Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

OBSESSÕES DA FORMA - ESCULTURAS DA COLEÇÃO MASP

Mais uma magnífica exposição, esta sim de marcar época, cujas imagens abaixo, não dão a ideia de sua grandeza.

Montada com obras pertencentes ao acervo do MASP, agrupadas por temas como nus, dança, animais, casais e abstratas, com peças de diferentes períodos ou escolas.

Não há nenhuma peça que mereça o adjetivo menor do que linda, com uma única exceção, num equívoco que não compromete em nada o brilho do evento.

Essa é uma das inúmeras oportunidades que o MASP tem de mostrar que é, disparado, o melhor museu de artes da América Latina. Como bônus estão em cartaz as exposições Modigliani : Imagens de uma vida, Papéis estrangeiros: Gravuras da Coleção MASP (imperdível) e da Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, além do seu precioso acervo.

Como sempre um grande passeio, e que alegria perceber o genuíno interesse que o museu desperta nos seus visitantes. 


Esfinge - Djavan

Abaixo das imagens, o "press-release" fornecidos pela assessoria de imprensa do MASP.


 AUGUSTE RODIN

"A Eterna Primavera" Bronze, 67,0 x 84,0 x 41,0 cm 

doação, Francisco Pignatari e Nelita Alves de Lima Pignatari, 1954



JACQUES LIPCHITZ
"Pierrô com bandolin" , 1925 Bronze (fundição a cera perdida),
doação, Carolina Penteado da Silva Telles, 1948
EDGAR DEGAS
"Mulher sentada, enxugando as costas pelo lado esquerdo" 


ERNESTO DE FIORI
"Nu Feminino que Ajeita o Cabelo" , Século XX,
gesso original 44,5 x 17,0 x 13,0 cm 
doação, Mário de Fiori, 1947

EDGAR DEGAS

"Bailarina de 14 anos" , 1880  Bronze





EDGAR DEGAS
 "Arabesque sobre a perna direita, braço esquerdo alinhado" , 1919-1932 c.,
bronze patinado, 29,5 x 43,2 x 9,5 cm
doação, Alberto José Alves, Alberto Alves Fº, Alcino Ribeiro de Lima, 1954

ERNESTO DE FIORI
"Greta Garbo" , 1937
gesso original, 42,5 x 20,0 x 19,0 cm
doação, Mário de Fiori, 1947

AUGUST ZAMOYSKI
 "O Poeta Jan Kasprowicz"
madeira, 29,0 x 19,5 x 23,0 cm
doação, Izar Paes Leme, 1951

ARTE CHINESA (Dinastia Tang)
China 618 / 907
"Par de Guerreiros Chineses" , 618 / 906
terracota policromo de tipo "lokapala",
doação, Clea Dalva e Aloysio de Andrade Faria, 2001

ALEXANDER CALDER
"Móbile" , 1944 / 1948 

ferro e arame (pintado), 129 x 80 x 35 cm 

doação, Alexander Calder, 1948


JIM DINE
 "O macaco e a gata" , 1999
bronze com pátinas, 0,0 x 0,0 cm
doação, Ministério da Fazenda - Receita Federal, 2006


OBSESSÕES DA FORMA - ESCULTURAS DA COLEÇÃO MASP
De 10 de junho, domingo, a 31 de outubro de 2012, domingo, no MASP.

Fotos em alta: www.comunique.srv.br/Obsessoes.zip

Obsessões da forma volta em cartaz com


obras-primas da escultura do acervo do Masp

O MASP volta a exibir, em 2012, obras de seu acervo de tridimensionais. De 10 de junho a 31 de outubro, as 50 obras de mestres da  escultura do século XIX aos dias de hoje e a dupla de guerreiros chineses em terracota poderão ser vistas na mostra que contempla obras de Renoir, Degas, Brecheret, Felícia Leirner, Calder, Giorgi, Rodin, Ianelli, Duke Lee, Jim Dine e outras dezenas de artistas reverenciados em todo o mundo. Com curadoria de Teixeira Coelho e Denis Molino, a segunda edição da exposição fica em cartaz na Galeria Clemente de Faria.
Apresentada pela primeira vez no museu em 2011, a mostra traz como destaque Greta Garbo de Ernesto De Fiori; a Vênus de Pierre Renoir; a Bailarina de 14 anos de Edgar Degas; Os pássaros de Wesley Duke Lee; o Par de guerreiros chineses da Dinastia Tang e o Bicho alado de Emanuel Araújo.

Obsessões da forma - Esculturas da Coleção MASP
Por Teixeira Coelho, curador do MASP.
 A forma é proporcional à obsessão, anotou Alberto Giacometti, um dos grandes da escultura moderna. Qual é a obsessão da forma escultura?
 Para Hegel, a escultura era o mais significativo formato da arte – porque melhor  podia representar a forma humana, a única a revelar o espiritual que existe sob o sensual. É preciso lembrar que para Hegel a arte faz proporciona a experiência da liberdade do espírito, a experiência estética da liberdade do espírito. E a escultura grega clássica era a forma de arte, para ele, que melhor oferecia essa experiência com sua representação realista (na verdade idealista) da forma humana.
Mas a escultura não se deteve nessa obsessão. Hegel dizia que a escultura deveria preocupar-se só com a forma, não com o sentimento, que era próprio do drama. Talvez por isso gostasse menos de Michelangelo, que é sentimento puro. E foi exatamente a obsessão com o sentimento que se infiltrou cada vez mais na escultura, como mostra Rodin. Essa era a nova obsessão no século XIX.
 Na modernidade outra obsessão entrou em cena: a obsessão com a matéria, de que é exemplo algum Degas ou, em outra chave, as peças de Stockinger e Caciporé. Para Hegel, a escultura de forma humana fornecia a beleza pura. Depois dele, escultores foram buscar a beleza ainda mais pura em formas isentas da aparência humana ou que a lembravam apenas de longe, como nas formas orgânicas de Brunelo e Mário Cravo Jr. Nessa mesma direção, ainda em outro registro, mais abstrato, foram Emanoel Araújo ou Sérvulo Esmeraldo. E mínimo, como em León Ferrari: quanto menos forma e matéria, mais liberdade do espírito.
 (...)
 As obsessões são várias e sobrepõem-se num mesmo período de tempo. Algumas se concentram na forma do animal, que Hegel não achava capaz de fornecer a experiência estética por lhe faltar, exatamente, o espírito. E depois a obsessão, como em Calder, foi o movimento. E em seguida, a luz, como em Le Parc.
Aquela pergunta inicial, “Qual é a obsessão da escultura?”, não pode mais ser feita hoje, quando se fala mais no tridimensional. E isso porque a  obra não só não mais representa a mesma coisa de antes como nem utiliza mais o mesmo gesto, aquele de esculpir, o gesto de pôr, de acrescentar matéria à matéria, ou o gesto de tirar, de extrair a forma da matéria e  que Michelangelo considerava o modo sublime da escultura. O artista hoje não  encosta ou quase nem encosta a mão na matéria da obra, como no caso de Alex Flemming. E a peça de Le Parc não é nem escultura, nem tridimensional: é um objeto, como a de César.
Esta mostra sobre a obsessão da forma na escultura assume o modo de um confronto.  Henry Moore, também escultor, repetiu aquilo que a teoria do conhecimento já dizia: “Para conhecer uma coisa, é preciso conhecer seu oposto”. Com esse objetivo esta mostra propõe grupos temáticos que reúnem conflitantes obsessões (ou, mais tradicionalmente, diferentes estilos) capazes de permitir observar melhor como cada artista resolveu seu problema. Os temas (Giacometti os considerava vitais, quer o artista soubesse disso ou não) são os que surgem na coleção MASP: guerreiros, nus, bustos, casais, a dança, os animais, os abstratos. Dispostos de modo a sugerir ao observador uma experiência concreta do espaço, estes grupos condensam parte considerável da história da obsessão humana com a forma no espaço.
Serviço Educativo
Como para as demais exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo MASP, Obsessões da Forma – Esculturas da Coleção MASP tem um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados.
Informações: 3251 5644, ramal 2112. 
Obsessões da Forma – Esculturas da coleção MASP
De 10 de junho, domingo, a 31 de outubro de 2012, domingo, no MASP.

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes. Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60 anos. Às 3ªs feiras: acesso gratuito.
Informações ao público: www.masp.art.br Twitter: http://twitter.com/maspmuseu|Tel.: (11) 3251.5644


MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA

InterComunique Assessoria de Comunicação


Com Renata Assumpção (masp@comunique.srv.br). Fone: (11) 3812.2780 / 8469.0176/ 9191.2625

2 comentários:

  1. Gostaria muito de ter uma imagem da segunda estátua chinesa de terracota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cid,

      Tente neste link, www.comunique.srv.br/Obsessoes.zip ,pode ser que contenha a imagem em alta.

      se não, tente contato com a assessoria de imprensa indicada acima.

      Obrigado pela visita, volte sempre. Abraços.

      Excluir