Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

domingo, 21 de novembro de 2010

Cavalgada das Valkirias - Apocalipse Now

Uma grande cena, não por sua beleza, mas pela maldade e a barbárie intrínseca ou gerada pela guerra nos seres humanos.

Mostra-nos um ataque a uma pacata vila vietnamita por helicópteros americanos durante a guerra.

O personagem de Robert Duval usa como sonoplastia a "Cavalgada da Valkirias" de Richard Wagner, compositor preferido de Adolph Hitler, talvez para insuflar nele mesmo e em seus comandados um espírito heróico que justificasse aquela insanidade.

Mais uma cena feita sem o auxilio de computadores, onde podemos observar que pela falta de helicópteros de uso militar, foram acrescidos alguns de uso civil disfarçados para completar a "companhia ".

Será hoje mais fácil fazer um bom filme? Acho que não, as imagens geradas por computador ainda trazem um artificialismo, fácil de se identificar.

Neste filme ainda há uma aula de interpretação de Marlon Brando, que numa única aparição fecha com virtuosismo uma grande história.

Um comentário:

  1. Vc nos traz uma grande lembrança de cinema. O tema wagneriano, os jovens surfando, o comandante brincando com a morte dos outros, o desfecho com Marlon Brando - grande filme, sim.
    Não sei se a fraqueza dos filmes mais recentes é culpa dos computadores ou de seus usuários pouco talentosos. Mas é sempre bom lembrar que o grande 2001, de Kubrick, teve efeitos especiais a cargo de equipes publicitárias de tv e ficou magnífico porque havia um diretor mais que excelente projetando e finalizando tudo.
    Abraços:

    ResponderExcluir