Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Os tesouros da FAAP


Magnífica


Só esta expressão para definir esta exposição, as obras mostradas são o que melhor ilustram as artes plásticas brasileiras, as que realmente são importantes no século XX.

Quem construiu o acervo tinha uma sensibilidade ímpar pois adquiriu peças de uma representatividade difícil de ser igualada.

Há no Brasil várias coleções tão ou mais importantes do que a do MAB, como a de Raimundo Ottoni de Castro Maia, doada à União, que apresenta seu acervo de Cândido Portinari na Pinacoteca , a de Roberto Marinho e a da Gilberto Chateaubriand, entre outras.

Pude observar que haviam grupos de estudantes, sendo muito bem monitorados pela equipe do museu, e também crianças levadas por familiares, que mostravam genuíno interesse no que viam.

Que alegria perceber a curiosidade e a atenção das crianças, isto faz parte da formação de um povo, de uma nação.

Pena que esta riqueza não esteja sempre disponível ao nosso deleite, pois este acervo maravilhoso, junto com os outros mais que a FAAP possui, só venham à luz eventualmente.

Escolhi esta música para este comentário pois acredito que a Tropicália foi o movimento artístico que sucedeu e aprimorou o Modernismo Brasileiro; as roupas, a postura, as artes plásticas e principalmente a música criada por seus integrantes são a prova disto.

Os arranjos de Rogério Duprat e Júlio Medalha nos transmitem toda a grandeza e sofisticação que existiam dentro desta escola.

As imagens foram fornecidas pela assessoria de imprensa da FAAP e estão em alta definição.


Tropicália - Caetano Veloso










Nenhum comentário:

Postar um comentário