Caravaggio e seus seguidores se não chegaram à perfeição, estiveram muito próximo. Dentro da técnica inventada pelo mestre, as figuras retratadas apresentam detalhes, nuances e filigranas que nos levam a refletir sobre como é possível alcançar esse resultado.
Eles conseguem trazer toda a carga dramática das cenas através das expressões dos retratados.
Numa instalação ampla, muito bem distribuída essa é também uma mostra de marcar época, num museu que é o mais importante da América Latina.
L'state - Presto - Antonio Vivaldi
As imagens abaixo são todas do mestre, e foram fornecidas pela assessoria de imprensa do evento, junto ao "press-release".
CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES
Mostra com 20
obras-primas do mestre barroco e artistas por ele influenciados, os caravaggescos.
De 02 de agosto de 2012, quinta-feira,
a 30 de setembro de 2012, domingo, no MASP.
Exposição inédita traz ao MASP obras-primas
de caravaggio na
maior exposição do mestre italiano já realizada na
américa do sul
De renomados museus italianos e coleções particulares, chega ao Brasil a maior exposição de obras do gênio italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio, que nasceu em setembro de 1571 e morreu em julho de 1610 e é considerado o principal representante do Barroco. CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES apresenta seis obras-primas do artista e outras 14 obras de artistas diretamente influenciados por sua obra e técnica, entre eles Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera.
Passando por diversas fases da vida do gênio, a mostra pode
ser divida em três grandes blocos: trabalhos consagrados e conhecidos; novas
descobertas; e obras “problema”, que ainda são objeto de estudo. Com curadoria
de Fábio Magalhães no Brasil e Giorgio Leone na Itália, a exposição foi
idealizada por Rossella Vodret, uma das principais autoridades em Caravaggio na
Itália e chefe da Superintendência Especial
para o Patrimônio Histórico, Artístico e Etnoantropológico e para o Pólo
Museológico da Cidade de Roma.
Pela primeira vez fora da Itália, a famosa Medusa Murtola (recentemente identificada como a “Medusa original”) e o Retrato do Cardeal poderão ser vistos de 02 de agosto a 30 de setembro de 2012 no 1º andar do MASP. Para o curador italiano Giorgio Leone essa será oportunidade única para o público brasileiro: “Das obras produzidas por Caravaggio em seus 38 anos de vida, apenas 62 chegaram aos nossos dias”, diz.
Pela primeira vez fora da Itália, a famosa Medusa Murtola (recentemente identificada como a “Medusa original”) e o Retrato do Cardeal poderão ser vistos de 02 de agosto a 30 de setembro de 2012 no 1º andar do MASP. Para o curador italiano Giorgio Leone essa será oportunidade única para o público brasileiro: “Das obras produzidas por Caravaggio em seus 38 anos de vida, apenas 62 chegaram aos nossos dias”, diz.
Caravaggio usava sua técnica para
impressionar o espectador: temática do cotidiano italiano de sua época; formato
“ao natural” das figuras, à semelhança do espectador; a cena toda retratada em
primeiro plano, para envolver emocionalmente quem a olha; fundo neutro ou
escuro, destacando o tema representado, contrastando com o forte feixe de luz
que iluminava o objeto principal da obra, evidenciando sua técnica do
claro-escuro, que tornava tudo mais “real”, mais vivo.
No MASP também poderão ser vistos 14
artistas que foram influenciados por Caravaggio. Conhecidos como caravaggescos, cada um deles, utilizava
o chiaroscuro de uma maneira
particular, de acordo com sua própria cultura. “Dos caravaggescos
sempre digo que era uma grande desventura para os artistas da época viver no
mesmo período de um gênio. Eram grandes pintores, mas quando se tem o gênio,
tudo fica obscurecido. Foi isso o que aconteceu. E é importante contextualizar
para que o público compreenda a relação dos artistas da época com Caravaggio”,
explica Vodret.
Caravaggio tinha
um temperamento explosivo. Encrenqueiro, envolveu-se em uma série de brigas e
processos jurídicos ao longo de sua vida, tendo que fugir de diversas cidades,
inclusive Roma, onde sua cabeça tinha sido posta a prêmio. A despeito de suas
vida conturbada, sua técnica ímpar e a maestria com que retratava as cenas e os
personagens de suas obras preservam até hoje o encantamento e emoção que
causavam no século XVII.
Os caravaggescos
Dentre os aprendizes
estão: Artemisia Gentileschi (1593-1653), Bartolomeo Cavarozzi (1587-1625),
Giovanni Baglione (c. 1566-1643), Giovan Battista Caracciolo (1578-1635) dito
Battistello, Hendrick van Somer (1615-1684-1685), Jusepe De Ribera (1591-1652),
Leonello Spada (1576-1622), Mattia Preti (1613-1699), Orazio Borgianni
(1574-1616), Orazio Gentileschi (1563-1639), Orazio Riminaldi (1593-1630),
Simon Vouet (1590-1649), Tommaso Salini (1575-1625) e Valentin de Boulogne
(1591-1632).
Serviço Educativo
Como para as demais exposições temporárias e mostras de
obras do acervo realizadas pelo MASP, Caravaggio
e seus seguidores tem um programa educativo elaborado especialmente para
atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As
visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados.
Informações: 3251.5644, ramal 2112.
CARAVAGGIO
E SEUS SEGUIDORES
Mostra com 20 obras-primas do mestre barroco e
artistas por ele influenciados, os caravaggescos.
De 02 de agosto de 2012, quarta-feira, a 30 de
setembro de 2012, domingo, no MASP.
MASP
- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av.
Paulista, 1578. Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e
feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora
antes. Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60
anos. Às 3ªs feiras: acesso gratuito.
Informações
ao público: www.masp.art.br
Twitter: http://twitter.com/maspmuseu|Tel.:
(11) 3251.5644
MAIS
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
InterComunique Assessoria
de Comunicação
Renata
Assumpção e Pedro Gatto (masp@comunique.srv.br).
Fone: (11) 3812.2780 / 8469.0176/ 9191.2625
Paguei uma disciplina sobre Barroco Cultural, a professora apresentou algumas obras dele, fiquei encantada. Trabalho perfeito!!
ResponderExcluir