Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Arte Colombiana 1948 - 1965

Inaugurou-se em 19/10/2009 a exposição acima em função da visita do presidente Álvaro Uribe a São Paulo, para a assinatura de vários tratados comerciais.
Para isto a Fiesp convidou o Museu Nacional da Colômbia para ser o curador desta exposição de arte moderna Colombiana.
Uma bela mostra, com vários artistas colombianos, com obras criadas no período de 1948 a 1965. Tive nesta exposição a mesma sensação de "já te vi" quando visitei a exposição "ARTE DE CUBA" no CCBB em 2006.
Naquela ocasião perguntei à monitora do evento se ela tinha esta mesma sensação, qual não foi minha surpresa quando ela disse que sim e me explicou os motivos; tinha dito a ela que via semelhanças com Tarsila, Djanira, Di Cavalcanti, Portinari e Picasso, quando ela me contou que os artistas desta época, quase todos estudaram em Paris, nas mesmas escolas, portanto seria natural que houvesse semelhanças entre seus trabalhos.
E naturalmente encontrei estas mesmas semelhanças nos artistas colombianos, a novidade foi perceber o início do estilo inconfundível de Fernando Botero, com suas primeiras obras em transição para as figuras rotundas, que são hoje sua marca registrada, há nesta exposição telas em que ele ainda não havia adotado este estilo.
Seguem imagens de algumas obras expostas, e na sequência, o 'press release' do site da Fiesp.










Galeria de Arte do Sesi abre a exposição Arte Colombiana - 1948 a 1965

Mostra inédita traz obras de artistas com intensa e influente produção no período, como Fernando Botero e Edgar Negret. Entrada franca


Entre 20 de outubro e 25 de janeiro, um acervo de 140 peças – pinturas, esculturas, gravuras e material referencial (revistas culturais e filmes de época) – produzidas entre 1948 e 1965 estará exposto, gratuitamente, na Galeria de Arte do Sesi.

Resultado de parceria entre o Museo Nacional de Colômbia, a Asociación de Amigos del Museo Nacional e o Sesi-SP para a viabilização do projeto, a mostra Arte Colombiana – 1948 a 1965 reúne importantes obras de acervos particulares de colecionadores colombianos.

O acervo inédito, composto por obras de 47 artistas, conta com renomados colombianos com intensa e influente produção no período. Os destaques ficam para obras de Fernando Botero, Alejandro Obregón e Edgar Negret, que raramente ou nunca foram vistas fora daquele país.

A mostra, que tem curadoria dos pesquisadores colombianos Julián Serna, Nicolás Gómez e Felipe González, está disposta em cinco eixos temáticos a partir dos quais os artistas formularam diversas abordagens de um entorno comum. Na primeira instância, a partir do geográfico: é onde são assimilados os componentes que conformam a paisagem natural e urbana circundante.


Depois, a partir do objetual: a função e disposição dos objetos dão conta das dinâmicas do cotidiano de um contexto específico. Uma terceira plataforma, a partir do antropológico: os artistas fixaram o olhar sobre aspectos relativos ao corpo, ao comportamento e aos costumes.

Em quarto lugar, a partir do político: conformaram-se códigos iconográficos que, além de comunicar o itinerário de um clima político agitado, davam testemunho da experiência vivida diante desta conjuntura.

Finalmente, a partir do místico: o interesse dos artistas da época articulou-se pelas alegorias e expressões simbólicas e materiais provenientes de práticas religiosas.

Para consultar a programação completa do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, clique aqui.

Serviço:
Exposição: Arte Colombiana – 1948 a 1965
Local: Galeria de Arte do Sesi - Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Vernissage: dia 19/10 (segunda-feira), às 19h30 – só para convidados
Datas e horários: de 20 de outubro até 25 de janeiro - às segundas-feiras, das 11h às 20h, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.
Informações: (11) 3146-7405 / 3146-7406
Agendamento de grupos: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone 3146-7396 / falar com Leni
Entrada franca
Recomendação: Livre

Um comentário: