CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA BANDEIRA DE MELLO, RETROSPECTO
“…Navego e trago dentro de mim, como num porão cheio de lembranças amontoadas no decurso dos tempos, já com a linha de flutuação submersa, o registro de minhas relações com todos os lugares onde vivi, com paisagens percorridas ou imaginadas, vistas em um relance fugaz em viagens hipotéticas ou não e mais com as idéias lidas ou ouvidas nas esquinas da vida, ponto de encontro dos que se movem…”
Lydio Bandeira de Mello
Obras de um dos maiores ícones da pintura moderna brasileira, Bandeira de Mello, poderão ser apreciadas na CAIXA Cultural São Paulo, na Sé, centro da capital, a partir do próximo dia 04 de dezembro, na exposição “Bandeira de Mello, Retrospecto”, com entrada franca e livre para todas as idades.
A mostra reúne cerca de 65 obras, entre pinturas, desenhos, estudos e projetos, uma cronologia ilustrada do artista, assim como a exibição de um filme produzido pela Sambacine, um depoimento do próprio artista sobre sua vida e obra.
Parte das peças selecionadas para a mostra é inédita, provenientes do acervo pessoal do artista e foram restauradas especialmente para a mostra, trazendo novas e preciosas informações acerca de seu processo criativo e sua produção artística.
A mostra se caracteriza pela singularidade de sua proposta, unindo tanto a parte artística de Bandeira de Mello quanto o seu lado humano, que poucos pesquisadores, admiradores e estudantes da arte conhecem.
O artista reforça ainda que o cunho desta mostra é expor o lado sentimental do homem, o lado verdadeiro e sem fachadas, sem máscaras, descortinado através de sua obra.
A exposição que ocupa toda a Galeria Pedro II da CAIXA Cultural São Paulo apresenta obras de Bandeira de Mello reunidas a partir de coleções públicas e particulares. O estudo da pintura acadêmica foi determinante para o artista. Não por acaso ele se especializou no retrato e seu trabalho guarda evidentes referências à tradição do ícone. Dono de um métier dos mais vigorosos, sua obra consagrou-se pela riqueza de detalhes, pela técnica rigorosa, pelo equilíbrio das cores e, sobretudo, pela sua extraordinária capacidade de trabalho, de forma humilde, incessante e infatigável. Menos conhecida, mas de igual qualidade, são seus desenhos em grafite, seus nus femininos e aquarelas.
A exposição reúne diferentes temas recorrentes na obra do artista. São pinturas e desenhos em médio e grande formatos que retratam nus femininos, cenas do cotidiano, animais, pinturas religiosas, paisagens, o sertão, camponeses e retratos, além de estudos para a construção de afrescos e painéis, em especial o da CAIXA. As obras da exposição estarão montadas a partir da reunião de grupos temáticos de sua produção, como Camponeses, Religiosos, Retratos, etc. Complementando a exposição, será realizada somente para convidados, no mesmo dia da abertura, sábado, 04 de dezembro, uma visita guiada pelo artista, às 11 horas, na Galeria Pedro II.
A produção da mostra está a cargo de Anderson Eleotério e Izabel Ferreira e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal. O design de montagem utilizará recursos de cor, som e iluminação para acentuar as características dos trabalhos num clima lúdico e intenso. A trilha sonora reunirá músicas de jazz e blues, selecionadas especialmente pelo artista, procurando remeter os visitantes ao clima do seu ateliê, quando está trabalhando.
Sobre o artista
Nascido em 1929, o premiado artista é considerado um dos mestres da Pintura no Brasil e influencia até hoje uma geração de novos talentos. O artista, professor de grandes acadêmicos da literatura e das artes, é considerado um eterno mestre.Toda esta reverência e convivência com os mais jovens, entretanto, serviram para que ele a cada dia valorizasse o interior dos seres humanos simples e excluídos da sociedade, e que dentro de seu contexto ambíguo merecem o mesmo respeito e dignidade dos intelectuais e poderosos.
Levando em consideração sua produção artística, rica em referências pictóricas, a exposição apresentada pretende a preservação da memória artística, tanto quanto a garantia da formação de opinião consciente, tendo como objetivo geral a divulgação da arte e produção artística brasileira, bem como o registro da associação entre a CAIXA e a Arte Brasileira.
FICHA TÉCNICA
CONCEPÇÃO E CONSULTORIA Lydio Bandeira de Mello
COORDENAÇÃO GERAL Anderson Eleotério
PRODUÇÃO Izabel Ferreira
PROGRAMAÇÃO VISUAL leobug.com
MUSEOLOGIA Thereza Kuhnert
DESIGN DE MONTAGEM OBRAS Anderson Eleotério
RESTAURO E CONSERVAÇÃO Atelier Marylka Mendes | RG.Conservação e Restauração
VIDEOS Sambacine | Allan Ribeiro | Fernanda Rocha Miranda
FOTOS Renan Cepeda
FOTOGRAFIAS CRONOLOGIA Acervo do artista
REVISÃO DE TEXTO Rosalina Gouveia
COMUNICAÇÃO DO ARTISTA Press Mais - Sylvia Machado
SEGURO ACE Seguros - Pro Affinite
PRODUÇÃO GRÁFICA Raquel Silva
MOLDURAS Isonete Porto Molduras
TRANSPORTE Art Quality
ESTAGIÁRIAS Maria Amorim e Ingrid Benvegnu
PRODUÇÃO LOCAL Carolina Barmell
PRODUÇÃO EXECUTIVA LG Produções Culturais Ltda.
PATROCÍNIO Caixa Econômica Federal
SERVIÇO:
Exposição BANDEIRA DE MELLO, RETROSPECTO
Abertura para convidados e imprensa – visita guiada com o artista: dia 04 de dezembro de 2010, às 11h
Visitação: de 04 de dezembro de
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Pedro II - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Contato da produção:
LG Produções Culturais Ltda.
Anderson Eleotério
(21) 9716-7116
www.lgproducoes.andersoneleoterio.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário