura nacional e internacional na década de 50, com toda a realidade política, histórica e cultural da época. O primeiro andar abrigará a aclamada exposição, com pinturas, esboços e desenhos organizados pela curadoria do projeto.

Seguindo o conceito de verticalização e integração dos espaços, o segundo andar apresentará uma “biblioteca circulada”, que receberá acervos temporários relacionados ao tema da exposição e disponibilizará para consulta e manuseio cópias de documentos e audição de entrevistas. A biblioteca reunirá ainda livros sobre a vida e a obra do artista e seus contemporâneos do movimento modernista, além de objetos da viagem de Portinari a Israel, como bilhetes, documentos e a carta-convite do governo israelense enviada ao artista. Como em outras edições, o espaço terá monitores e educadores especialmente treinados para explicar as obras e acompanhar os visitantes.

O curso de hebraico oferecido pelo Centro também pega carona na visita de Portinari a Israel e traz artigos escritos em hebraico publicados na época, para serem traduzidos durante as aulas. No auditório, bate-papos e encontros discutirão a obra e a vida de Portinari e de outros reconhecidos artistas. Além disso, toda a programação do mês, como Cine-Gastronomia, Contação de Histórias e outras atividades, terão como tema principal a exposição em questão. Já o teatro apresentará concertos musicais em homenagem ao pintor, e Benjamim Taubkin, em conjunto com Marcelo Jaffé, farão um show com um repertório inspirado no movimento modernista.

Série Israel - Candido Portinari

Apresentação: Itaú

Realização: Centro da Cultura Judaica e Projeto Portinari

Patrocínio: REDECARD e Veolia Water Solutions & Technologies

Apoio: Arabia, Grupo GR e O Boticário

Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

3 comentários:

  1. macário, portinari é um dos meus santos brasileiros. tive o prazer de conhecer sua casa e as igrejas de batatais, a capelinha que fez pra sua avó que não podia mais andar, cheia de rostos familiares nos santos católicos... uma beleza.

    ah, talvez eu vá a sp nos p´roximos dias. tomara mesmo, vale o portinari demais.

    parabéns pela belíssima postagem, já estava com saudade.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei babando ao ver as obras.
    O que mais gosto em telas é que elas parecem portais.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Macário, obrigada pela dica! Eu realmente não havia pensado em declamar os meus poemas, uma idéia bastante interessante.

    Gostaria de poder estar mais perto deste abraço cultural paulistano, mas com certeza quando tiver a oportunidade irei prai.

    E, claro, obrigada pelas visitas ao blog!

    Beijos

    ResponderExcluir