Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

facebook e o mal entendido

Sempre fico maravilhado com o poder de rastilho da internet, mas agora com o advento do Facebook isto se tornou uma progressão geométrica, muito poderosa, tanto para o bem quanto para o mal.

Cansei de ver "correntes" dizendo para termos cuidados com pedófilos, atentarmos para pessoas perdidas, pirâmides, conspirações, até do fb, e campanhas pontuais que não seriam nada mais do que lendas urbanas.

Pois bem, nesta semana da criança, criou-se e imagino que não foi geração espontânea, um movimento para que cada um dos associados trocassem suas fotos de perfil por um dos seus heróis de infância, sejam dos cartuns ou dos quadrinhos.

Claro que não fiz isso, mas citei que se fosse escolher algum "herói", seriam os personagens do Henfil, do Jaguar ou do Millor, e até publiquei duas charges no meu mural do fb, que com certa vergonha confesso que tenho.

E não é que houve uma reação dizendo que a semana da criança deveria ter um caráter mais pueril, declarando que aquilo seria uma forma de protesto?

Só se fosse o protesto, ou declaração de ter vivido numa época em que haviam heróis verdadeiros, que com seu humor conseguiam transmitir a necessária indignação que formou a consciência que ajudou a mudar o Brasil.

Tenho uma história com meu pai, sempre em minhas lembranças, de que quando estávamos em algum lugar de São Paulo, ele foi abordado por dois representantes da TFP que queriam lhe oferecer um exemplar de algum manifesto; pois bem, qual foi sua reação?

Perguntou ao jovem:- " Tem o Pasquim?" - E a resposta indignada do cruzado foi:- " Não somos porcos, lidamos com coisas sérias!". Essa sim foi a grande demonstração de reação ao fanatismo, nos mostrando que havia muito mais do que a devoção religiosa, política ou educacional; havia um mundo pleno de beleza, boas intenções, com uma estética diferente daquelas que os cânones queriam nos impor.

Era grande a ansiedade da espera, às sextas feiras, quando Seu Sérgio vinha com o nosso exemplar do Pasquim, que só era vendido nas bancas; as charges dos mestres, além de divertidas, abriram toda a realidade do país de então.


Para completar o comentário, ou desabafo, uma música que seria manjada se fosse com Elis, sigam com Beth Carvalho.



O bêbado e o equilibrista - Beth Carvalho






5 comentários:

  1. Não participo de certas páginas e comunidades da rede, mas entendo sua indignação.
    Para esses momentos, gosto da frase de uma poeta amiga minha: "É preciso aprender a malícia do viver em sociedade!"
    Aprenderemos!

    ResponderExcluir
  2. Vc acaba de me dar uma ideia. Estava pensando sobre qual personagem colocar naquela grande besteira (eu acho) que é essa "campanha contra pedófilos" - como se isso fosse adiantar. Nossa Senhora da Bicicletinha!
    Minha personagem sem sombra de duvidas é a MAFALDA do Quino. Acontece que achei uma figura que está muito pesada e o FB não aceitou. Agora vendo a fantástica GRAUNA nem vacilei, meu coração estremeceu de alegria.
    Vou levá-la, me perdoe.

    O mundo está cheio de pegadinhas e não sabemos quando vamos caiu numa delas.

    Grande lembrança a sua, amigo.

    ResponderExcluir
  3. Mas criança inteligente também protesta. Você foi uma criança privilegiada que teve pais e professores revolucionários. Meu filho teve isso também e desde cedo é grande questionador. Infelizmente não foi o meu caso. Vim elaborar um pouco de crítica já com meus 16 anos quando, cursando o segundo grau, o professor de sociologia, um padre italiano, falava baixinho com os meninos e eu ficava por perto catando as migalhas de pensamento "subversivo". Era o ano de 1976...

    ResponderExcluir
  4. José, Rachel e Ana, obrigado pela participação sempre preciosa.
    Quanto ao assunto acima, o que me estarreceu foi a constatação, agora na minha própria pele, das patrulhas, que ainda teimam em existir, não podendo um cidadão ter opinião, gosto ou pensamento divergente de alguns.
    A mais recente, que me lembro, foi a patrulha sofrida por Regina Duarte quando disse que tinha medo do Lula, a "intelligentsia" a linchou moralmente por expressar sua opinião.
    Coisa triste.

    ResponderExcluir
  5. Meus pais também dizem que eles ficavam na expectativa de comprar o Pasquim, às vezes até os que lá escreviam vendiam-no na praia. Eu tenho um volume do relançamento, uma compilação para se guardar para sempre.

    ResponderExcluir