Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Hudnilson Jr. e Nino Cais: Colagens

A Galeria Jaqueline Martins abriu neste sábado mostra simultânea de dois artistas plásticos que utilizam a técnica de colagem para a elaboração de seus trabalhos, com propostas e resultados bem diferentes.

Nino Cais nos apresenta duas maneiras distintas de realizar seus trabalhos, a primeira com pequenas instalações com objetos um tanto inusitados, mas que  produzem um resultado muito agradável ; a segunda com clara inspiração em Max Ernst apresenta uma novidade, que é a transformação de figuras antigas ou clássicas em peças tridimensionais, com a inclusão de figura geométricas como cones e pirâmides, que nos instigam.
Ganhei do artista um lindo livro, muito bem impresso e editado com suas poesias e fotos de outros trabalhos, que sem dúvida terá lugar de honra em minha coleção.

Quanto a Hudnilson Jr, apesar de não conhecê-lo, percebi que é um artista longevo e respeitado no mundo das artes paulistanas.
Mas seus trabalhos me chocaram, não que eu não goste de temas eróticos na arte, até cometi um conto ou crônica com essa temática, e acho que às vezes uma "sacanagenzinha " é bem vinda.
Com clara inspiração em Robert Mapplethorpe, ele cruzou com alguns de seus trabalhos expostos nesta mostra a fronteira entre o erotismo e a pornografia, me causando uma enorme indiferença, e esse foi o motivo do choque, pois saí do evento sem vontade de tecer qualquer comentário sobre ele.

Mais uma vez Jaqueline Martins reafirma seu papel de arte educadora, trazendo à baila artistas representativos no universo das artes brasileiras.

Para acompanhar o comentário, a música "Coração Tranquilo" de Walter Franco, que traduz o estado de espírito que temos que assumir ao apreciarmos essa exposição.

Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do evento.




Coração Tranquilo - Walter Franco


















Galeria Jaqueline Martins exibe colagens e objetos de Hudnilson Jr. e Nino Cais


Hudnilson Jr. e Nino Cais apresentam obras que exploram o corpo, o objeto e a sexualidade através de colagens, apropriações e objetos.

A Galeria Jaqueline Martins apresenta, a partir de 04/12/12, às 12h, a exposição “Hudnilson Jr. e Nino Cais: Colagens”, com cerca de 60 obras criadas a partir de recortes de jornais, livros, documentos pessoais, experiências e acúmulos agregados ao longo da vida dos artistas, seja pelo apego emocional ou carnal. A mostra, que fica em cartaz até 10/03/12, conta com texto crítico de Thais Rivitti.


As obras apresentadas por Hudnilson Jr. e Nino Cais compartilham o interesse pela colagem como procedimento artístico e exibem semelhanças relacionadas ao corpo, à memória e à vida. Ambos artistas se  interessam pela imagem massificada e pelo retrato, tal como é disposta em revistas, jornais, livros e qualquer outro tipo de material impresso.


Uma grande quantidade de imagens variantes de conotações fálicas e explicitamente homoeróticas estampa de forma inquietante as colagens apresentadas pelo artista paulistano Hudnilson Jr.. As colagens figuram garotos fortes, homens bonitos, fotografias de estátuas e todas as formas, tipos, cores e texturas de pênis, que encontram animais, deuses e divas. Hudnilson também exibe uma série de objetos – tipos de caixas que recebem colagens de veia surrealista, associações inesperadas entre objetos de procedência diferentes, mas que têm e comum um forte apelo sensual. As obras de Hudnilson utilizam-se do erotismo, do prazer e do êxtase para debater e criticar a moral e a política.


Nino extrai de revistas e catálogos, figuras nas quais a cabeça é substituída por objetos pontiagudos ou cotidianos, que muitas vezes reduz a figura a uma simples coluna de sustentação de tais objetos. As colagens de Nino transitam entre o bidimensional e o tridimensional. O artista também apresenta esculturas: duas cadeiras com pés de ferramentas, como pás e foices, que representam uma forma de sobrevivência. As obras de Nino parecem questionar as ações e relações do homem e do objeto no espaço.




Serviço
Exposição: Hudnilson Jr. e Nino Cais: Colagens
Abertura: 04 de Fevereiro de 2012, a partir das 12h
Período expositivo: de 04/02/12 a 10/03/12
Local: Galeria Jaqueline Martins
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, Pinheiros, tel. (11) 2628-1943. Seg. a sex., 11h30/19h; sáb., 11h30/17h. www.galeriajaquelinemartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário