-A Copa do Mundo está chegando.
-E?
-Nada!
Faz muitos anos que este assunto já não me empolga ou interessa, mas quando surge a oportunidade de ver trabalhos de alguns gênios do cartum e das artes gráficas brasileiras, torna-se uma ocasião que não se pode perder.
Ver e rever Ziraldo, Paulo Caruso, Chico Caruso, Maurício da Souza e principalmente Henfil entre outros é emocionante, pois, além de desenhistas, são intelectuais que conseguem transmitir a emoção e o inconsciente coletivo em seus traços.
Esta música foi gravada por Milton Nascimento em seu disco de 1970, e continua tão atual como se tivesse sido composta e gravada hoje. É dos poucos sambas deste outro gênio brasileiro.
Aqui é o país do futebol - Milton Nascimento
Esta é uma exposição montada com muito capricho na cenografia e sonoplastia, que completam sem atrapalhar a exuberância e a beleza das obras mostradas.
Mesmo quem não gosta ou não se interessa por futebol ficará encantado com os desenhos, e com certeza levará para casa o catálogo à venda na livraria do CCBB.
Abrindo as ilustrações, obra de Henfil que representa perfeitamente a relação do brasileiro com o futebol. As imagens foram fornecidas pela Assessoria de Imprensa do CCBB-SP, menos a autografada por Paulo Caruso, e estão em alta definição, na sequência o "press-release" dos curadores.
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL APRESENTA AS EXPOSIÇÕES
“CRAQUES DO CARTUM NA COPA”, EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO
As exposições ocorrem simultaneamente nos Centros Culturais Banco do Brasil São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de 2 de junho e 8 de junho de 2010, respectivamente, com entrada gratuita, durante a Copa do Mundo da África do Sul.
Entram em campo os craques do time dos cartunistas para mostrar todo o encanto que o humor gráfico empresta ao tema Copa do Mundo. O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta as exposições CRAQUES DO CARTUM NA COPA – que serão abertas ao público a partir de 2 de junho de 2010 (até 18 de julho) em São Paulo e a partir de 8 de junho (até 11 de julho) no Rio de Janeiro. Trata-se de duas exposições, com entrada franca, de artes gráficas - cartum, charge e caricatura - sobre o futebol e sua influência na cultura brasileira. Para tanto, foram selecionados onze artistas renomados da área, que cederão obras originais para exposição.
As duas exposições buscam resgatar, divulgar e promover a influência do futebol na cultura brasileira e envolverão verdadeiros mestres do traço nacional e que fizeram história junto ao futebol retratando esportistas, situações da seleção e a explosão popular nas copas do mundo. Cada um apresentará, em cada exposição, cinco trabalhos originais, já consagrados e/ou inéditos, cujo foco central será o futebol e a Copa do Mundo. Entre eles, nada menos que Cárcamo, Chico Caruso, Dálcio Machado, Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Mauricio de Sousa, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo. São onze feras que fizeram e fazem a história da Copa ficar mais alegre e criativa. Os originais trarão caricaturas de jogadores antigos, charges de momentos históricos e até originais inéditos, como o personagem Dieguito que Mauricio de Sousa desenvolveu para Maradona e nunca foi publicado.
O técnico da equipe (curador) é o cartunista e jornalista JAL – José Alberto Lovetro - presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil com mais de 30 anos de carreira. “São onze super cartunistas que formam um timaço”, observa JAL.
A cenografia é de Jefferson Candotti. Os desenhos da torcida são do cartunista Carvall. A cenografia vai simular um campo de futebol com gramado e torcida. Os convocados pelo Dunga para a seleção principal também estarão em caricaturas (feitas por JAL) de corpo inteiro e tamanho natural para que os visitantes possam fotografar ao lado deles.
“Esta exposição visa reconhecer e valorizar o talento e a criatividade de nossos artistas gráficos que, assim como o nosso futebol, são respeitados em todo o mundo.” Observa Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo.
Para o diretor do CCBB Rio de Janeiro, Marcos Mantoan, “durante os próximos meses, o País fica voltado para a Copa do Mundo de Futebol. O CCBB, como espaço de reflexão e debate, neste momento de grande envolvimento com o esporte, oferece ao público a oportunidade de apreciar também o futebol fora do que acontece entre as quatro linhas, apresentando criações artísticas e discutindo a cultura do jogo e suas implicações. Além da divertida exposição Craques do Cartum e da montagem de telão para a exibição dos jogos para os visitantes, também realizamos a série de debates Brasil, Futebol e Livros e a mostra cinematográfica Futebol de Primeira!. É o CCBB de amarelo, azul e verde, torcendo pela nossa Seleção.”
A mostra tem patrocínio do Banco do Brasil e realização do Centro Cultural Banco do Brasil.
SOBRE A EXPOSIÇÃO: CRAQUES DO CARTUM ENTRAM NO CLIMA DA COPA
Os desenhos serão afixados em painéis expostos a frente de um ploter, com efeito gráfico de torcida nas arquibancadas de um estádio. O som ambiente terá reações de torcidas de futebol.
Cada autor terá uma pequena biografia o situando diante dos desenhos escolhidos. A entrada da exposição será entre as traves de futebol onde a cortina é a rede e o chão será acarpetado simulando o gramado. Entre os painéis ficam as caricaturas dos jogadores da atual seleção brasileira.
COMO UTILIZAR O HUMOR GRÁFICO E QUADRINHOS NA SALA DE AULA
Um workshop sobre como utilizar o humor gráfico e quadrinhos em sala de aula será realizado pelo cartunista e jornalista José Alberto Lovetro (JAL) em cada Centro Cultural do Banco do Brasil - em São Paulo, no dia 12 de junho das 10h30 às 13h30 e no Rio de Janeiro, em 8 de junho, horário a definir. O profissional apresentará na prática o uso dos cartuns e quadrinhos como ferramenta de ensino para professores, pesquisadores e agentes educacionais. Baseado em experiências práticas em escolas, o cartunista garante que quem assistir ao workshop sairá desenhando, mesmo que não saiba fazê-lo. Classificação indicativa: 16 anos.
SERVIÇO
CCBB São Paulo: 01 de junho a 18 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 20h.
CCBB Rio de Janeiro: 7 de junho a 11 de julho
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 21h.
Entrada gratuita.
Centro Cultural Banco do Brasil – SÃO PAULO
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_sp
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal
Acho o Cartum o máximo.
ResponderExcluirFicaram muito legais essas.
Tenho uma amiga Macário que é desenhista, se você quiser conhecer os trabalhos dela esse é o blog, fantástico também!
http://luluyse.blogspot.com/
bem, parece que te visitar será sempre um saudosismo da nossa cidade...
ResponderExcluirjá havia lido o texto no substantivo, meu caro, gosto demais dos seus textos, viu.
no rio, com um amigo estadunidense, ele observa: nossa, nina, em ano de eleições no seu país, as paredes estão repletas da copa do mundo e ninguém fala da política...
é. panis et circenses. e eu vou ter uns dias de folga no trabalho, nos dias de jogo do brasil.
beijos.