Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vlavianos - 2010

Nicolas Vlavianos, um mestre no uso do aço inox, que por si só é um material muito difícil de se trabalhar sem o uso de ferramentas especiais de corte, dobra e solda.

E não é que o artista consegue resultados de excepcional beleza em suas esculturas?

A apresentação dos estudos e esboços pré-realização nos dão a noção da complexidade do seu processo de criação.

Nestas peças, o artista aparentemente não usa nenhuma forma de fundição, trabalhando nas deformações plásticas e soldas dos materiais, muito bem lixados e polidos, provocando efeitos visuais de fundição.

Isto resulta em peças que, mesmo que reproduzidas, serão sempre diferentes, por causa de seu acabamento sempre único.

Temos também nesta exposição, obras em cobre ou latão, executadas na mesma técnica, conseguindo o mesmo impacto visual.




Tristeza Vai Embora - Edison Machado


Abaixo das fotos, de autoria de Romulo Fialdini, fornecidas pelo curador e colhidas no site do artista, o "press-release" da assessoria de imprensa da Caixa Cultural.














Esculturas gregas ocupam Espaço-Arte-Aço da CAIXA CULTURAL SP

Mostra traz ainda desenhos inéditos do artista grego, radicado no Brasil, Nicolas Vlavianos, em obras que valorizam a diversidade, a preservação ambiental e a perfeita sinergia entre as matérias-primas.

A Caixa Cultural São Paulo – no Conjunto Nacional – Av. Paulista - inaugura, no dia 22 de outubro (sexta-feira), às 19h, a exposição EspaçoArteAço – Esculturas de Vlavianos, que será aberta ao público a partir do dia 23 e vai até 28 de novembro, com entrada franca. A mostra é uma homenagem ao escultor grego, radicado no Brasil, Nicolas Vlavianos e proporciona ao público a apreciação da diversidade técnica do artista, que utiliza aço, diversos metais, solda e resíduos industriais em sua obra.

Serão apresentadas mais de 60 obras, entre esculturas e desenhos ilustrativos. A seleção dessas peças, que começa em Paris, nos anos 1950, passa pela VI Bienal SP, até chegar às suas esculturas públicas de grande dimensão; estudos e desenhos preparatórios, que ilustram e ajudam a compreender o processo de trabalho e de execução das obras, tecnicamente complexas e com beleza singular.

O artista grego, que adotou o Brasil como sua pátria, convida os visitantes a imaginar como foi árduo e complexo o trabalho de concepção das esculturas em aço e metais variados. Obras que utilizam ainda resíduos industriais, com o objetivo de levar adiante a recorrente contribuição ambiental, o que resulta na perfeita harmonia entre as matérias-primas, bem como, na valorização da diversidade e da beleza.

Documentos, esboços, fotos e ampliações fotográficas, auxiliam no projeto expográfico e pedagógico e, além disso, visam divulgar a proposta ecológica de seu trabalho, no qual nada é destruído, e formas modernas e infinitas são descobertas a todo instante.

Revelar seu processo criativo – o passo a passo do atelier, desde os esboços até as obras finalizadas de todas as suas fases – também faz parte do ponto alto do percurso, de cinco décadas de atuação, em solo brasileiro e nos principais eventos culturais internacionais. Esse trajeto é finalizado com uma mostra didática, apresentando os estudos sobre papel e seu aprimoramento em maquetes e em peças de pequena dimensão.

As obras vêm do acervo do artista, de coleções institucionais e particulares, inclusive do acervo da Caixa Cultural.

Sobre o artista:

Nicolas Vlavianos – 1929, Atenas, Grécia - escultor radicado no Brasil desde 1961.

Em 1956, muda-se para Paris; inicia seu aprendizado na Académie de la Grand Chaumière, com o escultor Zadkine e na Académie du Feu, com Lazslò Szabo, onde executa as primeiras esculturas em ferro soldado. A 1ª exposição ocorre no 13ème Salon des Réalités Nouvelles, no Musée des Beaux-Arts, Paris, 1958; em 1959, participa do Salon de la Jeune Sculpture, Musée Rodin. Realiza sua primeira individual no Institut Français d’Athènes.

1961 - premiado pelo Ministério de Educação, durante a VI Exposição Pan-Helênica, em Atenas. Integra a representação da Grécia, na VI Bienal Internacional de São Paulo, cidade onde fixa residência.

Em 1962, faz sua 1ª individual no Brasil, apresentação de Aracy Amaral, Galeria São Luiz, SP. A seguir, participa das VII e VIII Bienais SP e expõe em galerias e instituições.

Em 1966, realiza individual no MAM-RJ, apresentação de Mário Pedrosa. Nos anos 70, desenha e produz múltiplos e objetos de uso; as esculturas são realizadas em aço inox , com relevos, prensados.

Nos anos 80, participa do Panorama da Escultura Brasileira no Séc. XX, e expõe nas grandes mostras de escultura: Panorama de Arte Atual Brasileira/Escultura, MAM-SP; Um Século de Escultura no Brasil, MASP; Tradição e Ruptura, Fund. Bienal SP. Em 1993, realiza a retrospectiva Vlavianos: 35 Anos de Escultura, MASP, apresentação Walter Zanini; participa da mostra A Escultura Brasileira - Perfil de uma Identidade, Centro Cultural BID, Washington D.C.

A partir de 2000, executa esculturas em grande dimensão e expõe, regularmente, na Kouros Gallery, NY; encontra-se presente em coleções institucionais, espaços públicos e parques de escultura: Pinacoteca do Estado, CAIXA Cultural, Arquivo do Estado, Palácio Bandeirantes, FAAP, MAM SP etc.

Sobre o curador:

Sérgio Pizoli – Curador e produtor cultural, formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 1972; pós-graduado em Comunicações e Semiótica pela PUC - SP em1979. Pós-graduado em Política e Administração Cultural, convênio PUC - SP e Ministério da Cultura em 1986.

Qualificações: Vinte anos de experiência como programador e produtor cultural junto a empresas privadas e órgãos públicos; e em gerenciamento de mostras de artes plásticas e afins, com ênfase nas áreas de curadoria, produção e pesquisa, tanto em nível nacional quanto internacional.

Experiência em montagem de exposições e organização de acervos; desde 1993. Curador e Conservador de Arte sobre Papel da Biblioteca José e Guita Mindlin.

Informações e entrevistas para imprensa:

Arte Ação Produção e Gestão Cultural S/C Ltda

Sérgio Pizoli

Telefone: (11)3675-2408

Fax: (11)3675-2408

www.multipladearte.com.br

spizzolli@gmail.com

SERVIÇO:

Exposição EspaçoArteAço – Esculturas de Vlavianos

Abertura para convidados e imprensa: dia 22/10, às 19h

Datas: 23 de outubro a 28 de novembro de 2010

Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados das 10h às 21h.

Local: CAIXA CULTURAL São Paulo - Galeria Vitrine da Paulista - Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2083 - Cerqueira César, São Paulo (SP) - Metro Consolação

Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada: franca

Recomendação etária: livre

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

3 comentários:

  1. oi Macário
    sua matéria ficou ótima.
    grato
    sergiopizoli
    apareça dia 12 nov., 19h, p/ o lançamento do catalogo

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA MACARIO

    FICOU OTIMA ESTA MATERIA,CURTINDO O JAZZ BOARD

    ABRAÇO

    FABINHO LF

    ResponderExcluir
  3. A arte, para mim, tem que ter um forte apelo artesanal; deve ser tão humana quanto as mãos de quem a executa. Independente dos materiais utilizados: argila, bronze, aço, ferro, lixo, ou seja, eterno ou efêmro, a obra de arte expressa o poder afirmativo ou niilista de cada criador. Particularmente, fico com os lúdicos, com os artesãos, com os afirmativos do Caos. Fico com Guaraci Gabriel e Vlavianos. Abraço,
    Ana

    ResponderExcluir