Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Rugendas, um cronista viajante

Apesar da intenção de D. João VI em fazer do Brasil uma reluzente metrópole ao trazer a corte portuguesa para cá e ao criar várias instituições culturais como a Biblioteca Real, a Academia Imperial de Belas Artes, o Museu Real, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, entre outras, teve nas expedições estrangeiras, convidadas ou não pela coroa, o início do descobrimento e registro das riquezas do nosso país.

Os artistas que aqui estiveram registraram de tudo, desde botânica e zoologia até as características físicas e costumes das diversas etnias que aqui viviam, as diferentes classes sociais, seus costumes e vestimentas.

Dentro de várias cenas temos os registros de lugares ou edificações da época, que hoje até não mais existem, engolidas pelo desmatamento ou o crescimento das cidades.

A riqueza dos detalhes e da precisão dos traços nos prendem a atenção, fazendo com que as apreciemos com atenção e vagar.

Um lindo passeio num num espaço cultural imponente mas aconchegante.

A música abaixo me veio instantaneamente à cabeça quando vi essas primeiras gravuras abaixo, pois acho que Jorge Ben deve tê-las tido como inspiração para ela.





Jorge Ben - Zumbi


Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do evento.



























É exibido um conjunto de obras do artista alemão que, ao lado de Debret, foi responsável pela divulgação das primeiras imagens do país no exterior. Entrada gratuita até 31mar2019
CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 12 de janeiro a 31 de março de 2019, a exposição “Rugendas, um cronista viajante”, que exibe obras do pintor, desenhista, ilustrador, aquarelista e litógrafo alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858) que retratam o Brasil no século XIX. A curadoria é de Angela Ancora da Luz e o projeto tem patrocínio integral da CAIXA e Governo Federal.
Rugendas foi um dos mais conhecidos artistas viajantes e, ao lado do francês Jean Baptiste Debret, foi responsável pela divulgação das primeiras imagens do Brasil no exterior. Em sua trajetória, retratou o país durante os anos 1820 com toda a exuberância da natureza e os costumes da população. Era como se fosse, dois séculos atrás, um fotógrafo antes da invenção da fotografia.
A exposição “Rugendas, um cronista viajante” apresenta um panorama de sua obra, destacando três núcleos: “Olhar a terra”, com paisagens do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso e Minas Gerais; “Olhar o homem”, na qual apresenta cenas da vida cotidiana da população brasileira, tipos e etnias; e “Plantas da terra”, que traz estudos da fauna e flora brasileira. Para a mostra, foram selecionados trabalhos que contribuem significativamente para o registro do cotidiano e da paisagem brasileira, sendo que suas obras apresentam a visão do europeu sobre o Brasil: uma narrativa que leva em conta os aspectos do habitat natural até os costumes no século XIX. As obras reunidas são parte integrante do conhecido álbum “Viagem pitoresca através do Brasil” (“Voyage Pittoresque dans le Brésil”), considerado um dos mais importantes documentos iconográficos sobre o Brasil do século XIX.
Segundo a curadora Angela Ancora da Luz, a importância de se revisitar as obras de Rugendas se dá pela oportunidade de um encontro com o documentarista, que é um dos principais ilustradores do Novo Mundo no século XIX. “Ele que, possivelmente foi impactado pela natureza exuberante e pela luminosidade de lenta acomodação aos olhos de um europeu, quando participou da Expedição Langsdorff, retorna a partir de suas obras. A exposição objetiva apresentá-las com o olhar de hoje, comprovando que a arte se recria a cada novo olhar, e que, nesta dinâmica, ela terá sempre propostas e observações atuais a nos acrescentar, como as que são apresentadas”, comenta Angela.
SOBRE O ARTISTA: Rugendas chegou ao Brasil em 1821 como documentarista e desenhista da Expedição Langsdorff, que percorreu 16 mil Km pelo interior do país com objetivo de constituir um inventário completo do Brasil. Capitaneada pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff, médico alemão naturalizado russo, e patrocinada pelo Czar Alexandre I, por D. Pedro I e José Bonifácio, a caravana visava estreitar as relações comerciais com a Rússia.
O artista abandonou a expedição em 1824, mas continuou sozinho o registro de tipos, costumes, paisagens, fauna e flora brasileiros. Retornou à Europa no ano seguinte para dedicar-se a produção do luxuoso álbum “Voyage Pittoresque dans le Brésil”. A publicação continha 100 obras acompanhadas por textos explicativos.
Rugendas ainda retornou ao Brasil em 1845 e, no Rio de Janeiro, participou das Exposições Gerais de Belas Artes, realizadas pela Academia Imperial de Belas Artes, tornando-se o artista preferido da família Imperial e realizando retratos de seus integrantes.
SOBRE A CAIXA CULTURAL: A CAIXA Cultural São Paulo oferece uma programação diversificada, com opções gratuitas, estimulando a inclusão e a cidadania.  O espaço está situado em um prédio histórico na Praça da Sé, construído em estilo “Art déco” e inaugurado em 1939. Conta quatro galerias, salão nobre, auditório e sala de oficinas. Em 2018, apresentou 40 projetos culturais e educativos tais como espetáculos de dança, teatro, shows, debates, leituras dramáticas, oficinas e palestras. O espaço também abriga o Museu da CAIXA, uma exposição permanente que conta com instalações e inúmeros objetos originais, preservados desde a década de 40, mantendo vivas a história da instituição e de uma época da cidade de São Paulo e do Brasil.


SERVIÇO:
Exposição: “Rugendas, um cronista viajante”
Local: CAIXA Cultural São Paulo  
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo
Abertura: 12 de janeiro de 2019, sábado às 11h (visita guiada com a curadora)
Visitação: 13 de janeiro a 31 de março de 2019
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Informações: (11) 3321 4400 |  www.caixacultural.com.br
Livre para todos os públicos
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Assessoria de Imprensa CAIXA Cultural São Paulo
cultura.sp@caixa.gov.br | + 55 11 3321-4400
www.caixacultural.com.br
Instagram: CaixaCulturalSP
Facebook: CaixaCulturalSãoPaulo
Assessoria de Imprensa da exposição:
Décio Hernandez Di Giorgi
Adelante Comunicação Cultural
🔗 http://adelantesp.tumblr.com/
📩 decio.di.giorgi@gmail.com
📱 (+ 55 11) 3589 6212 / 98255 3338

Um comentário:

  1. Rugendas também passou por Pernambuco. Aqui mesmo nesta página está, por exemplo, a gravura “Missa de Nossa Senhora da Candelária em Pernambuco”.

    ResponderExcluir