Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Erwin Blumenfeld no MAB FAAP

Normalmente prefiro as fotos antigas em preto e branco, mas esse artista conseguiu trazer mistério, beleza e emoções em suas fotos coloridas.

Com trabalhos feitos para diversos editoriais de moda nas melhores revistas de sua época e campanhas publicitárias, nos mostram que o poder e o rigor das boas técnicas, iluminação, enquadramento e poses, aplicadas durante a realização dos ensaios alcançam resultados sempre surpreendentes. 

Suas fotos conseguem nos transmitir todo o glamour e sofisticação de um tempo em que a elegância do vestir, do se portar e das artes era valorizada e fazia parte se não do cotidiano das pessoas, dos seus sonhos e anseios.

Ao ver suas fotos nos transportamos aos filmes de Audrey Hepburn, Fred Asteire, Gene Kelly, Bing Crosby entre tantos outros.

Um belo passeio, mesmo para os mais os jovens que ainda não conheçam nada de uma era magnífica.


's Wonderful - Ella Fitzgerald

Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do evento.
Erwin Blumenfeld Autoportrait, New York, vers 1950 © The Estate of Erwin Blumenfeld


The Picasso Girl Vers 1947 © The Estate of Erwin Blumenfeld


Erwin Blumenfeld Soutenez la Croix Rouge Pour la couverture de Vogue US, 15 mars 1945© The Estate of Erwin Blumenfeld


Erwin Blumenfeld Sans titre, 1946 © The Estate of Erwin Blumenfeld


O MAB-FAAP apresenta retrospectiva inédita do fotógrafo Erwin Blumenfeld
A exposição Blumenfeld Studio: New York 1941 – 1960 joga luz sobre um dos fotógrafos mais influentes do século XX, Erwin Blumenfeld (1897 – 1969), e os trabalhos mais relevantes de sua carreira. Autor de extensa produção em 35 anos de trabalho, Blumenfeld ganhou a atenção mundial no pós II Guerra nos EUA, em um contexto de crescimento econômico e de dinamismo da imprensa.
Organizada pelo Museu Nicéphore Niépce, localizado na França, por seu diretor François Cheval, e com curadoria de Nadia Blumenfeld, neta do artista, e cocuradoria de Danniel Rangel, a presente exposição celebra a produção realizada em seu estúdio no Central Park e reúne obras do pós-guerra (fotografia de moda, campanhas publicitárias, retratos de personalidades, cartazes de propaganda e trabalhos experimentais reconhecidos pelos avanços técnicos para a época). A mostra apresenta ainda mais de noventa impressões, totalmente restauradas em cores, recortes de publicações originais e filmes de moda raramente vistos datados do início dos anos 60.
A exposição já foi apresentada na França, Alemanha, Inglaterra, Itália e China e agora a produtora Mega Cultural traz ao Museu de Arte Brasileira da FAAP, com patrocínio da Dafiti.
Blumenfeld já era contratado por revistas francesas quando residia em Amsterdã, mas sua carreira como fotógrafo de moda teve início com a mudança para Paris, em 1936. Seu trabalho em publicações francesas do final de 1930 chamou a atenção do fotógrafo britânico Cecil Beaton, que facultou seu caminho para trabalhar na revista Vogue francesa.
Blumenfeld fez sua primeira viagem à Nova York em 1939, após seu ensaio de fotografias de moda na Torre Eiffel, voltou a Paris como fotógrafo correspondente da Harper’s Bazaar. Em 1941, depois de um ano preso em um campo de concentração na França, ocupada pelos alemães, mudou-se para Nova York com a família. Lá, contratado pela revista Harper’s Bazaar, colaborou com Carmel Snow, Diana Vreeland

em ensaios de moda, e depois de três anos já se tornara um dos fotógrafos mais famosos e bem pagos nos EUA, considerado pelo New York Times como "um líder excepcional em fotografia criativa".
Outro destaque de sua carreira nos Estados Unidos foi sua parceria de 15 anos com a Vogue e Alexander Liberman, então diretor editorial da revista. Juntos, publicaram mais de 50 capas, incluindo retratos de grandes modelos e personalidades, como Babe Paley, Dovima, Jean Patchett e Carmen Dell’Orefice. Também trabalhou regularmente com outras revistas americanas de moda, como Cosmopolitan (para a qual fotografou Grace Kelly, em 1955) e Life Magazine, além de produzir grandes campanhas publicitárias de moda e beleza para clientes como Dior, Elizabeth Arden, Max Factor, L'Oréal e Helena Rubinstein.
Altamente inovador e muitas vezes contrariando o tradicionalismo, Blumenfeld desenvolveu seu próprio estilo, usando fotomontagem, solarização, slides coloridos e técnicas híbridas. Desde o início de sua carreira, foi influenciado pela ideia da fotografia como arte, desejando ser respeitado como artista de vanguarda, em vez de fotógrafo de moda.
Blumenfeld incluía aspectos criativos da arte em seus projetos comerciais e com frequência sua inspiração vinha da história da arte. Para compor uma capa da Vogue americana partiu da obra “Moça com brinco de pérola”, de Vermeer e de "Um Bar no Folies-Bergère", de Manet, para fotografar um editorial da Harper’s Bazaar em 1941.
SOBRE ERWIN BLUMENFELD
Erwin Blumenfeld nasceu em 1897, em Berlim, em uma família judia de classe média. Após a morte de seu pai, estagiou na indústria de vestuário e serviu no exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1918, chegou à Holanda; casou-se com Lena Citroen, abrindo uma loja de artigos de couro em Amsterdã, em 1923, enquanto tentava iniciar a carreira de pintor. Durante seus 17 anos na Holanda, envolveu-se com o movimento Dadaísta, autoproclamando-se cabeça do movimento holandês Dada, sob o pseudônimo de Jan Bloomfield. No início, começou a fotografar clientes em sua loja e, posteriormente, exibiu suas obras na galeria Van Lier, em Amsterdã.  Declarou falência em 1935 e partiu para Paris. Lá, foi apresentado ao mundo da fotografia de moda e para a revista Vogue francesa por Cecil Beaton que admirava seu trabalho. Durante a Segunda Guerra Mundial, Blumenfeld passou um ano em campos de concentração franceses; conseguiu mudar-se para os EUA com sua família em 1941, saindo da França por Marselha. Em Nova York, em alguns anos, tornou-se um dos mais famosos fotógrafos de moda dos EUA. Continuou a trabalhar em moda e publicidade até o início dos anos 1960, quando começou a dedicar seu tempo a escrever sua autobiografia, “Eye to I”. Faleceu em Roma, em 1969.

SOBRE O MUSEU DE ARTE BRASILEIRA (MAB-FAAP)
O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) possui um acervo próprio com cerca de três mil obras de arte brasileira, como fotos, esculturas, gravuras, pinturas, entre outras, datadas a partir do final do século XIX. Dentre os principais artistas estão Anita Malfatti, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Pancetti, Portinari, Alfredo Volpi, Cícero Dias, Tomie Ohtake, Arcângelo Ianelli, Flávio de Carvalho, Lygia Clark e Burle Marx, entre outros. Um painel de vitrais de 230 metros quadrados também integra o acervo de obras do MAB-FAAP.
Criado em 1960, o MAB tem abrigado exposições marcantes, tanto de arte brasileira como de arte internacional, provenientes dos principais museus do mundo. Destacam-se “A Arte do Egito no Tempo dos Faraós” (Museu do Louvre, França), “China. A Arte Imperial, A Arte do Cotidiano, A Arte Contemporânea” (Museu Guimet e coleções particulares da França), “Deuses Gregos” (Coleção Museu Pergamon de Berlim, Alemanha) e “Herança dos Czares” (Museu do Kremlin de Moscou, Rússia). No âmbito da moda, o Museu realizou mostras internacionais de grande repercussão, como a “Papiers à La Mode”, com vestidos confeccionados em papel pela artista belga Isabelle de Borchgrave; “Christian Lacroix - Trajes de Cena”, com figurinos do Centre National du Costume de Scène (CNCS); e “Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco”, em parceria com o Grimaldi Forum – Mônaco. 
 O MAB-FAAP já foi contemplado com importantes prêmios do setor. O mais recente foi concedido em 2010 pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) às exposições ‘Memórias Reveladas’ e ‘Tékhne’.
SOBRE A DAFITI
A Dafiti é uma empresa especializada no comércio online com uma inovadora seleção de produtos de diversos designers e marcas que são referência no mercado. No Brasil desde janeiro de 2011, hoje opera em cinco países na América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. A proposta da empresa é proporcionar a melhor experiência de compra online e se tornar a primeira opção de moda. Para saber mais, visite www.dafiti.com.br.

Blumenfeld Studio: New York 1941 – 1960
Vernissage: 28 de outubro de 2014– imprensa e convidados.
Período de visitação: 29 de outubro de 2014 a 18 de janeiro de 2015.
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h
Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Entrada: gratuita
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Prédio 1 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198 

Agendamento de visitas educativas: (11)3662-7200        

Informações à imprensa
MEGA CULTURAL / PRIORIZA COMUNICAÇÃO
Annete Morhy - annete@priorizacomunicacao.com / 98777 3377
Lys Ventura –lys@priorizacomunicacao.com / 96356 0398

FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO
Sala de Imprensa: www.faap.br/imprensa
Tel: (11) 3662-7270/ 7271 / 9-5329 1654
Fabiana Dourado (fabiana.dourado@wnp.com.br)

Iracema Carvalho (iracema.carvalho@wnp.com.br)

Um comentário: