Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vertigem - OSGEMEOS

Escolhi a música "Lucy in the sky with diamonds" dos Beatles para acompanhar este comentário, apesar de ter sido composta antes do nascimento dos artistas, por pensar que esta se encaixa com a exposição.










Sensacional, é a definição possível para uma mostra que nos tráz forma e conteúdo, com obras muito significativas dispostas de uma maneira que instiga o visitante, misturando os diversos suportes, telas, painéis, esculturas e objetos transformados em arte.
Não seria original dizer que percebi o surrealismo em suas obras, mas também senti uma grande melancolia nas figuras, que apesar da profusão de cores estão presentes nas feições dos personagens, onde eles quase nunca sorriem, e quando o fazem, é com uma certa tristeza, como no caso das "pin-ups", de olhos bem abertos com um sorriso distante.
Fui a exposição no sábado logo após a chuva, portanto encontrei a sala da mostra com poucas pessoas, podendo assim apreciar as obras com vagar e atenção que elas merecem.
Maria Lydia foi comigo e me fez dar duas voltas pela sala, mostrando um belo interesse, talvez pelas cores e pelas estátuas.
Quando saímos do museu, já havia se formado uma fila respeitável , mostrando assim que um evento bonito e bem realizado atrai muitos visitantes, que aproveitam o que de bom a cidade tem a oferecer.
Abaixo das imagens, uma breve biografia tirada do site da FAAP.




















Nascidos em 1974, em São Paulo, os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio começaram sua trajetória na street art em meados dos anos 1980, retratando as culturas regionais do Brasil nos muros de São Paulo. O trabalho da dupla está ligado a sua vivência na cidade, o grande melting pot cultural brasileiro. Centrada na construção de um imaginário próprio e peculiar, sua obra mescla elementos do folclore nacional com outros ligados ao desenvolvimento da arte nascida nas ruas. As telas seguem a tradição do retrato, com personagens centrais em padrões multicoloridos e envoltos numa aura surreal. As instalações oníricas incorporam carros, barcos e bonecos cinéticos gigantes à pintura de parede em grande escala.

Em 1993, OSGEMEOS começaram a participar de mostras coletivas. Seis anos depois, suas criações entraram para o cenário internacional da arte urbana contemporânea, e também do circuito comercial, no Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Cuba, Japão, China, Austrália e nos Estados Unidos, onde são representados pela Deitch Projects, a mesma galeria de Keith Haring e Jean-Michel Basquiat.

Em 2007, OSGEMEOS foram convidados a pintar o castelo histórico de Kelburn, em Ayrshire, um dos mais importantes da Escócia. Em 2008, a dupla pintou a famosa fachada, às margens do Tamisa, do prédio da Tate Modern de Londres, templo da arte contemporânea internacional. Em junho deste ano, eles coloriram, em Nova York, o grande muro pintado por Keith Haring em 1982, que imortalizou o cruzamento da Bowery com a Houston. O trabalho, uma homenagem ao 50º aniversário do artista, rendeu à dupla excelente crítica de Roberta Smith no NY Times: “Um mural fantástico e épico; um sonho de felicidade traçado à melancolia. Realismo mágico”.

3 comentários:

  1. Maca,

    Tenho acompanhado seu blog e notei que os “posts” são acompanhados por músicas. Excelente!!! Nada mais apropriado que ler sobre uma exposição de arte acompanhada por” Lucy in the sky with diamonds”. Gostei muito também daquele blues na voz do Mick Jagger. Por favor , mande detalhes desta gravação: álbum, ano etc...

    Abs,

    John Boy

    ResponderExcluir
  2. caro macario-ou simplesmente "macaro";eu ja conhecia esta dupla porem , não esta exposição;
    gostei muito e penso que a alegria que os trabalhos nos passam seja aquela alegria muito íntima ,muito mais existencial do que esta alegria tropical que vivenciamos diàriamente .
    obrigado abraços e beijos

    ResponderExcluir
  3. muito bom maca, eu ja conhecia esta dupla porem não conhecia estes trabalhos ;
    tudo muito bom ,inclusive a música
    abraços e beijos do tio rodolfo

    ResponderExcluir