Esta é, disparado, a melhor exposição de obras de Tomie Ohtake que vi nestes últimos anos, tanto no instituto que leva seu nome quanto em outros centros culturais.
A curadoria e seleção das obras nos permitem conhecer ou rever as diversas fases e estéticas adotadas em seu trabalho, nos mostrando um ecletismo que eu não sabia que ela possuía.Com obras de diversas coleções, algumas identificadas outras não, faz com que percebamos o empenho dos realizadores em trazer toda a riqueza pictórica da artista.
Um programa que vale a pena ser feito.
Cores Vivas - Gilberto Gil
Abaixo das imagens o "press-release, fornecidos pela assessoria de imprensa do Instituto Tomie Ohtake.
TOMIE OHTAKE
– GESTO E RAZÃO GEOMÉTRICA
Abertura: 22
de novembro, às 20h – 02 de fevereiro de 2014
No mês em que a artista completa 100 anos (21 de
novembro), o Instituto Tomie Ohtake realiza a terceira exposição em comemoração
ao seu centenário, com curadoria de Paulo Herkenhoff. Em Tomie
Ohtake – Gesto e
Razão Geométrica, o crítico, ao reunir cerca de 60 trabalhos, a maioria
pinturas, aborda como o racionalismo da construção geométrica encontra a
pincelada gestual que propõe a linha orgânica, formando aí uma das
características importantes da obra da artista.
Segundo Herkenhoff – profundo estudioso de Tomie, curador
de várias mostras sobre a artista, como Pinturas Cegas, realizada no ano passado
no Instituto Tomie Ohtake e que agora, dia 19 de novembro, será inaugurada no
MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro, do qual é diretor cultural – uma questão
chave atravessa toda a obra de Tomie: a intangibilidade da perfeição. “Ao
contrário do racionalismo da geometria ocidental, Ohtake experimenta
incessantemente a imprecisão’, afirma.
Nesta grande mostra comemorativa, a partir de trabalhos
seminais e de um expressivo conjunto que traz variações formais, como os
retângulos, as sombras, a arquiteturas, as elipses, os círculos, as
sobreposições, o curador percorre o inesgotável vocabulário plástico do universo
de Tomie. Para Herkenhoff, a vontade geométrica da artista não se reduz a uma
lógica única e está dispersa entre experiências singulares. “Certa pintura de
Ohtake representa a adesão à dita “geometria sensível da América Latina”;
noutros casos, está a geometria imprecisa e uma geometria cósmica”,
destaca.
Outras reflexões de Paulo Herkenhoff o fizeram optar pela
pauta geométrica nesta principal mostra em homenagem ao centenário de Tomie.
Segundo ele, a geometria da artista, fora da exegese canônica do concretismo,
expande o campo e o torna mais complexo. “A pintora contribuiu para a formulação
da geometria transcultural do Brasil, que envolve sua relação com algumas
imagens estéticas que envolvem valores espirituais, como o enso, o círculo imperfeito no Zen
Budismo, e a relação da forma com a sombra, um valor da cultura japonesa
tradicional”, completa o curador.
Exposição: Tomie Ohtake – Gesto e
Razão Geométrica
Abertura: 22 de novembro de 2013, às 20h
(convidados)
Até 02 de fevereiro de
2014
Terça a domingo, das 11h às 20h –
entrada franca
Instituto Tomie
Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela
Rua Coropés, 88) – Pinheiros, São Paulo
Fone:
11.2245-1900
Informações à
Imprensa
Pool de Comunicação - Marcy
Junqueira
Contato: Martim
Pelisson
Fone:
11.3032-1599
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