Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Adoniran - 100 anos

Neste mês de agosto comemora-se o centenário de nascimento de Adoniran Barbosa, talvez a figura mais emblemática da cena cultural paulistana do século XX, pois além de todas suas qualidades era o cronista das cenas e costumes do cotidiano, que soube tão bem cantar e contar em suas músicas.



Caricatura por Fernandes



Penso que ele ajudou a criar, junto com Brecheret, Tarsila, Mario e Oswald de Andrade entre outros a nossa identidade, apresentando São Paulo para o mundo.

Apesar de ter dito que São Paulo era o túmulo do samba, Vinícius de Morais mandou uma letra, através de Araci de Almeida para Adoniran musicar, que transformou-se na belíssima "Bom dia tristeza", aqui interpretado por Roberto Ribeiro junto ao mestre.



Bom dia tristeza


Resolvi também mostrar "O casamento do Moacir" por ser uma divertida descrição de uma grande confusão.




O casamento do Moacir

Estas duas gravações foram feitas no fim de sua vida, quando já com problemas respiratórios, funcionava como maestro, com pequenas intervenções, que abrilhantavam a execução das peças.

Já havia mostrado um vídeo de Adoniran junto com Elis no Bixiga, que vale a pena ser revisto.


2 comentários:

  1. Muito lindas as canções, e não sabia do centenário, mas, fico feliz de ter sido lembrada aqui. bjs

    ResponderExcluir
  2. Macário!
    Pode ter certeza que cada palavra que recebo a respeito do que escrevo é tão inspirador quanto qualquer cor que se possa ver de qualquer janela de avião ou não!

    Obrigada pelo carinho!

    Beijos.

    ResponderExcluir