Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Yang Shaobin no Masp

Estive semana passado no Masp em uma de minhas visitas rotineiras, fui sem saber o que estava em exposição e acabei conhecendo as obras de Yang Shaobin.
Para completar minhas impressões, sempre tenho acrescentado as informações veiculadas no site da "Veja São Paulo", tentei obter outras visões de mais fontes, quando percebi que todos reproduziam o mesmo texto, com certeza o "Press Release" dos curadores.
Certo, como informação inicial é sempre válido, mas penso que uma crítica adicional é muito bem vinda.
Divido esta exposição em duas, a Série Vermelha, que apresenta as obras mais interessantes, que tem algo a mostrar, apesar de discordar do texto da divulgação abaixo, que as compara com características da obra de Francis Bacon; achei que elas possuem maior semelhança com algumas obras de Lucian Freud.
As pinturas tiradas de imagens de televisão, para mim, não passam de pura falta de imaginação, com o pintor procurando assunto para completar um conjunto, sem nenhum valor artístico.















Yang Shaobin - Exposição até 18 de Outubro de 2009
Depois de fazer barulho na Bienal de Veneza de 1999, o pintor chinês se tornou um dos nomes mais valorizados de seu país no mercado ocidental. Agora, Yang Shaobin ganha a primeira individual na América Latina com cinquenta obras provenientes de coleções da Europa e da Ásia. É preciso ter estômago forte para encarar as enormes e impactantes telas expostas no 1º andar do Masp. O conjunto de trabalhos mais conhecido do artista, a Série Vermelha, exibe figuras grotescas e deformadas em tom sangrento, como se derretessem aos olhos do espectador – efeito semelhante ao das telas do irlandês Francis Bacon (1909-1992), um de seus modelos. Há ainda pinturas tiradas de imagens de televisão. Entre elas está um tríptico que relembra o tombo sofrido pelo ditador cubano Fidel Castro em 2004, uma sarcástica investida de Yang Shaobin contra os regimes

Nenhum comentário:

Postar um comentário