Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Museu do Futebol

Apesar de morar a menos de 1km do museu, nunca o tinha visitado, até porque o tema futebol não faz parte do meu rol de interesses.

A oportunidade surgiu quando meu sobrinho se hospedou em casa, e gosta muito disto.

Fui já sabendo que a concepção museológica é a mesma do Museu da Língua Portuguesa, onde temas não tão fáceis são apresentados de uma maneira dinâmica que nos prende a atenção, e nos elucida várias dúvidas sobre o uso de nosso idioma, nos mostrando a riqueza e beleza do português bem falado e escrito.


Tema de Tostão - Milton Nascimento

Os curadores se preocuparam em mostrar desenvolvimento do futebol num contexto histórico, fazendo paralelos com a história brasileira do século XX, usando muito pouco de memorabilias e mais de imagens e documentários com personagens fundamentais de nossa formação.

Os visitantes tem a oportunidade de conhecer ou rever Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Pixinguinha, Carmem Miranda, Oscar Niemeyer, etc, numa viagem pela cultura do nosso país.

Que delícia rever os filmes do Canal 100 de Carlos Niemeyer, que sempre eram mostrados nos cinemas entre os "trailers" e o programa principal, tornando uma ida ao cinema um acontecimento. Quem foi criança nos 60, adolescente nos 70 deve lembrar com carinho isto tudo.

Nesta visita percebi porque perdi o interesse pelo futebol, pois quem teve a oportunidade de ver as copas de 70, 82 e 86 e ter vistos jogadores como Pelé, Gerson, Tostão, Rivellino, Jairzinho, Zico, Júnior, Sócrates, Falcão entre tantos outros, não se contenta com esse joguinho medíocre que se pratica hoje em dia.

A música escolhida é mais uma do Milton, com inspiração do futebol, para fugir do óbvio dos sambas, Jorge Ben ou Skank, que usam sempre este tema.

As imagens foram colhidas na internet.










2 comentários:

  1. Muito interessante a cara do museu, mas, também não me chama atenção.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa Macario, qto ao seu sobrinho que gosta de futebol ao invés ou além do museu leve-o ao estadio.

    ResponderExcluir