Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 30 de abril de 2013

A João Guimarães Rosa: fotografias de Maureen Bisilliat

Essa exposição é uma parte da grande mostra Maurenn Bisilliat que o Instituto Moreira Salles realizou na Galeria Ruth Cardoso da FIESP entre março e julho de 2010, onde foram reunidos os diversos trabalhos por ela realizados no Brasil, agrupados por temas.

É uma belíssima oportunidade de conhecer ou rever os trabalhos desta que é uma das mais importantes fotógrafas da cena nacional, ver sua biografia no link acima, que valorizou como poucos nossas coisas e nossa gente.



Coisas de Minas - Milton Nascimento


Abaixo das imagens, o "press-reelase", fornecidos pela assessoria de imprensa do IMS.

 Habitantes dos campos perto de Lassance. MG, 1963-1967

Habitantes dos campos perto de Lassance. MG, 1963-1967 

 Retrato de Manuel Nardi, inspirador do conto “Manuelzão e Miguilim”, de Guimarães Rosa, publicado em 1956, como parte do livro Corpo de baile. Andrequicé, MG, 1963-1967

 Boiada nos campos de Curvelo, MG, no início da viagem aos gerais. 1963-1967

Extraindo o polvilho da mandioca, perto de Janurária, MG.1962-1966



Instituto Moreira Salles exibe, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, fotografias de Maureen Bisilliat inspiradas na literatura de João Guimarães Rosa

           
Entre os dias 19 de abril e 25 de junho, o Instituto Moreira Salles apresenta a exposição A João Guimarães Rosa: fotografias de Maureen Bisilliat. A mostra ocorrerá no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca (Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 - Consolação).

A exposição A João Guimarães Rosa permite um olhar simultâneo sobre a produção fotográfica e a produção editorial de Maureen, revelando tanto a fotógrafa como a editora de imagens e textos. Nesta mostra sobre Guimarães é possível perceber o universo do sertão brasileiro e seus personagens, objetos também da literatura e poesia de diversos outros importantes escritores brasileiros, como Euclides da Cunha e João Cabral de Melo Neto, igualmente repertoriados por Maureen ao longo de seus 50 anos de atividade criativa.  Seus ensaios fotográficos foram sempre concebidos e apresentados em fortes sequências visuais que sintetizam a visão da autora sobre os universos do real e do imaginário, compondo aquilo que denomina de equivalências fotográficas das obras literárias que nortearam seu trabalho.

Como afirma Maureen: “Aprecio imagens aliadas à escrita, frases escolhidas definindo melodicamente a linha da orquestração. Em livros como os de Diane Arbus (1923-1971), de Nan Goldin (1953), há essa orquestração: ritmos, silêncios, acordes, vazios. A palavra, escolhida da produção literária ou pinçada do testemunho biográfico, vem da fala íntima da pessoa, destilada. Seria quase como escrever com a imagem e ver com a palavra.”

Autora de importantes livros fotográficos inspirados em obras de grandes escritores brasileiros, Maureen expôs em 1985 em sala especial na 18ª Bienal Internacional de São Paulo um ensaio fotográfico inspirado no livro O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade (1893-1945).  A partir da década de 1980, dedicou-se também ao trabalho em vídeo, com destaque para Xingu/Terra, documentário de longa-metragem rodado com Lúcio Kodato na aldeia Mehinaku, Alto Xingu. Em dezembro de 2003, sua obra fotográfica completa, composta por cerca de 16.000 imagens, foi incorporada ao acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles (IMS) no Rio de Janeiro em função de sua inquestionável relevância no âmbito da fotografia e da cultura brasileira.

Maureen Bisilliat nasceu em Englefieldgreen, Surrey, Inglaterra, em 1931. Estudou pintura com André Lhote em Paris (1955) e no Art Students League em Nova Iorque (1957) antes de se fixar definitivamente no Brasil em 1957, na cidade de São Paulo. Trabalhou como fotojornalista para a Editora Abril entre 1964 e 1972, fotografando para a  revista Realidade, entre outras publicações daquela editora.

Exposição A João Guimarães Rosa: fotografias de Maureen Bisilliat

Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
De 19 de abril a 25 de junho de 2013
Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 - Consolação
Todos os dias, das 13h às 22h


Informações para a imprensa:
Nathalia Pazini - (11) 3371-4490 nathalia.pazini@ims.com.br
Paula Simões - (11) 3371-4424 comunicacao@ims.com.br

Um comentário:

  1. sertões são iguais em todos lugares, o que nasci também é assim

    ResponderExcluir