Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Coleção Itaú de Fotografia Brasileira - Instituto Tomie Ohtake

Uma seleção eclética de trabalhos da coleção Itaú, com obras de importantes fotógrafos da cena nacional, significativos dentro de sua época ou linguagem, que permanecem atuais e ainda instigantes.

Ao contrário do que está contido no press-release, alguns trabalhos já foram mostrados em outras exposições, especificamente dos próprios artistas, como a de Mario Cravo Neto, Thomas Farkas e German  Lorca, entre tantas outras.

Percebe-se o cuidado que o curador teve em abranger o acervo da instituição, nos mostrando assim uma pequena parte de sua riqueza.






Solidão - Nora Ney (Tom Jobim)


Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do Instituto Tomie Ohtake.














Mostra no Instituto Tomie Ohtake investiga
a ressonância da fotografia modernista sobre
a contemporânea
A exposição organizada pelo Itaú Cultural e Instituto Tomie Ohtake mapeia os últimos 60 anos da produção fotográfica nacional de caráter experimental; apresentada em 2012 na Maison Européenne de la Photographie, em Paris, e no Paço Imperial do Rio de Janeiro chega renovada a São Paulo
De Paris ao Rio de Janeiro e de lá a São Paulo: no sábado dia 6 de abril o Instituto Tomie Ohtake recebe a Coleção Itaú de Fotografia Brasileira com um coquetel para convidados, às 11h. Com curadoria de Eder Chiodetto e produção do Itaú Cultural em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, a exposição apresenta 94 obras em um recorte do acervo de imagens fotográficas do Banco Itaú do final da década de 1940 até hoje estabelecendo um espelhamento lúdico entre obras modernistas e contemporâneas. Ela permanece em cartaz até 19 de maio.
A diversidade e dimensão desse acervo permitiu ao curador selecionar obras ainda não exibidas nas duas mostras anteriores e criar novas relações de linguagem entre elas, imprimindo um novo conceito para esta edição. Chiodetto manteve um núcleo de artistas modernistas como Geraldo de Barros (Chavantes, SP, 1923 - São Paulo, SP, 1998), José Oiticica Filho (Rio de Janeiro, RJ, 1906 – idem, 1964), Thomaz Farkas (Budapeste, Hungria, 1924 - São Paulo, SP, 2011), José Yalenti (São Paulo, SP, 1895 - idem, 1967) e acrescentou trabalhos contemporâneos de Cristiano Mascaro (Catanduva, SP, 1944), Arthur Omar (Poços de Caldas, MG, 1948), Eduardo Coimbra (Rio de Janeiro, RJ, 1955), Bob Wolfenson (São Paulo, SP, 1954), Paulo Nazareth (Governador Valadares, MG, 1977), Alex Flemming (São Paulo, SP, 1954), Albano Afonso (São Paulo, SP, 1964), Pedro Motta (Belo Horizonte, MG, 1977) e Mauro Restiffe (São José do Rio Pardo, SP, 1970).
“O processo curatorial mantém a essência de pesquisar a ressonância da fotografia modernista experimental, praticada com ênfase entre os anos 1940 e 1960, na fotografia contemporânea brasileira”, observa Chiodetto. “A exposição contém obras que ilustram os dois períodos, mostrados lado a lado, para instigar a leitura conceitual e estética e ilustrar como o período modernista ressoa na produção contemporânea”, completa.
Nas palavras dele, esta mostra não segue uma cronologia para estabelecer um espelhamento lúdico, evidenciando as relações formais e uma atitude libertária diante da representação fotográfica presentes nos dois períodos. O conjunto de obras está dividido em dois espaços. “Uma das intenções dessa mostra é justamente sugerir pontos de contato entre os tempos pré e pós ditadura”, explica o curador.
O primeiro apresenta trabalhos que enfocam a paisagem urbana – tendo a arquitetura modernista da Escola Paulista como um ícone – e o homem marcando mais claramente as conexões e os desdobramentos estéticos e conceituais que ligam a produção dos fotógrafos modernos aos autores contemporâneos. São trabalhos, para citar alguns, de Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro e Rubens Mano (São Paulo, SP, 1960).
Em contraponto, no outro espaço são apresentados trabalhos de nomes como Ademar Manarini (Campinas, SP, 1920 - São Paulo, SP, 1989), José Oiticica Filho, Miguel Rio Branco (Palmas de Gran Canária, Espanha, 1946), Mario Cravo Neto (Salvador, BA 1947 – idem, 2009) e Claudia Andujar (Neuchâtel, Suíça, 1931) que versam sobre o homem e sua identidade.
Entre a produção modernista e a contemporânea há um vácuo na produção experimental que coincide, não por acaso, com o período da ditadura militar (1964 - 1985). Foram raros os artistas que utilizaram a fotografia para experimentar novos limites da linguagem. Entre eles, destacam-se as séries Para um Jovem de Brilhante Futuro, de Carlos Zílio (Rio de Janeiro, RJ, 1944), e Viagem pelo Fantástico, de Boris Kossoy (São Paulo, SP, 1941), que fazem analogia aos tempos da ditadura.

Na Coleção Itaú

Iniciado há mais de 60 anos pelos fundadores do Banco Itaú, o acervo conta hoje com 12 mil obras, entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, instalações e as peças das coleções Itaú Numismática e Brasiliana Itaú. Gerenciado pelo Itaú Cultural, cobre toda a história da arte brasileira, com peças referenciais de cada movimento e estilo. “A realização de mais esta mostra faz parte do esforço permanente do Grupo Itaú para que o grande público tenha acesso aos diferentes recortes de sua coleção”, observa Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.
Em 2011, o Itaú Cultural realizou 14 exposições itinerantes vistas por mais de 320 mil visitantes: Coleção Brasiliana Itaú (em Fortaleza, Brasília e Curitiba), Fotografia Modernista (em Belém, Paraguai e Cidade do México), Brasiliana Fauna e Flora (no Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai), O Egito Sob o Olhar de Napoleão (no Espaço Memória/SP), Arte Cibernética – Acervo de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural (em Porto Alegre) e 1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú (em Belo Horizonte e Rio de Janeiro).
Seguindo na mesma linha, no ano passado o instituto realizou 15 itinerâncias, considerando somente as mostras de arte visuais fora de São Paulo: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (Paris e Rio de Janeiro), Brasiliana Fauna e Flora (Espaço Memória/SP), O Egito Sob o Olhar de Napoleão (Fortaleza e Brasília), 1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú (Curitiba), Moderna para Sempre (Ribeirão Preto), Coleção Itaú Cultural de Vídeos e Filmes (Belo Horizonte), recortes da mostra dos trabalhos selecionados pelo Rumos Artes Visuais 2011/2013 (Goiânia, Belém, Joinville e Recife), Sob o Peso dos Meus Amores – Retrospectiva de Leonilson, em Porto Alegre, Arte Cibernética – Acervo de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural (João Pessoa) e Ocupação Nelson Rodrigues (Recife).

SERVICO
Coleção Itaú de Fotografia Brasileira
Abertura: Dia 6 de abril, às 11h, coquetel para convidados
Em cartaz: De 6 de abril a 19 de maio
De terça-feira a domingo, 11h às 20h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Estacionamento com manobrista: R$ 15 uma hora; R$ 9 a hora adicional
Acesso para deficientes físicos
Ar condicionado
Instituto Tomie Ohtake
Rua Coropés, 88 – Pinheiros
Informações: (11) 2245-1900
Assesoria de imprensa
Pool de Comunicação
Martim Pelisson
11 - 3032-1599
11 - 9619-7744
martim@pooldecomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário