Esse é um artista que sempre quis conhecer de perto, e o MASP realizou esse desejo nessa magnífica exposição.
Nesta mostra estão apresentadas várias de suas gravuras de duas fases e seis de seus quadros, retratos que apresentam toda a maravilhosa competência de um grande artista, que sabia o que queria e principalmente tinha todas as ferramentas para nos trazer sua visão das coisas.
Não estão neste evento os retratos das pessoas deformadas, que era sua característica, que gostaria muito de ter visto.
Ele dizia que pintava as pessoas como as via, o que me levou a pensar quais seriam os filtros de seu processo criativo, alguma patologia ou influência das obras do avô, Sigmund Freud; já levantei esse assunto no post Michael Jackson e o espelho em que pensava nesse tema, de como nos vemos e os outros nos veêm.
Como me encanta o rigor técnico que os verdadeiros artistas utilizam em seu mister e com isso alcançando resultados maravilhosos e inesquecíveis. O mesmo dizia que abstracionismo, só na parede de seu ateliê onde limpava seus pincéis (vide release abaixo e nas fotos).
As 28 fotografias de David Dawson nos mostram Lucian Freud no ambiente de trabalho, já na maturidade, e fecham com chave de ouro essa exposição numa intervenção muito feliz.
Real Good Looking Boy - The Who
Abaixo das imagens, o "press-release" fornecidos pela assessoria de imprensa do MASP.
MASP exibe primeira
exposição de Lucian Freud no Brasil
Consagrado
como um dos mais importantes artistas da atualidade, Lucian Freud põe em relevo
a arte do retrato, fio condutor de seu trabalho. Nesta mostra organizada pelo MASP e British Council, o centro
é sua obra gráfica, expressa em 44 gravuras acompanhadas por seis pinturas e 28
fotos do artista e seus modelos no ateliê, clicadas por seu assistente David
Dawson, que virá para abertura da mostra e fará palestra aberta ao público na
quinta-feira, 27. Viabilizada pelo HSBC Brasil via Lei Federal de Incentivo à
Cultura, exposiçãofica em cartaz de 28 de junho, sexta-feira, a 13 de outubro,
domingo, no MASP.
A mostra LUCIAN FREUD: Corpos e Rostos, que traz pela primeira vez ao Brasil um dos principais artistas do
pós-guerra, tem foco em sua produção gráfica e apresenta dois períodos marcantes
em sua carreira como gravurista: o primeiro deles na década de 1940, quando ainda
jovem fez um pequeno número de gravuras experimentais e,depois de um longo
intervalo,um segundo momento a partir da década de 1980, quando criou uma
sucessão de obras extraordinárias usando a técnica da água-forte. Estes trabalhos
mais recentes incluem uma ampla seleção de nus e retratos e foram descritos
como “uma conquista paralela à suas pinturas”.
Com curadoria
de Richard Riley e Delphine Allier e colaboração de Teixeira Coelho, a exposição
traz ainda ao público brasileiro seis quadros: um autorretrato do começo de sua
carreira e cinco pinturas de diferentes décadas, incluindo Girl with Roses, de 1947-48.E se completa com a exibição de 28
fotos tiradas por David Dawson, seu assistente, amigo e fotógrafo oficial que
além de registrar os movimentos do artista e seus modelos no ateliê,
costumeiramente servia ele próprio de modelo para Lucian Freud, que nasceu em
1922 na Alemanha e naturalizou-se inglês em 1939.
Em suas
fotos Dawson buscava imprimir a mesma dramaticidade das pinturas de Lucian
Freud, jogando com a luz e os objetos em cena em registros do artista e das
pessoas que ele retratava, como será visto nesta exposição. “As fotografias
pessoais de David Dawson, assistente de Freud por mais de vinte anos, trazem
uma visão única da vida do artista”, observa Richard Riley, chefe de Exposições
e Artes Visuais no British Council e curador desta mostra que integra o Transform, programa de arte da
instituição.
A exposição, que fica até 13 de
outubro no primeiro andar do MASP, tem patrocínio do HSBC Brasil via Lei de
incentivo à cultura."Apoiar o câmbio cultural faz parte da nossa
estratégia de patrocínio global reforçando o posicionamento internacional do
banco e valores como conectividade, integridade e ser aberto a diferentes
culturas e tradições. É uma satisfação trazer pela primeira vez ao Brasil as
obras de Lucian Freud", conclui Renata Brasil, Diretora de Marketing para Pessoa
Jurídica e Patrocínios Institucionais do HSBC.
Serviço Educativo
Como para as
demais exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo
MASP, Lucian Freud: Corpos e rostos tem
um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes,
professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são
realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações:
3251.5644, ramal 2112.
Lucian Freud, por Teixeira Coelho:
Lucian Freud
praticou o que se pode descrever como humanismo incômodo. “Pinto o que vejo,
não o que você quer que eu veja”, costumava dizer aos que o censuravam por um
verismo que julgavam exagerado. De fato, Lucian Freud mostrava um
comprometimento total com seus modelos, persistentemente buscando apreender
toda sua verdade, que ele via como algo invasivo e perturbador,não
tranquilizador. Essa persistência o levava a gastar 18 meses de trabalho com
uma modelo, sete noites por semana, para chegar à obra final.
Outra
persistência sua foi com o figurativismo, que não abandonou em nenhum momento.
Essa insistência chegou mesmo a causar escândalo quando, em 1976, uma exposição
na Hayward Gallery de Londres organizada pelo também artista R.B.Kitaj defendeu
o que este chamava “Escola de Londres”, reunindo artistas como o próprio Lucian
Freud, Frank Auerback, Francis Bacon, Leon Kossof e outros que faziam do
figurativismo um elemento de resistência contra o abstracionismo dominante.
Abstracionismo, com Lucian Freud, só aquele acidentalmente feito por seus
pincéis quando os limpava nas paredes de seu ateliê, sobrepondo mancha de tinta
a mancha de tinta...
LUCIAN FREUD: Corpos e Rostos
Gravuras e Pinturas. Com Lucian Freud por David Dawson, fotos
Curadoria
de Richard Riley e Delphine Allier, com a colaboração de Teixeira Coelho.
Iniciativa
viabilizada com recursos do HSBC via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Realização:
MASP e British Council. Participação Especial do Museu Nacional de Caracas.
De 28 de
junho, terça-feira, a 13 de outubro de 2013, domingo, no primeiro andar do
MASP.
MASP - Museu de
Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578. Acesso a
deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às
5ªs: das 10h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes. Ingresso: R$
15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovante: R$ 7,00. A
bilheteria do MASP aceita cartões de crédito: Visa, Mastercard, Elo, Diners e
American Express. Acesso gratuito a todos às terças-feiras e para visitantes
com até 10 anos e acima de 60 anos. Estacionamento:
Car Park – Alameda Casa Branca, 41. De segunda à sexta R$ 14,00 para até
duas horas. Aos sábados e domingos R$13,00 para o dia todo. Pegar adesivo na
recepção do MASP para ter descontos.
Informações ao público: www.masp.art.brTwitter:http://twitter.com/maspmuseu|Tel.: (11)
3251.5644
MAIS INFORMAÇÕES
À IMPRENSA
Comunique Assessoria de Comunicação
Com Renata
Assumpção ou Pedro Gatto (masp@comunique.srv.br). Fones: (11)
3812.2780 / 98469.0176
Linda matéria, Macário.
ResponderExcluirMais um privilégio que vocês se dão ao luxo de usufruir.
A última foto de Lucian com os pincéis é impagável.
Grande abraço!
Oi José,
ExcluirÉ sempre fácil escrever sobre belas exposições.
Obrigado pela visita.
Abraços
Que show Macário , além do mais vc escreve muito bem. Adorei!
ResponderExcluirQue bom que você tenha gostado.
ExcluirPena não ter assinado. Obrigado.