Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cidadão de 1º Mundo

Para acompanhar este texto, "O Homem da Sucursal" - Milton Nascimento.




Ou cidadão respeitado.

Quando se faz cinqüenta anos (é isto mesmo com trema, pois também não como linguiça), temos algumas obrigações perante ao poder público, que não é comprar a cova; a mais urgente foi a renovação da "carta de motorista".
Pois é, como havia renovado minha CNH antes da obrigação do exame teórico, sabia que teria que prestá-lo, fui a uma auto-escola próxima à minha casa para me informar como proceder.
Caraca! foi como se Dante houvesse aberto a Porta do Inferno, tanta burocracia, que quase fraquejei.
Como passei a usar a internet como ferramenta para facilitar certas rotinas do cotidiano, pesquisei o processo desta renovação, e qual não foi minha surpresa ao saber que todo este ele está descrito nos site do Detran e Denatran, inclusive, oferecendo simulados de provas e as apostilas dos cursos que são a base dos exames.
Resumindo, com estas informações, tomei-me de coragem e marquei este exame (via Internet), sem taxas ou ônus; custaria +-R$60,00 na Auto Escola, sem corrupção, com corrupção seria mais caro; sem mais comentários.
Qual não foi minha surpresa de, apesar de chegar 1:30 hs antes do horário, ser avaliado em um ambiente, limpo, bem iluminado e sem aglomerações, com informações precisas sobre o resultado de tal prova.
Como o resultado só seria fornecido ou no Detran ou qualquer unidade do Poupatempo, fui onde me era conveniente.
Sabendo que tinha sido aprovado -que dúvida- perguntei como deveria proceder para concluir o processo.
Fui informado que deveria apresentar a CNH, comprovante de residência com cópias e foto; como não tinha nenhuma conta comigo, já estava virando as costas para buscar em casa, quando a funcionária me informou que dentro das instalações do Poupatempo também há um serviço, gratuito, de aquisição de 2ªs vias de contas de consumo, autenticadas pelos atendentes deste balcão.
Resumindo, em menos de uma hora, sem pagar por facilidades, somente as taxas previstas em lei, renovei minha"Carta".
Penso que a profissão de Despachante tem seus dias contados, pois não existe sentido em pagar pelo que esta às nossas mãos.
O melhor foi ter pego o Metrô na praça da Sé e fazer a baldeação no Paraíso, o trem, ou a composição, em que embarquei era destes novos, com ar condicionado e muito silencioso.
Tá certo! Há muito que fazer, mas se não dessemos o primeiro passo, teríamos ainda o serviço da CMTC.
Se nos sentimos bem atendidos, com eficiência e rapidez, voltamos a ter esperança e orgulho de vivermos em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário