Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

TOMIE OHTAKE – PINTURAS RECENTES

Não é muito comum eu botar a "vitrola" antes do comentário, mas acho que esta música fará um grande acompanhamento a este texto.



Furyo - Ryuichi Sakamoto

Abstracionismo com uma delicadeza sem par, as tintas parecem ter sido aplicadas nas telas em um estado de elevada contemplação.

Mesmo quando as obras estão em uma única cor, o jogo de seus matizes são encantadores.

Intuí que suas abstrações quase sempre partiram de um projeto básico, e não foram criadas aleatóriamente.

Impressionante a vitalidade de Tomie Ohtake aos 97 anos, lúcida e resistindo estóicamente ao beija-mão a que foi submetida por todos que queriam saudá-la, tratando as pessoas com atenção e simpatia.

A importância e o prestígio da artista nas artes plásticas brasileiras é medido pelas pessoas que foram prestigiá-la, gente de destaque na vida cultural, política e empresarial do país.

Além da belíssima mostra, há que se observar o espaço do Instituto Tomie Ohtake, em si uma magnífica obra de arte, exibindo o que temos de melhor em nossa arquitetura.

Faz parte da mostra um vídeo documentário em que se apresenta um pouco de sua história e intimidade.

Apesar de sua origem, sua obra não está impregnada de qualquer regionalismo.

É uma artista universal em seu trabalho, merecendo lugar nos maiores museus e nas melhores galerias.

Abaixo das imagens fornecidas pela assessoria de imprensa do evento, o "press-release" do curador.




INSTITUTO TOMIE OHTAKE

APRESENTA

TOMIE OHTAKE – PINTURAS RECENTES

Abertura 23 de novembro de 2010, às 20h – 20 de fevereiro de 2011

Há quinze meses Tomie vem trabalhando em sua nova série de pinturas, que será apresentada ao público nesta exposição a ser inaugurada na semana em que a artista completa 97 anos.

A mostra celebra também o início das comemorações do Ano 10 do Instituto Tomie Ohtake.

A força de trabalho e a capacidade de renovação, surpreendentes para a sua idade, podem ser conferidas nestas 25 telas reunidas, em grandes formatos (de 1,50 x 1,50 até 2 x 2 metros), consideradas por Tomie como “um passeio pelo círculo”. Gesto fundador da linguagem da artista, a forma circular, presente em várias fases de sua obra, agora é protagonista de todas as pinturas da série. Segundo Paulo Herkenhoff, o círculo está na frente, mas cada um é inventado e cada um acaba por inventar uma nova pintura. “Os quadros apresentam diferentes questões pictóricas e a presença do gesto é muito importante e, mesmo quando não aparece, há o seu domínio”, comenta.

Lembra ainda o crítico, que o círculo é a síntese do espaço no mundo e é a forma mística que representa o ideal de perfeição. O círculo, ensô em japonês, tem um conceito fortemente associado ao Zen. Na caligrafia japonesa simboliza Iluminação, Esforço, Elegância, o Universo e o Vazio.

O interessante é que, se indagada, a artista japonesa naturalizada brasileira diz não perceber uma ligação consciente de sua obra com princípios orientais. É por isso que Herkenhoff costuma afirmar que ela é a verdadeira Zen, “já que simplesmente é, sem a intenção de ser, pois naturalmente abdica de qualquer intelectualização, verbalização e conceituação a respeito”.

O universo pictórico de Tomie já foi identificado como “elevação conceptiva, sutileza rítmica, retenção e economia de meios, ímpeto e arrebatamento na criação de espaços”, por Mario Pedrosa; “precisão geométrica e gosto pela liberdade do gesto”, por Miguel Chaia; “sutilezas incomunicáveis”, por Paulo Herkenhoff; “invisibilidade como predicado e homogeneidade tonal decorrente de mesclas cromáticas, às vezes dificilmente perceptíveis, como se fora resultante de um lento processo de decantação”, por Agnaldo Farias; para citar alguns dos inúmeros pensamentos presentes em sua extensa bibliografia. E nesta exposição, mais uma vez, emerge de algum lugar do profundo em Tomie e de um fazer incansável, esta homenagem ao círculo, com cores, formas e traços inventados pela pintora.

Exposição: Tomie Ohtake – Pinturas Recentes

Abertura: 23 de novembro de 2010, às 20h ( convidados)

Até 20 de fevereiro de 2011, terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP Fone: 11.2245-1900

Informações à Imprensa

Marcy Junqueira – Pool de Comunicação / Contato: Martim Pelisson

marcy@pooldecomunicacao.com.br / martim@pooldecomunicacao.com.br

Fone: 11.3032-1599 Fax: 11. 3814 -7000

Um comentário: