Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O país do futebol





O País do futebol - Milton Nascimento





Neste domingo o país, mais uma vez, parou por causa de um assunto recorrente.

Mas por temas diferentes, em primeiro lugar, com todo o destaque e merecido, a morte do Dr. Sócrates.

Um ídolo, até para quem não dá a menor importância ao futebol, um cidadão que usando de sua fama e respectiva influência junto aos menos favorecidos, ajudou a formar a consciência cívica do povo brasileiro, que começou a perceber que sua opinião tinha valor e que seus anseios tinham que ser satisfeitos.

A última vez que tinha ido a um jogo de futebol, acho que em 1982, foi para ver o Dr. jogar, Corinthians (é assim que escreve?) e Noroeste, só teve um gol e de quem foi? Tem uma história desse jogo, ao retorno do seu time no segundo tempo, Sócrates não retornou, recomeçaram a partida com 10 jogadores, 5 minutos depois ele volta e pede permissão ao juiz para entrar em campo, o estádio teria vindo abaixo pelas risadas se estivesse lotado, imaginem os comentários...

Mas então chegou a hora dos jogos finais do Campeonato Nacional, que tragédia, mais uma vez pão e circo. Até ofuscou a notícia de da demissão daquele ministro que só sairia do governo abatido a tiros..... Hum! Tiro de canhão ou peido de pardal?

Essa música é talvez é o único samba feito por Milton Nascimento, já a tinha usado no post "Craques do Cartum na Copa".







Um comentário:

  1. Caro irmão,
    Indiretamente descobri seu post sobre o Brasil ser o pais do futebol. Não consegui, nesse contexto, entender qual o problema de sermos o pais do futebol.
    O futebol, assim como baseball, tênis, rugby, mesmo cricket atraem multidões em todos os cantos do mundo.
    A India esta chegando a 2 bilhoes de habitantes e o cricket e acompanhado, se não em estádios mas também em televisões ao redor do pais por todas as etnias tal como uma religiao.
    A India tem problemas? Claro, talvez muito mais que nosso pobre Brasil. O que não podemos e achar que uma paixão como o futebol pode distrair ou mesmo mascarar todos os outros.
    O problema principal de nosso indigente Brasil, não creio que tenha sido causado ou mesmo potencializado pelo futebol. O Brasil carece de um único requisito.
    Educacao.
    Quando todos os habitantes tiverem consciência de seus deveres e obrigações como cidadoes, certamente seria possível compartilhar a alegria de vermos nosso glorioso SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA (sim e assim que se escreve, com letras MAIUSCULAS) ser mais uma vez campeão brasileiro de futebol, lugar alias que lhe pertence, mas essa e uma conversa para outro dia.
    Como você bem sabe, não e interesse de nenhum governante ter cidadoes conscientes. Conhecimento e adquirido por uma educação cívica e traz questionamentos e so com eles começaremos a cobrar os representantes do povo, eleitos com o seu, meu, do Tiririca voto.
    Acabou de acontecer uma coisa incrível no meu posto de gasolina, na bucólica cidade de Sevierville, no leste do Tennessee, ao pe da Montanha da Fumaca (para sermos bem corretos politicamente – Smoky Mountain).
    Uma cliente parou para colocar $ 5.00 de gasolina e pegar um café na loja e pagar com cartão de debito. Como deu um pitizinho em minha caixa registradora não consegui receber o pagamento no cartão de debito. Coloquei os $ 5.00 de gasolina na bomba, dei o café de presente e disse que quando ela voltasse poderia me pagar os $ 5.00.
    Pois bem, após 10 minutos, a cliente, aparentando ter no máximo 20 anos, para seu carro em frente do mercado e me paga os $ 5.00.
    Qual a lição que posso tirar disso?
    Com certeza não e o fato de 300 milhoes de americanos assistirem a final da liga de futebol americano (Superbowl), que e uma paixão tao grande como o nosso futebol, mas que essa menina foi educada para respeitar e exige ser respeitada como cidadã e que o futebol americano não e uma distração suficiente para alienar as pessoas.
    Não estou afirmando que o mesmo não aconteceria no Brasil, nem excluindo a possibilidade dessa garota nunca mais voltar e eu perder os $ 5.00. Mas a probabilidade todos nos sabemos.
    Um grande abraco de seu irmao que o ama.

    ResponderExcluir