Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

sábado, 10 de outubro de 2009

Henry Cartier-Bresson

São Paulo tem sido presenteada com várias exposições fotográficas nos últimos tempos, a maioria espetaculares como a de Hernri Cartier-Bresson no Sesc Pinheiros.
Rapidamente me lembro das mostras da Agência Magnum na Caixa Cultural do Conjunto Nacional, do Japão de Pierre Verge na Caixa Cultural da Praça da Sé. Aliás a Caixa Cultural tem se superado quando o assunto é exposição de fotografias, alternando entre novos artistas e os sempre consagrados.
Esta exposição do Sesc nos brinda com imagens de Cartier-Bresson de várias fases, desde os anos 20 até quase o fim de sua vida, e o mais interessante, em uma exposição paralela, são mostradas obras de artistas que teriam sofrido sua influência.
De Cartier-Bresson não tenho nada a acrescentar, a não ser dizer que o fotógrafo é quase como um vidente, que antecipa um momento, sabendo exatamente a hora de disparar o obturador (vide a foto abaixo - Atrás da Gare de Saint-Lazare - onde a água da poça não tinha sofrido ainda nenhuma perturbação, e em uma fração de segundo depois, o cenário estaria completamente revolto).
Quanto aos outros fotógrafos, que segundo os curadores apresentam referências a Cartier-Bresson, penso que o grande ponto em comum é a constante observação do que ocorre ao seu redor, estando sempre prontos a registrar um instante; e porque não falarmos em influências de Sebastião Salgado ou Orlando Brito, que são grandes fotógrafos brasileiros com fama mundial?
Abaixo das imagens, segue o Press Release sobre a exposição.
Em tempo, as imagens abaixo não ilustram toda grandeza da exposição.


Puebla - México - 1963

Dieppe - França - 1926

Atenas - 1953

Atrás da Gare Saint-Lazare - 1932

Aquila deglli Abruzzi - Itália - 1952

Alberto Giacometti - 1961

Av. Paulista - 1984
Carlos Moreira

Crianças na Prais de Puri - 1998
Marcelo Buanainain

Árvore em Cachoeira - 2002
Cristiano Mascaro










Henri Cartier-Bresson e Bressonianas
O que é: maior exposição já realizada no Brasil sobre o fotógrafo francês, Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo reúne 133 imagens clicadas em 23 países ao longo de mais de cinco décadas – entre 1926 e 1979. O evento será acompanhado do lançamento de um livro (pela Cosac Naify, em parceria com o Sesc) e de um amplo calendário de debates, palestras, saídas fotográficas e cursos (confira a programação completa em www.vejasaopaulo.com.br). Há ainda a mostra paralela Bressonianas, com sete brasileiros exaltando a influência do mestre. Cristiano Mascaro, Carlos Moreira e Marcelo Buainain são alguns deles.

Por que ver: antes de morrer, Henri Cartier-Bresson (1908-2004) organizou seus melhores trabalhos em módulos temáticos. No térreo do Sesc Pinheiros ficam as fotos do chamado street photography, gênero do qual foi precursor. "Ele inaugura a linguagem dos flagrantes urbanos, favorecido pelo uso da Leica, uma câmera que dá para levar no bolso", conta o curador Eder Chiodetto. "Isso libertou os fotógrafos da impossibilidade de captar flagrantes, por causa das câmeras enormes utilizadas até então." O 2º andar traz outros dois módulos: Conflitos, sobre suas coberturas jornalísticas, e Retratos.

Destaque: além de relembrar a poesia captada no cotidiano por Bresson em instantâneos, o espectador tem a chance de conhecer sua produção retratista. Entre as celebridades fotografadas estão o escritor William Faulkner, o filósofo Jean-Paul Sartre e o escultor Alberto Giacometti.

Sesc Pinheiros.
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, 3095-9400. Terça a sexta, 10h30 às 21h30; sábado, domingo e feriados, 10h30 às 19h30. Grátis. Até 20 de dezembro. A partir de 17 de setembro.

2 comentários:

  1. É inconfundível o "momento decisivo" de Cartier-Bresson. A gente nunca se cansa de ver certas fotos clássicas dele.
    E não deixa de ser admirável também que fotos tão antigas tenham se conservado tão bem por todos esses anos. Um investimento alto, sem dúvida.
    E parabéns, Macário, pelo espírito observador de tantas manifestações artísticas.
    [Virgílio]

    ResponderExcluir
  2. É realmente um presente poder contemplar tanta beleza. Obrigada pela dica.
    :)
    Patrícia

    ResponderExcluir