O Centro Cultural da FIESP, através de sua Galeria de Arte nos traz essa magnífica mostra de arte concreta da coleção Ella Fontanals-Cisneros que possui obras das mais representativas dessa corrente de criação.
Com obras artistas de toda a América Latina que estão certamente em qualquer enciclopédia de Belas Artes, nos apresenta um belo apanhado de tudo, pintura, esculturas, montagens e fotografias, o que de bom consta em seu acervo.
É muito bom ver ou rever obras de artistas icônicos como Jesus Rafael Soto, Ligya Clark, Hélio Oiticica e Julio Le Parc entre outros.
Um magnífico passeio em um centro cultural que vai se tornando referência em belíssimas exposições.
Gnossienne No. 2 Avec étonnement - Olga Scheps
Abaixo das imagens, o "press-rease", fornecidos pela assessoria de imprensa da FIESP.
São
Paulo, março de 2017– O Brasil receberá em abril uma das mostras mais
abrangentes e representativas da arte abstrata da América Latina. A exposição
Construções Sensíveis: a experiência geométrica latino-americana na
coleção Ella Fontanals-Cisneros, que abre dia seis na
Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp, gerenciada pelo
SESI-SP, em São Paulo, traz 124 obras de
63 artistas, de sete países da América Latina. Montada pelos
curadores Rodolfo de Athayde e Ania Rodríguez, da Arte A Produções, a partir da
coleção Ella Fontanals-Cisneros, a mostra, que fica em cartaz até
18 de junho, engloba desde pintura, desenho ou
obras sobre papel, até esculturas, objetos, fotografias e vídeos. A
entrada é gratuita.
"A
exposição traz ao Brasil um recorte da abstração no nosso continente. Junto ao
importante legado do concretismo e neoconcretismo brasileiros, são apresentadas
as poéticas abstratas que prosperaram em outros países a partir dos anos de
1930”, explica Ania. Vários dos nomes representados na mostra têm reconhecimento
internacional e muitos influenciaram e foram influenciados por latinoamericanos
que encontraram em Paris ou Nova Iorque, pontos comuns de contato, intercâmbio e
informação na época.
Essa
rara oportunidade de conhecer num único evento, tantos e tão instigantes autores
e obras só foi possível porque Ella Fontanals-Cisneros construiu, a partir de
1970, uma coleção de arte abstrata geométrica e concreta, que já reúne mais de
2,6 mil obras, produzidas entre 1920 e 1982.
Com
a instalação, em 2002, da Fundação de Arte Cisneros-Fontanals (CIFO, The
Cisneros Fontanals Art Foundation) criaram-se condições para apoiar artistas
latino-americanos tanto em suas produções, quanto na realização de exposições e
promoção de arte e cultura.
A
colecionadora, nascida em Cuba e criada na Venezuela, faz questão que o público
tenha acesso ao que ela conseguiu reunir. “No meu caso, a motivação fundamental
é aprender; a abstração me interessa e por isso continuo adquirindo obras, mas
simultaneamente me agradam outras coisas e quero aprender mais sobre o
conceitual”, comenta Ella Fontanals-Cisneros, que estará presente à abertura da
exposição, na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp, localizado em plena
Avenida Paulista, em abril. E ali o público poderá apreciar o diálogo
entre os artistas e grupos formados em países como Brasil, Argentina, Uruguai,
Cuba, Venezuela, Colômbia e México, potencializado pela exposição.
Desde
a sua fundação, a CIFO já doou mais de um milhão de dólares para mais de 120
artistas da América Latina, para ajudar na criação e exibição de novos
trabalhos. E organizou exibições da coleção de Ella Fontanals-Cisneros em várias
instituições, de diversos países. Esse ambiente de estímulo aos criadores e
apreço pela arte, desenvolvido pela presidente da Fundação de Arte
Cisneros-Fontanals encontrou, nos curadores a parceria adequada para desenvolver
o projeto da exposição brasileira. Mostras realizadas com sucesso — Los
Carpinteros, Kandinsky, Carlos
Garaicoa e
Virada
Russa, para
citar algumas — e o grande conhecimento que Ania e Rodolfo têm do panorama
artístico da América Latina foram fundamentais para estabelecer a afinidade, que
resultou na concretização dessa exposição. Agora, a parceria com o SESI-SP
possibilita que o público de todas as idades possa aproveitar essa oportunidade
única, sem ter que pagar nada.
Ania
destaca que Construções
Sensíveis
“é uma
exposição pensada especialmente para o Brasil, e presta uma sutil homenagem à
mostra Arte Agora III, América Latina: Geometria sensível, que em 1978
ocupou o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e fora destruída por conta de
um trágico incêndio. Muitos dos artistas apresentados naquela histórica ocasião
estão presentes aqui, como representação das tendências pioneiras na região,
agora junto a artistas contemporâneos que apontam para os rumos da abstração
hoje”.
Os
abstratos brasileiros estão bem representados, com os Bichos e
Tteia de Lygia
Clark, o Metaesquema de Hélio
Oiticica e as fotografias de Thomaz Farkas e Geraldo de Barros, dentre outras
obras relevantes.
A
história do abstrato na América Latina, com seus paradoxos e contradições, é
suscetível a estereótipos e mal-entendidos, mas, ao mesmo tempo, carente de uma
pesquisa mais extensa, que registre suas conquistas e alcance a partir de suas
concepções particulares. A exposição Construções
Sensíveis é um passo
importante na abertura desses horizontes, ao colocar ao alcance dos brasileiros
esse elenco impressionante de artistas, com entrada gratuita.
OS
PAÍSES REPRESENTADOSAbaixo
alguns dos autores com obras na exposição, para dar uma ideia da abrangência e
da relevância do panorama que foi montado:
A
curadora Ania Rodríguez considera que mesmo nos
casos em que não existem vínculos históricos comprovados entre
artistas de diferentes latitudes, "os nexos podem ser estabelecidos a partir de
uma sensibilidade comum evidente, que filia as tendências derivadas do
construtivismo como paradigma estético”.
Para
aquela parcela do público que ainda não está habituado às obras abstratas e
sinta alguma dificuldade em “entender" propostas não figurativas, talvez seja
útil uma frase de Ella Fontanals-Cisneros: “Penso que a arte abstrata é algo
sofisticado, cujo gosto e apreciação se vai adquirindo com o tempo”. A exposição
Construções
Sensíveis é uma
excelente oportunidade para aprimorar essa sensibilidade.
VISITAS
EDUCATIVAS
Um marco sempre presente nas atividades do SESI-SP, responsável pela gestão da programação do Centro Cultural Fiesp, é o trabalho educativo, que potencializa ainda mais a experiência do público ao entrar em contato com as artes e a cultura, em alguns casos, pela primeira vez.
Pensando
na democratização do acesso às manifestações artísticas e culturais em suas
várias formas de expressão, o SESI-SP disponibiliza o serviço de
visitas mediadas voltadas
tanto para grupos escolares, quanto sociais, sem nenhum custo. Os interessados
apenas precisam entrar em contado pelo telefone (55 11) 3146-7439, de segunda a
sexta-feira, das 10h às 18h30, ou pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi.
Serviço:
Exposição Construções Sensíveis:A experiência geométrica latino-americana na coleção Ella Fontanals-CisnerosPeríodo: de 6 de abril a 18 de junho de 2017Horários: diariamente, das 10h às 20h (entrada permitida até 19h40)Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp | Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô) - São Paulo, SPCuradoria: Rodolfo de Athayde e Ania Rodríguez |Arte A Produções Realização: SESI-SPVisitas educativas: agendamentos escolares e de grupos pelo telefone (55 11 3146-7439).GRÁTIS. Mais informações pelo site www.centroculturalfiesp.com.br
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gostei muito dos trabalhos exibidos ,muito obrigado
ResponderExcluireste(ou esta) Cisneros seria,poracaso, uma venezuelana cujo jardim teria sido projetado pelo Burle Marx
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