Para completar minhas impressões, sempre tenho acrescentado as informações veiculadas no site da "Veja São Paulo", tentei obter outras visões de mais fontes, quando percebi que todos reproduziam o mesmo texto, com certeza o "Press Release" dos curadores.
Certo, como informação inicial é sempre válido, mas penso que uma crítica adicional é muito bem vinda.
Divido esta exposição em duas, a Série Vermelha, que apresenta as obras mais interessantes, que tem algo a mostrar, apesar de discordar do texto da divulgação abaixo, que as compara com características da obra de Francis Bacon; achei que elas possuem maior semelhança com algumas obras de Lucian Freud.
As pinturas tiradas de imagens de televisão, para mim, não passam de pura falta de imaginação, com o pintor procurando assunto para completar um conjunto, sem nenhum valor artístico.
Yang Shaobin - Exposição até 18 de Outubro de 2009
Depois de fazer barulho na Bienal de Veneza de 1999, o pintor chinês se tornou um dos nomes mais valorizados de seu país no mercado ocidental. Agora, Yang Shaobin ganha a primeira individual na América Latina com cinquenta obras provenientes de coleções da Europa e da Ásia. É preciso ter estômago forte para encarar as enormes e impactantes telas expostas no 1º andar do Masp. O conjunto de trabalhos mais conhecido do artista, a Série Vermelha, exibe figuras grotescas e deformadas em tom sangrento, como se derretessem aos olhos do espectador – efeito semelhante ao das telas do irlandês Francis Bacon (1909-1992), um de seus modelos. Há ainda pinturas tiradas de imagens de televisão. Entre elas está um tríptico que relembra o tombo sofrido pelo ditador cubano Fidel Castro em 2004, uma sarcástica investida de Yang Shaobin contra os regimes
Depois de fazer barulho na Bienal de Veneza de 1999, o pintor chinês se tornou um dos nomes mais valorizados de seu país no mercado ocidental. Agora, Yang Shaobin ganha a primeira individual na América Latina com cinquenta obras provenientes de coleções da Europa e da Ásia. É preciso ter estômago forte para encarar as enormes e impactantes telas expostas no 1º andar do Masp. O conjunto de trabalhos mais conhecido do artista, a Série Vermelha, exibe figuras grotescas e deformadas em tom sangrento, como se derretessem aos olhos do espectador – efeito semelhante ao das telas do irlandês Francis Bacon (1909-1992), um de seus modelos. Há ainda pinturas tiradas de imagens de televisão. Entre elas está um tríptico que relembra o tombo sofrido pelo ditador cubano Fidel Castro em 2004, uma sarcástica investida de Yang Shaobin contra os regimes
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