A oportunidade surgiu quando meu sobrinho se hospedou em casa, e gosta muito disto.
Fui já sabendo que a concepção museológica é a mesma do Museu da Língua Portuguesa, onde temas não tão fáceis são apresentados de uma maneira dinâmica que nos prende a atenção, e nos elucida várias dúvidas sobre o uso de nosso idioma, nos mostrando a riqueza e beleza do português bem falado e escrito.
Tema de Tostão - Milton Nascimento
Os curadores se preocuparam em mostrar desenvolvimento do futebol num contexto histórico, fazendo paralelos com a história brasileira do século XX, usando muito pouco de memorabilias e mais de imagens e documentários com personagens fundamentais de nossa formação.
Os visitantes tem a oportunidade de conhecer ou rever Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Pixinguinha, Carmem Miranda, Oscar Niemeyer, etc, numa viagem pela cultura do nosso país.
Que delícia rever os filmes do Canal 100 de Carlos Niemeyer, que sempre eram mostrados nos cinemas entre os "trailers" e o programa principal, tornando uma ida ao cinema um acontecimento. Quem foi criança nos 60, adolescente nos 70 deve lembrar com carinho isto tudo.
Nesta visita percebi porque perdi o interesse pelo futebol, pois quem teve a oportunidade de ver as copas de 70, 82 e 86 e ter vistos jogadores como Pelé, Gerson, Tostão, Rivellino, Jairzinho, Zico, Júnior, Sócrates, Falcão entre tantos outros, não se contenta com esse joguinho medíocre que se pratica hoje em dia.
A música escolhida é mais uma do Milton, com inspiração do futebol, para fugir do óbvio dos sambas, Jorge Ben ou Skank, que usam sempre este tema.
As imagens foram colhidas na internet.
Muito interessante a cara do museu, mas, também não me chama atenção.
ResponderExcluirbjs
Boa Macario, qto ao seu sobrinho que gosta de futebol ao invés ou além do museu leve-o ao estadio.
ResponderExcluir