Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

sábado, 21 de maio de 2016

Picasso: mão erudita, olho selvagem

São Paulo recebe mais uma grande exposição de obras de Pablo Picasso, recorrente em nossos museus. O artista pela sua importância nos proporciona sempre novidades.

Meu primeiro contato com a obra de Picasso foi uma reprodução feita por minha mãe de uma das suas obras icônicas do cubismo, imagino que eu teria uns oito anos, o quadro era muito bem feito e guardava os matizes do original. Que pena ela tenha se perdido sob minha guarda em alguma mudança, a teria hoje em destaque.

Mas voltando ao assunto, essa será para nós a definitiva pois prova aos céticos que Picasso foi um artista completo que sabia desenhar e pintar como um mestre, dito em sua mais celebre frase:
  • "Quando eu tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças"

Multifacetado, exercendo seu mister em várias formas de expressão, como a pintura, escultura, cerâmica e figurinista como na criação dos trajes do balé de Igor Stravinsky, com os croquis mostrados nesta exposição.

Podemos perceber a simbiose entre todos os grandes artista do século XX, onde influenciam e são influenciados por seus pares como vasos comunicantes ou como por osmose.

Hoje o Instituto Tomie Ohtake emparelha com o Centro Cultural do Banco do Brasil como os maiores difusores de cultura do país. Obrigado aos seus curadores e mantenedores.Sempre um lindo passeio.






Pulcinella Suite - VII. Vivo - Stravinsky Conducts Stravinsk


Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do Instituto Tomie Ohtake.




Picasso
Portrait d'homme, 1903
© RMN-Grand Palais (Musée national Picasso-Paris), 
© Succession Picasso, 2015

Pablo Picasso (1881-1973)
Autoportrait
Self-portrait
Paris, automne 1906
Huile sur toile, 65 x 54 cm
Musée national Picasso-Paris
Dation Pablo Picasso, 1979. MP8
© RMN-Grand Palais (Musée national Picasso-Paris) / Ojéda René-Gabriel
© Succession Picasso, 2015

© Succession Pablo Picasso / AUTVIS, Brasil, 2016. 

 Pablo Picasso (1881-1973)
Homme à la guitare
Man with a Guitar
Paris, automne 1911
Huile sur toile, 154 x 77,5 cm

Musée national Picasso-Paris
Dation Pablo Picasso, 1979. MP34
© RMN-Grand Palais (Musée national Picasso-Paris) / Ojéda René-Gabriel
© Succession Picasso, 2015

© Succession Pablo Picasso / AUTVIS, Brasil, 2016. 

 Pablo Picasso (1881-1973)
Guitare
Guitar
Paris, 1924
Tôle découpée et pliée, boîte en fer blanc et fil de fer peints, 111 x 63,5 x 26,6 cm
Musée national Picasso-Paris
Dation Pablo Picasso, 1979. MP260
© RMN-Grand Palais (Musée national Picasso-Paris) / Hatala Béatrice
© Succession Picasso, 2015
© Succession Pablo Picasso / AUTVIS, Brasil, 2016. 



Pablo Picasso (1881-1973)
Deux femmes courant sur la plage (La course)
Two Women running on the Beach (The Race)
Dinard, été 1922
Gouache sur contreplaqué, 32,5 x 41,1 cm
Musée national Picasso-Paris
Dation Pablo Picasso, 1979. MP78
© RMN-Grand Palais (Musée national Picasso-Paris) / Berizzi Jean-Gilles
© Succession Picasso, 2015

© Succession Pablo Picasso / AUTVIS, Brasil, 2016. 



 Pablo Picasso (1881-1973)
Buste d’homme (étude pour « Les Demoiselles d’Avignon »)
Paris, printemps 1907
Huile sur toile, 56 x 46,5 cm
Musée national Picasso-Paris
Dation Pablo Picasso, 1979. MP14
© RMN-Grand Palais (Musée national Picasso-Paris) / Ojéda René-Gabriel
© Succession Picasso, 2015
© Succession Pablo Picasso / AUTVIS, Brasil, 2016. 


 Pablo Picasso (1881-1973)
Joueurs de ballon sur la plage
Ball Players on the Beach
Dinard, 15 août 1928
Huile sur toile, 24 x 34,9 cm
Musée national Picasso-Paris
Dation Pablo Picasso, 1979. MP109
© RMN-Grand Palais (Musée national Picasso-Paris) / Ojéda René-Gabriel © Succession Picasso, 2015
© Succession Pablo Picasso / AUTVIS, Brasil, 2016. 


Pablo Picasso (1881-1973)
Le Baiser
The Kiss
Mougins, 26 octobre 1969
Huile sur toile, 97 x 130 cm
Musée national Picasso-Paris
Dation Pablo Picasso, 1979. MP220
© RMN-Grand Palais (Musée national Picasso-Paris) / Berizzi Jean-Gilles © Succession Picasso, 2015
© Succession Pablo Picasso / AUTVIS, Brasil, 2016. 


INSTITUTO TOMIE OHTAKE
APRESENTA
Picasso: mão erudita, olho selvagem
Abertura: 21 de maio (convidados), das 11h às 18h
Visitação: de 22 de maio a 14 de agosto de 2016
Com um vasto volume de trabalhos do artista espanhol, pertencente ao Musée National Picasso-Paris, a potente exposição organizada pelo Instituto Tomie Ohtake traz peças que guardam uma relação muito particular de Picasso com a sua obra, já que foram selecionadas e mantidas por ele ao longo de sua vida. Estas obras que viveram ao seu lado integram agora a coleção do museu francês cujo acervo picassiano é um dos mais importantes do mundo, proveniente principalmente de duas doações sucessivas efetuadas pelos herdeiros do pintor em 1979 e 1990. Apenas dois dos trabalhos apresentados na mostra vieram originalmente do acervo de Dora Maar, adquiridos posteriormente pelo museu.  
Picasso: mão erudita, olho selvagem, com curadoria de Emilia Philippot, curadora também do Musée National Picasso-Paris, é composta por 153 peças, sendo a grande maioria inédita no Brasil, que traçam um percurso cronológico e temático em torno de conjuntos que seguem as principais fases do artista, desde os anos de formação até os últimos de produção. São 116 trabalhos do mestre espanhol – 34 pinturas, 42 desenhos, 20 esculturas e 20 gravuras –, além de uma série de 22 fotogramas de André Villers realizados em parceria com Picasso. Completam a mostra, 12 fotografias de autoria de Dora Maar, três de Pierre Manciet e filmes sobre os trabalhos e seus processos de realização. Escolhemos aproveitar o caráter específico da coleção para esboçar um retrato do artista que questiona sua relação com a criação, entre fabricação e concepção, implantação e pensamento, mão e olho “, destaca Philippot.
Conforme afirma a curadora, a exposição fundamenta-se na relação especial mantida pelo artista com suas próprias obras. “Esta ligação íntima e pessoal, que irriga toda a produção de Picasso, transparece de forma diferente de acordo com os vários períodos: retratos íntimos da mãe do artista ou de seu primeiro filho, Paul, celebração apaixonada da sensualidade feminina de Maria-Thèrèse Walter, denúncias intransigentes dos males causados pelos conflitos contemporâneos, da Guerra Civil Espanhola ou da Ocupação da França pelas tropas alemãs”, destaca Philippot. Segundo a curadora, ainda, seja qual for o assunto abordado, por todos os lados se percebe, além das formas, as experiências vividas por Picasso. “ Os laços afetivos do amante, as dúvidas do homem, as alegrias do pai de família, os compromissos do cidadão: tudo se introduzia em sua arte”, completa.
A exposição brasileira sugere um percurso cronológico-temático em dez seções: O primeiro Picasso. Formação e influências (por volta de 1900); Picasso exorcista. As senhoritas de Avignon  (processo da geometrização das formas); Picasso cubista. O violão (relação com a música); Picasso clássico. A máscara da antiguidade (a maternidade, o teatro e a dança); Picasso surrealista. As banhistas; Picasso engajado. Guernica (estudos da obra, fotos e foco na apresentação da tela em 1953 no Brasil/ 2ª Bienal de São Paulo); Picasso na resistência. Interiores e vanitas (processo de trabalho durante a guerra, vida doméstica e vaidades); Picasso múltiplo. A alegria da experimentação  (da cerâmica ao fotograma); Picasso trabalhando. O Mistério Picasso  (a magia de seu processo criativo na pintura); e O último Picasso: o triunfo do desejo  (erotismo em todos seus estados).

A curadora francesa ressalta ainda que, neste percurso, dois projetos fotográficos de primeira ordem testemunham respectivamente, a realização de Guernica (reportagem realizada por Dora Maar), e a experiência dos fotogramas realizados em parceria com André Villers.

Marcam também a mostra, filmes que permitem ao espectador penetrar no coração da criação do trabalho do artista. Desta maneira, o Guernica de Alain Resnais e Robert Hessens (1949) revisita a obra do pintor através do olhar dos desastres da guerra. Dirigido por Henri-Georges Clouzot, em 1956, Le Mystère Picasso revela a extraordinária vitalidade de seu processo criativo.

No Brasil só houve uma outra grande exposição de Picasso, em 2004, na Oca, em São Paulo, e outros de seus trabalhos foram vistos esparsamente em exposições coletivas. Portanto, o conjunto numeroso de obras, quase 90% das quais nunca antes apresentadas no País, em Picasso: mão erudita, olho selvagem é uma rara oportunidade de o público brasileiro ter um panorama abrangente de sua obra.

Emilia Philippot é diplomada pela École du Louvre e especializada em conservação do patrimônio pelo Institut National Du Patrimoine (Paris), Emilia Philippot foi gerente de projeto na Réunion des Musées Nationaux, Paris (2007 e 2009), onde organizou a exposição Le grand monde d’Andy Warhol, nas Galeries Nationales Du Grand Palais (2009). Foi responsável pelas coleções de artes decorativas, artesanato e design industrial no Centre National des Arts Plastiques (Paris) entre 2010 e 2012, coordenando a exposição Liberty, Equality and Fraternity, no Wolfsonian Museum (Miami), em 2011.
Responsável pela segmento de artes gráficas e pinturas do Musée National Picasso-Paris desde 2012, Philippot preparou a reabertura do museu e organizou importantes mostras como ¡Picasso! L’exposition anniversaire no Musée National Picasso-Paris (2015); Picasso chez Delacroix no Musée National Eugéne Delacroix (Paris 2015); Miquel Barceló, Sol y Sombra no Musée National Picasso-Paris (2016) e está concebendo a exposição Histoires d’Olga – Filtres de l’Histoire auprès de Picasso no Musée National Picasso-Paris prevista para março de 2017.
Pablo Picasso Biografia/ Musée National Picasso-Paris:



Exposição: Picasso: mão erudita, olho selvagem
Abertura convidados, 21 de maio, das 11h às 18h
Visitação: 22 de maio a 14 de agosto de 2016
De terça a domingo, das 11h às 20h
R$12,00 e R$6,00 (até 10 anos grátis); às terças grátis;
Compra de ingressos: www.institutotomieohtake.org.br ou na bilheteria do Instituto de terça a domingo, das 10h às 19h.

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) - Pinheiros SP
Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela
De terça a domingo, das 11h às 20h

Informações à Imprensa
Pool de Comunicação – Marcy Junqueira
Atendimento: Martim Pelisson e Luana Ferrari
Fone: 11 3032 1599

3 comentários:

  1. O Museu Picasso, em Barcelona, abriga obras de várias fases suas. E é justamente com relação à diversidade, que ficamos intrigados com aquela coleção. Há trabalhos de um realismo fenomenal, como o retrato de sua mãe, executado quando ainda era bem jovem, e obras cubistas que nos pescam com um olhar indagador. É essa ousadia de nunca se cansar de experimentar, o que mais me admira no artista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José, obrigado pela visitas.
      Suas intervenções sempre enriquecem a matéria. Abraços.

      Excluir
    2. eu postei alguns trabalhos dele

      Aqui - https://www.flickr.com/photos/146114071@N05/albums/72157674622685600

      Aproveite!!!

      Excluir