Essa é uma grande oportunidade de termos contato muito próximo com as obras do Aleijadinho, onde podemos perceber detalhes que nos escapariam em uma visita aos sítios onde estão expostas.
O IMS nos apresenta uma exposição de imagens feitas por Horácio Copolla em 1945 das obras do escultor que é considerado uns dos maiores de todos os tempos.
É magnífico perceber toda a sofisticação dos detalhes anatômicos e as expressões das figuras retratadas, veias, tendões, rictos, expressões de angustia, dor e êxtase, que perderíamos numa visita comum às obras. Todas elas captadas pelas lentes e pelos filmes em preto e branco do artista.
Nesta exposição ganhamos dois presentes, as fotos e os pequenos, mas importantes detalhes de um tesouro nacional.
Clube da Esquina - Milton Nascimento
Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do IMS.
Fotografias
que Horacio Coppola fez das esculturas de Aleijadinho serão exibidas no
IMS-SP
Morto
no mês passado, Coppola é um dos grandes nomes da fotografia argentina
O
Instituto Moreira Salles de São Paulo abre em 17 de julho (terça-feira), às
19h30, a exposição Luz, cedro e pedra – Esculturas do
Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola, com 81 imagens
feitas pelo fotógrafo argentino em 1945, nas cidades mineiras de Congonhas do
Campo, Sabará e Ouro Preto. A mostra tem curadoria de Luciano Migliaccio,
professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da
FAU/USP.
Horacio Coppola
(1906-2012) é figura central da fotografia latino-americana do século xx. Sua
vocação artística manifestou-se já no final da década de 1920, quando presidiu o
primeiro cineclube argentino. Em 1930, publicou duas fotografias na primeira
edição do Evaristo Carriego de
Jorge Luis Borges, e, em 1931, estampou um ensaio fotográfico na revista
Sur. Nesses mesmos anos, fez a
primeira de suas viagens de formação, rumo à Europa, de onde retornou com sua
primeira câmera Leica. Coppola complementaria seus estudos de fotografia com
duas outras viagens: em 1932-1933, à Alemanha, quando frequentou os cursos de
Walter Peterhans na Bauhaus e colaborou com as fotógrafas Ellen Auerbach e
Grete Stern; e, em 1934-1935,
a Paris e a Londres, onde se casou com Stern.
Foi nos anos de formação que surgiu
o gosto pela escultura pré-moderna e mesmo arcaica. Esse espírito de
redescoberta certamente motivou mais uma de suas viagens, desta feita a Minas
Gerais, em 1945, em busca da obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho
(1730-1814), compreendido por Coppola como artista integral, isto é, arquiteto,
escultor e “ornamentista sacro”. As referências que podem ter levado Coppola ao
artista mineiro naquela época vão de artigos dos poetas Jules Supervielle e
Ramón Gómez de la Serna, respectivamente em 1931 e 1944, ao livro do brasileiro
Newton Freitas, El Aleijadinho,
publicado também em 1944 na Argentina.
Para o curador Luciano Migliaccio,
fotografar esculturas é uma questão de pontos de vista, sobretudo quando se
trata das esculturas de Aleijadinho, que sempre foram parte de um grandioso
teatro religioso. “Coppola compreendeu muito bem o caráter decorativo intrínseco
à poética do escultor brasileiro”, explica.
Horacio Coppola
voltou para Buenos Aires com um rico acervo de imagens que, dez anos mais
tarde, expôs nos salões da associação Amigos del Libro e publicou no livro
Esculturas de Antonio Francisco Lisboa O
Aleijadinho (Buenos Aires: Ediciones de La Llanura, 1955). Em 2007,
mesmo ano em que inaugurou a exposição Horacio Coppola — Visões de Buenos Aires,
o Instituto Moreira Salles incorporou a suas coleções 150 dessas imagens.
Catálogo
da exposição
ISBN:
978-85-86707-83-4
Formato: 16,5 x
Nº de
páginas: 56
R$ a
definir
|
SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO:
Luz, cedro e pedra –
Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio
Coppola
Abertura:
17 de julho de 2012, às
19h30
Exposição: de 18 de
julho a 11 de novembro 2012
De
terça a sexta, das 13h às 19h
Sábados, domingos e
feriados, das 13h às 18h
Entrada
franca
Classificação
livre
Instituto
Moreira Salles – São Paulo
Rua
Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Tel.:
(11) 3825-2560
Instituto Moreira
Salles
11
3371-4490
Adorei!
ResponderExcluirAs fotografias são preciosidade. Parece que estamos vendo in loco!
Abraços,
Maria Lydia
Interessante o cuidado com os detalhes!
ResponderExcluirImpressionante!