Ana Cañas - Devolve Moço
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO RESGATA A OBRA DE CARLOS OSWALD
Do ateliê do artista saíram os croquis do monumento máximo brasileiro: o Cristo Redentor
Pensar a história da gravura artística brasileira é pensar no nome de Carlos Oswald. Pela relevância do artista no campo da gravura e pela contribuição às artes plásticas brasileiras no início do século
São 58 obras pertencentes ao Museu Nacional de Belas Artes, nove gravuras de coleções particulares e três livros ilustrados por ele
“Carlos Oswald é, sem dúvida, um dos maiores expoentes da gravura artística brasileira. Na exposição, colhi trabalhos raríssimos, passando por todas as trajetórias do artista. Os temas mais recorrentes trazem representações religiosas, de paisagens, de figuras humanas e da vida animal”, explica o curador.
Quem tiver a oportunidade de visitar a exposição vai perceber o traço firme do artista e notar o jogo de claro/escuro correto que ele imprimia em suas obras, marca que o acompanhou durante sua carreira.
Foi esse artista ítalo-brasileiro que a partir de 1913 empenhou-se na divulgação, no Brasil, da gravura como expressão artística e não somente como meio de reprodução. Essa característica vai imprimir a ele e à sua forma de atuar um caráter moderno, seguido de perto por outros grandes gravadores como Oswaldo Goeldi (1895–1961), Raimundo Cela (1890-1954), Lívio Abramo (1903–1992) e Lasar Segall (1891-1957).
Nascido em Florença, na Itália, em 1882, Carlos Oswald foi registrado no Consulado Brasileiro e residiu no Brasil até o ano de 1971, quando faleceu no Rio de Janeiro. Tocado pelas propostas dos movimentos europeus que já viam há muitos anos a gravura como expressão artística, Carlos Oswald inaugurou a primeira oficina de gravura brasileira, no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Desde então, dedicou-se por quase 40 anos ao ensino e à difusão da gravura artística, sendo inclusive responsável pela primeira exposição de gravura realizada no Brasil, em 1919.
Entre seus alunos, que hoje fazem parte da moderna e premiada gravura artística brasileira, estão Poty Lazarotto (1924-1998), Hans Steiner (1910-1974), Darel Valença Lins (1924), Henrique Carlos Bicalho Oswald (1918-1965) e Orlando da Silva (1923).
Para o curador Paulo Vergolino, Carlos Oswald estava à frente do seu tempo. “Ele criou obras de cunho impressionista de extrema beleza, além de ter contribuído para a evolução da arte brasileira. Pouca gente sabe, mas seu nome também está ligado à concepção do monumento máximo brasileiro, o Cristo Redentor. Foi de seu ateliê que saíram os croquis enviados a Paris e que possibilitaram a execução da obra pelo escultor francês de origem polonesa Paul Landowski”, finaliza.
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SERVIÇO:
Exposição “Carlos Oswald – O Resgate de um Mestre”
Curadoria: Paulo Leonel Gomes Vergolino
Abertura para convidados e imprensa: dia 03 de dezembro de 2010, às 19h
Visitação: de 04 de dezembro de dezembro de
Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados das 10h às 21h.
Local: CAIXA CULTURAL São Paulo - Galeria Vitrine da Paulista - Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2083 - Cerqueira César, São Paulo (SP) - Metro Consolação
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Belas imagens!
ResponderExcluirMuito bom este post, informativo e educador!
ResponderExcluirabç
Betha
Obrigado pelo seu carinho com a nossa exposição - estamos felizes com o resultado.
ResponderExcluirAbraços,
Paulo Vergolino
Curador - expo.Carlos Oswald o resgate de um mestre