Uma exposição de encher os olhos, não só com a beleza das imagens, mas também de lágrimas de emoção ao nos depararmos com obras icônicas do nosso subconsciente, que conhecemos desde sempre, sem nunca tê-las visto próximas, a pouco centímetros, quando então temos a oportunidade de observar pequenos detalhes como a delicadeza da pincelada e dos matizes que transformam um pedaço de linho numa armação de madeira em um tesouro.
Às vezes fico pensando por que as artes plásticas não acompanharam o incrível desenvolvimento e sofisticação alcançados por outras vertentes do conhecimento humano, tendo, a partir da segunda metade do século XX, se apequenado e amesquinhado, não apresentado, com raras e honradas exceções, nada digno de nota. Será que os artistas acham não serem capazes de criar nada tão bom quanto aos antigos mestres? O que vejo hoje é muita pretensão, bazófia e preguiça em "obras" rasteiras e mal feitas, de uma feiura de dar dó. Penso que muita gente deva voltar à escola.
Com uma curadoria magnífica que nos traz uma seleção inesquecível das obras, se faz um passeio imperdível a ser feito várias vezes já que a expografia também é um espetáculo à parte.
Sérénade grotesque - Ravel - ANGELA HEWITT
Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do evento.
O MINISTÉRIO DA
CULTURA E O GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE APRESENTAM NO BRASIL OBRAS-PRIMAS
DO ACERVO DO MUSÉE D’ORSAY E DO MUSÉE DE
L’ORANGERIE, EM MOSTRA
INÉDITA NO CCBB
A EXPOSIÇÃO O TRIUNFO DA COR. O PÓS-IMPRESSIONISMO
TRAZ AO PAÍS OBRAS DE VAN GOGH, GAUGUIN, TOULOUSE-LAUTREC, SEURAT, ENTRE
OUTROS ARTISTAS DO PÓS-IMPRESSIONISMO, DANDO CONTINUIDADE AO SUCESSO DE IMPRESSIONISMO: PARIS E A MODERNIDADE
A Fundación MAPFRE e o Musée d’Orsay, em parceria com o Centro
Cultural Banco do Brasil, trazem ao país os mestres do pós-impressionismo. O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas
do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie apresenta 75 obras de 32 artistas
que, a partir do fim do século XIX, buscaram novos caminhos para a pintura. A
exposição será inaugurada no CCBB São Paulo, onde fica em cartaz de 4 de maio a
7 de julho, e segue para o CCBB Rio de Janeiro, onde permanecerá aberta ao
público entre 20 de julho e 17 de outubro.
A mostra conta com o patrocínio do GRUPO
SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, do Banco do Brasil e da BB DTVM – empresas
que vem se destacando com um amplo trabalho de fomento à cultura – e tem a
chancela do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei
Rouanet). A curadoria da exposição é assinada pelo presidente do Musée
d’Orsay, Guy Cogeval, pelo diretor cultural da Fundácion MAPFRE, Pablo Jiménez
Burillo, e pela curadora do Musée d’Orsay, Isabelle Cahn.
A exposição apresenta obras-primas de
uma geração de artistas que sucede aos impressionistas, e que recebe do crítico
inglês Roger Fry a designação de pós-impressionista. São obras de nomes como
Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse, grandes mestres
da pintura moderna, que promoveram uma verdadeira revolução estética por meio
do uso da cor.
Esta é a segunda mostra que o Musée d’Orsay
e a Fundación MAPFRE realizam no Brasil. A primeira foi a exposição Impressionismo: Paris e a modernidade –
Obras-primas do Musée d’Orsay, consagrada como a terceira mostra mais
visitada no mundo no ano de 2012, representando um marco na formação de público
e uma oportunidade única de contato com obras emblemáticas do patrimônio
mundial.
O Triunfo da Cor se organiza em
4 módulos, que apresentam os 75 trabalhos provenientes dos museus d’Orsay e de l’Orangerie,
ambos sediados em Paris.
A COR CIENTÍFICA (MÓDULO 1)
O módulo apresenta uma seleção de obras de artistas motivados
pelos estudos desenvolvidos pelo cientista Michel Eugene Chevreul sobre a
técnica neoimpressionista de aplicar na tela pontos justapostos de cores
primárias. O olho do espectador passa a recompor à distância a aplicação do
pontilhado das cores complementares e contrastantes. Seurat, expoente do
pontilhismo, influencia também Van Gogh, que desembarca em Paris em 1886 e que,
sob o efeito imediato do contato com a pintura moderna parisiense, passa a
utilizar uma paleta de cores vivas.
NO NÚCLEO MISTERIOSO DO PENSAMENTO.
GAUGUIN E A ESCOLA DE PONT-AVEN (MÓDULO 2)
O módulo inclui uma série de obras
que refletem a pesquisa realizada por Paul Gauguin e Émile Bernard a partir de
uma pintura sintética, marcada pela presença do desenho nos contornos e nas
silhuetas, valendo-se de cores simbólicas. A pintura passa a refletir um mundo
interior, poético e espiritual. Gauguin confere à cor o papel revelador de uma
dimensão simbólica da pintura e é ele o mentor de um grupo de artistas
apresentados neste módulo.
OS NABIS, PROFETAS DE UMA NOVA ARTE (MÓDULO 3)
O módulo tem como tema a ideologia
estética do grupo de artistas que se definiu como profetas de uma arte nova e
defendeu a origem espiritual da arte, fazendo uso da cor como um elemento transmissor
dos estados de espírito. Entre os nabis, artistas como Maurice Denis, Vuillard,
Maillol e Vallotton revelam uma paixão por temas da vida cotidiana e por uma
dimensão misteriosa e sobrenatural que a cor confere a sua pintura.
A COR EM LIBERDADE (MÓDULO 4)
Este módulo apresenta, por um lado,
obras de artistas do final do século XIX, como Cézanne, que busca inspiração na
Provence, e Paul Gauguin, que parte para o Taiti e se inspira na natureza
tropical, além de obras de jovens artistas do início do século XX, que compartilhavam
o gosto por uma composição ornamental em que a cor assume o protagonismo.
_____________________________________________________________
O triunfo da cor é mais um capítulo de uma trajetória bem-sucedida do CCBB de
formação contínua de público no Brasil por meio da apresentação de exposições históricas
sobre a arte moderna, dentre elas, a mostra Impressionismo:
Paris e a modernidade. Com O triunfo
da cor, que reúne obras criadas a partir da influência do movimento
impressionista, o público terá a oportunidade de conhecer e vivenciar ícones de
um momento relevante da história da arte.
A coordenação e a organização de O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas
do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie estão sob a responsabilidade da
Expomus, empresa brasileira que atua há mais de 30 anos no mercado cultural.
Pós-impressionismo com horário
marcado
Assim como em todas as exposições realizadas a partir do segundo
semestre de 2015, os interessados em conhecer O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e
do Musée de l’Orangerie, em São Paulo, poderão realizar gratuitamente o
agendamento virtual das visitas, por meio do site Ingresso Rápido ou de aplicativo
oferecido pelo CCBB (disponível para Android e iOS). Com o serviço, é possível
planejar com facilidade o dia e o horário do passeio, evitando filas e aprimorando
a experiência da visita.
SERVIÇO
CCBB
SP
O
Triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée
de l’Orangerie
4 de
maio a 7 de julho de 2016
Centro
Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua
Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo, SP
Quarta-feira
a segunda-feira, das 9h às 21h
Agendamento
online: opção de visitação com horário agendado pelo aplicativo “CCBB” (Apple
Store e Google Play) e site bb.com.br/cultura, ou na bilheteria do CCBB,
mediante disponibilidade.
Atendimento
a grupos agendados: (11) 3113.3649
Informações:
(11) 3113-3651 / 3113 - 3652
Outras informações
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência //
Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal
Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos: Rua Santo Amaro, 272. Valor: R$ 15,00
pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do
CCBB.
Translado gratuito em São Paulo
Uma van faz o translado gratuito
entre o estacionamento e o CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô
República. Embarque e desembarque: na Rua Santo Amaro, 272 e na Rua da
Quitanda, próximo à entrada do CCBB.
CCBB
RJ
O
Triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée
de l’Orangerie
20 de julho a 17 de outubro de 2016
Centro
Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua
Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ
Terça-feira a domingo, de 9h às 21h
Informações: (21) 3808-2020
www.twitter.com/ccbb_rj
Outras informações
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência //
Ar-condicionado // Cafeteria e Restaurante.
Gestão de relacionamento com a
imprensa
Approach Comunicação – www.approach.com.br
São Paulo
Tel.: (11) 3846-5787 – Ramais 34 e 48
Bianca Iaconelli – (11) 99944-0197-
bianca.iaconelli@approach.com.br
Ana Claudia Camara – (11) 96318-2165 – anaclaudia.camara@approach.com.br
Deborah Castro – (11) 9 6650-20 56 – deborahcastro@approach.com.br
Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3461-4616 – Ramais 179, 170 e 121
Adriane Constante – (21) 9 8942-8291 – adriane.constante@approach.com.br
João Veiga – (21) 9 9219-2604 – joao.veiga@approach.com.br
Claudia Montenegro – (21) 9 9442-5712 – claudia.montenegro@approach.com.br
Assessoria de Imprensa CCBB SP
Wagner Vasconcelos
Tel.: (11) 3534-6761
Assessoria de Imprensa CCBB RJ
Bianca Mello
Tel.: (21) 3808-2326
Essa está realmente imperdível!
ResponderExcluirA nossa formação teórica sobre esses artistas passa seguramente por muitas dessas obras.
Muito bom compartilhar.
Abraços!
Olá José,
ExcluirObrigado pela visita. Saiba que muitas vezes lembro de seus trabalhos e de seu blog quando visito algumas exposições que apresentam uma "arte" contemporânea, ainda bem que ainda existe quem pratique e divulgue as Belas Artes. Minha decepção é tão grande que tenho escolhido a dedo as mostras a visitar.
Abraços.
lindo Macário! já que a gente não tem esse dom vamos tentar retratar o cotidiano com a fotografia. Com ela vc leva jeito. Gosto das suas fotos. Vc podia se aprofundar nela e fazer mais fotos do cotidiano, foto jornalismo e pessoas. Acho que vc vai se sair muito bem. Faça feito minha amiga. Mistura a arte com a fotografia
ResponderExcluirbeijao