Esculturas gregas ocupam Espaço-Arte-Aço da CAIXA CULTURAL SP
Mostra traz ainda desenhos inéditos do artista grego, radicado no Brasil, Nicolas Vlavianos, em obras que valorizam a diversidade, a preservação ambiental e a perfeita sinergia entre as matérias-primas.
A Caixa Cultural São Paulo – no Conjunto Nacional – Av. Paulista - inaugura, no dia 22 de outubro (sexta-feira), às 19h, a exposição EspaçoArteAço – Esculturas de Vlavianos, que será aberta ao público a partir do dia 23 e vai até 28 de novembro, com entrada franca. A mostra é uma homenagem ao escultor grego, radicado no Brasil, Nicolas Vlavianos e proporciona ao público a apreciação da diversidade técnica do artista, que utiliza aço, diversos metais, solda e resíduos industriais em sua obra.
Serão apresentadas mais de 60 obras, entre esculturas e desenhos ilustrativos. A seleção dessas peças, que começa em Paris, nos anos 1950, passa pela VI Bienal SP, até chegar às suas esculturas públicas de grande dimensão; estudos e desenhos preparatórios, que ilustram e ajudam a compreender o processo de trabalho e de execução das obras, tecnicamente complexas e com beleza singular.
O artista grego, que adotou o Brasil como sua pátria, convida os visitantes a imaginar como foi árduo e complexo o trabalho de concepção das esculturas em aço e metais variados. Obras que utilizam ainda resíduos industriais, com o objetivo de levar adiante a recorrente contribuição ambiental, o que resulta na perfeita harmonia entre as matérias-primas, bem como, na valorização da diversidade e da beleza.
Documentos, esboços, fotos e ampliações fotográficas, auxiliam no projeto expográfico e pedagógico e, além disso, visam divulgar a proposta ecológica de seu trabalho, no qual nada é destruído, e formas modernas e infinitas são descobertas a todo instante.
Revelar seu processo criativo – o passo a passo do atelier, desde os esboços até as obras finalizadas de todas as suas fases – também faz parte do ponto alto do percurso, de cinco décadas de atuação, em solo brasileiro e nos principais eventos culturais internacionais. Esse trajeto é finalizado com uma mostra didática, apresentando os estudos sobre papel e seu aprimoramento em maquetes e em peças de pequena dimensão.
As obras vêm do acervo do artista, de coleções institucionais e particulares, inclusive do acervo da Caixa Cultural.
Sobre o artista:
Nicolas Vlavianos – 1929, Atenas, Grécia - escultor radicado no Brasil desde 1961.
Em 1956, muda-se para Paris; inicia seu aprendizado na Académie de
1961 - premiado pelo Ministério de Educação, durante a VI Exposição Pan-Helênica,
Em 1962, faz sua 1ª individual no Brasil, apresentação de Aracy Amaral, Galeria São Luiz, SP. A seguir, participa das VII e VIII Bienais SP e expõe em galerias e instituições.
Em 1966, realiza individual no MAM-RJ, apresentação de Mário Pedrosa. Nos anos 70, desenha e produz múltiplos e objetos de uso; as esculturas são realizadas em aço inox , com relevos, prensados.
Nos anos 80, participa do Panorama da Escultura Brasileira no Séc. XX, e expõe nas grandes mostras de escultura: Panorama de Arte Atual Brasileira/Escultura, MAM-SP; Um Século de Escultura no Brasil, MASP; Tradição e Ruptura, Fund. Bienal SP. Em 1993, realiza a retrospectiva Vlavianos: 35 Anos de Escultura, MASP, apresentação Walter Zanini; participa da mostra A Escultura Brasileira - Perfil de uma Identidade, Centro Cultural BID, Washington D.C.
A partir de 2000, executa esculturas em grande dimensão e expõe, regularmente, na Kouros Gallery, NY; encontra-se presente em coleções institucionais, espaços públicos e parques de escultura: Pinacoteca do Estado, CAIXA Cultural, Arquivo do Estado, Palácio Bandeirantes, FAAP, MAM SP etc.
Sobre o curador:
Sérgio Pizoli – Curador e produtor cultural, formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 1972; pós-graduado em Comunicações e Semiótica pela PUC - SP em1979. Pós-graduado em Política e Administração Cultural, convênio PUC - SP e Ministério da Cultura em 1986.
Qualificações: Vinte anos de experiência como programador e produtor cultural junto a empresas privadas e órgãos públicos; e em gerenciamento de mostras de artes plásticas e afins, com ênfase nas áreas de curadoria, produção e pesquisa, tanto em nível nacional quanto internacional.
Experiência em montagem de exposições e organização de acervos; desde 1993. Curador e Conservador de Arte sobre Papel da Biblioteca José e Guita Mindlin.
Informações e entrevistas para imprensa:
Arte Ação Produção e Gestão Cultural S/C Ltda
Sérgio Pizoli
Telefone: (11)3675-2408
Fax: (11)3675-2408
SERVIÇO:
Exposição EspaçoArteAço – Esculturas de Vlavianos
Abertura para convidados e imprensa: dia 22/10, às 19h
Datas: 23 de outubro a 28 de novembro de 2010
Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados das 10h às 21h.
Local: CAIXA CULTURAL São Paulo - Galeria Vitrine da Paulista - Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2083 - Cerqueira César, São Paulo (SP) - Metro Consolação
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
oi Macário
ResponderExcluirsua matéria ficou ótima.
grato
sergiopizoli
apareça dia 12 nov., 19h, p/ o lançamento do catalogo
BOM DIA MACARIO
ResponderExcluirFICOU OTIMA ESTA MATERIA,CURTINDO O JAZZ BOARD
ABRAÇO
FABINHO LF
A arte, para mim, tem que ter um forte apelo artesanal; deve ser tão humana quanto as mãos de quem a executa. Independente dos materiais utilizados: argila, bronze, aço, ferro, lixo, ou seja, eterno ou efêmro, a obra de arte expressa o poder afirmativo ou niilista de cada criador. Particularmente, fico com os lúdicos, com os artesãos, com os afirmativos do Caos. Fico com Guaraci Gabriel e Vlavianos. Abraço,
ResponderExcluirAna