Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Segredos - Siron Franco

Mais uma bela exposição na Galeria Paulista da Caixa Cultural.

São de obras feitas para a mostra, a partir de uma idéia de 2001, com obras abstratas, quase todas datadas de 2009/2010 completamente diferentes do estilo do autor, conforme visto no vídeo de apresentação.

Telas enormes, numa profusão de cores que não chamaram a atenção, à primeira vista, em mais do que dois segundos. Os comentários que mais se ouviam eram: -"Não sei se gosto deste tipo de arte".

Há nas telas pequenos elementos, perdidos ou quase escondidos, que só percebemos após muita concentração, ou pela observação do catálogo, onde são apontados.

São realmente os segredos da exposição, que com sua descoberta nos incitam a voltar às pinturas, e aí sim apreciá-las com mais vagar.

Um aspecto deste evento com o qual me indispus foi o texto de apresentação da curadora, que gastou 12 parágrafos para não dizer nada. Isto faz com que as pessoas que estão começando a se interessar por arte se afastem, pois se não entendem o que lhes é apresentado, podem se sentir intimidados e até pensar que isto esta acima de sua compreensão.

Pena que esta não seja característica só desta exposição, há pessoas que pensam que um texto "intelectual" aumentará a satisfação do observador pela mostra, quando é o contrário.


Virtual Insanaty - Jamiroquai

Abaixo das imagens, fornecidas pela assessoria de imprensa da Caixa Cultura, o "press-release" dos curadores.










CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA SIRON FRANCO - SEGREDOS - PINTURAS ESCULTURAS





Mostra exibe obras inéditas do artista, realizadas nos últimos meses, em São Paulo.





Após temporada em exposição no Rio de Janeiro, Siron Franco volta às galerias da Caixa Cultural São Paulo com a mostra Siron Franco - Segredos - Pinturas Esculturas. O título dá o tom da criação e se apresenta tanto na ideia que dá origem à produção quanto em tudo aquilo que, na existência do artista, evoca algo misterioso. A entrada é gratuita e acontece de 11 de setembro a 17 de outubro, na galeria Vitrine Paulista da Caixa Cultural.



Siron mira principalmente nos segredos que encobrem o Sagrado: o mistério da vida, da criação, da oração e da intuição, tudo isso captado no cotidiano, às vezes absurdo, que o olhar desatento pode designar como algo banal. A série é composta por 19 pinturas e 05 esculturas e em São Paulo a curadoria vai apresentar parte desse acervo.



Desde o início, um mistério que pode conter tudo, desde fatos não revelados a simples ironias cáusticas diárias. Fruto dos últimos meses de trabalho ininterrupto no ateliê em Aparecida de Goiânia, Siron Franco apresenta essa série que pretende provocar reflexões em seus interlocutores.





A história



A série “Segredos” teve início com uma obra de 2001. Na tela recoberta de carvão são colados 17 Cd´s. O que eles contêm, é um mistério, mas a composição recria a chave magnética do quarto de hotel em que o artista ficou hospedado na Venezuela. O ouro revela imagens enigmáticas e essa obra, “O Primeiro Segredo”, foi chave de abertura para a exposição abrindo o novo caminho ainda não descoberto.



O processo criativo do artista vem dos inúmeros acasos diários. Desde sua última exposição, Siron dizia: “Estou sentindo que vem algo novo em minha obra...”. Mas ficava obscuro, inclusive para ele, o que viria a seguir. Já em 2007, na mostra no CCBB do Rio de Janeiro, apresentou a tela “Segredos” (160 x 200 cm), óleo sobre tela produzida em 2005/2006. Mas quais as rotas a serem seguidas, então somente sugeridas por aqueles caminhos horizontais?



Nesse percurso, um universo enigmático se abriu para o artista. As consequências do desenvolvimento do trabalho ficaram expressas nas palavras de Charles Cosac, em uma carta ao amigo:



“Esse seu figurativismo expressivo intrinca-se também com o tempo. A gente sabe que tem algo ou alguém a nos olhar, mas cada vez fica menos evidente. Esses olhares velados pelo excesso de terebintina diluída na tinta a óleo, sobretudo contrastados com as obras empastadas, são de uma sofisticação ímpar. São muito delicados. Faz-me pensar no momento em que a densidade do óleo cede à imagem que nem você ainda a conhece, mesmo estando prestes a concebê-la. Faz-me também pensar nas pinturas, sobretudo nas texturas dos anos 1970, quando ainda pintava sobre aglomerado e com o óleo ralo. As atuais, porém, evocam a sensação de transparência e leveza. O volume dos anos 1970 não mais te preocupa.”



Sobre a exposição



Na primeira obra criada para a exposição, “Segredo número 3”, estão esses novos volumes. As linhas horizontais de antes, agora verticais, compõem uma obra onde os segredos são desvendados. Basta prestar atenção nos detalhes. A série completa, que merece o nome “Segredos”, apresenta quinze pinturas, entre obras horizontais e verticais, medindo 150 x 200 cm, e mais dois quadros de 1,80 x 1,90 cm. O segredo pode ser percebido tanto na composição como na pesquisa de materiais que impregnam as telas onde, além de ouro, chumbo e tecelagem africana são colocados carimbos da anatomia humana de borracha e carimbos de silicone.



Os segredos sugeridos nas telas ganham volume nas esculturas. Um fato autobiográfico é o impulso inicial da obra “Segredo número 21”, uma fogueira produzida em mármore sintético. A escultura, de 250 cm, impressiona pelos detalhes: imagens do repertório popular católico incrustadas em suas vigas horizontais. A investigação de Cláudia Ahimsa, curadora da exposição, expõe o background do artista:



“Ele percebe minha investigação silenciosa sobre o 'mármore' cruzado e conta: "Minha mãe andava sobre brasas, depois a sola dos pés estava fria!...". Então, a branca fogueira é o retrato que ainda não fizera de sua mãe.”



Em relação às esculturas, o destaque fica por conta da obra “Segredo número 20”, feita em mármore sintético incrustado com resina de poliéster e imagens católicas (250 x 70 x 70 cm) e “Segredo número 22”, caracterizada por colunas de aço de 2,5 por 3,0m cada.





SERVIÇO:

Exposição Siron Franco - Segredos - Pinturas Esculturas

Abertura para convidados e imprensa: 10/09, às 19h

Visita guiada com o artista: dia 11/09, às 11h

Datas: de 11 de setembro a 17 de outubro de 2010

Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados, das 10h às 21h.

Local: CAIXA CULTURAL São Paulo - Galeria Vitrine da Paulista - Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2083 - Cerqueira César, São Paulo (SP) - Metrô Consolação

Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

2 comentários:

  1. Oi, Macário!
    Lindos os trabalhos de Siron. Lembro bem dele na década de 1990. Ativista ligado aos problemas sociais do Brasil.
    Adoraria poder visitar essa mostra, olhar de perto as telas cheias de elementos humanos, tão ricos quanto as suas instalações e monumentos aos oprimidos, pois o artista continua o mesmo, apenas suavisa o olhar que se aprofundou por demais em recantos e "segredos" outrora escandalisados em megaexposições públicas e agora sugeridos num abstrato silencioso e distante da plateia politizada.

    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir