Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Caetano Veloso - 70 anos

70 anos de Caetano, esse gênio que preenche meu imaginário desde sempre. Foi dele o primeiro disco que comprei em 1968, com minha mesadinha, um compacto simples da música "Alegria, Alegria" numa loja no centro de Piracicaba ao lado da agência do Banco de São Paulo.


É claro que esta imagem não é a do disco que comprei, até porque a capa era de um azul claro, muito delicado, que contrastava com o azul escuro do selo.

E não é que numa conversa com meu amigo Walter "John Boy" Urbinatti, ele citou um artigo e uma análise de suas músicas feitos por respeitados críticos musicais, publicados no jornal Valor Econômico que não tem como foco a cultura e, que com uma serenidade e lucidez expõe tudo o que Caetano representa para a cultura nacional.

Dono de tantos tesouros, nos deixa com a impossível missão de escolhermos sua obra prima, dependendo muito de nosso estado de espírito, teremos nossa preferida.

Tenho como um hino a música Gente, que faz parte da construção desta página, tendo um "player" em seu rodapé que a toca.

O que muito me surpreende, sempre, é a virulência dos ataques que Caetano sofre por só expor suas opiniões e assumir seu papel de formador de opinião, acho que por pura inveja a "intelligentsia" nacional o apedreja, não tem condição ou cultura suficiente para um debate, preferindo sempre a agressão covarde usando de factoides, meia verdades ou plenas mentiras.

O difícil foi escolher as músicas que estão aqui mostradas, então, simplificando optei por trazer a primeira e a última que escutei.

Alegria, Alegria - Caetano em gravação original

Neguinho - Gal Costa *  Música de seu último disco, todo composto e produzido por Caetano

Podemos perceber que ele ainda mantém afiado seu olhar sobre o cotidiano, mostrando a rasura dos anseios dos 'emergentes'.









4 comentários:

  1. Pois é, Maca. Diante de um artista completo como Caetano, que sabe trabalhar a língua como ninguém, que só nos enobrece como brasileiros que somos, ficamos completamente sem palavras e totalmente orgulhosos. Podemos definir:Caetano Músico, Caetano Poéta, Caetano Pensador, Caetano Filósofo, Caetano Patrimônio da Humanidade. Em "outras palavras", Caetano, é TUDO DE BOM!
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. O que dizer de um artista desses? As palavras são poucas para tantos adjetivos grandiosos! bjs

    ResponderExcluir
  3. Valeu Macário!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    Bacana a postagem!
    Abraços,
    Zuza Zapata
    www.zuzazapata.com.br

    ResponderExcluir