Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Retratos do Império e do exílio: imagens da família imperial no acervo de dom João de Orleans e Bragança

Adoro exposições de fotos históricas, mesmo que a história tenha ocorrido há 10 minutos.

Esta exposição inaugurada esta semana no Instituto Moreira Salles, nos dá uma visão preciosa da família imperial brasileira no seu dia-a-dia.

Da coleção de D. João de Orleans e Bragança, o D. Joãozinho Príncipe, que encontra-se em comodato com o Instituto, abrange um longo período, desde o Império até o exílio na França.

Notável a decisão de D. João em transferir esta coleção ao IMS, que que além de cuidar da conservação faz um excelente trabalho de restauração, fazendo com que as imagens pareçam ter sido feitas recentemente.

Que o Instituto mantenha essa política de compartilhar conosco seus tesouros, como vem fazendo em diversas mostras de suma importância levadas em épocas recentes.




Zimbo Trio - Tudo Bem


Abaixo das imagens, o "press-release" fornecidos pela assessoria de imprensa do IMS.







Fotografias inéditas da família imperial brasileira são reunidas em mostra no IMS-SP

O Instituto Moreira Salles de São Paulo abre, em 19 de julho, às 19h30, a exposição Retratos do Império e do exílio: imagens da família imperial no acervo de dom João de Orleans e Bragança, com 170 fotografias pertencentes ao acervo do príncipe dom João de Orleans e Bragança, curador da mostra ao lado de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS. Compõem a exposição retratos da família imperial brasileira, muitos inéditos (em especial do período do exílio após a proclamação da República), além de importantes imagens associadas a eventos que marcaram o Império, como as comemorações do fim da Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura.

Os visitantes da mostra poderão conferir registros de Marc Ferrez, agraciado pelo imperador com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e também fotógrafo da Marinha Imperial; e Revert Henry Klumb, professor de fotografia das princesas Isabel e Leopoldina. Os dois mantiveram uma relação muito próxima com a família imperial – fotografaram momentos de maior privacidade no interior dos palácios, registrando imagens menos formais, em que os retratados se relacionam com a câmera de uma forma direta e menos mediada pelas exigências do cargo e da vida pública. Também estarão na mostra imagens de Alberto Henschel, Joaquim Insley Pacheco, Luiz Terragno, Otto Hess, entre os diversos fotógrafos atuantes no Brasil que integram o acervo, além de imagens dos fotógrafos retratistas europeus Félix Nadar e John Jabez Edwin Mayall, entre outros.

Catálogo Retratos do Império e do exílio: imagens da família imperial no acervo de dom João de Orleans e Bragança

R$ 25,00

80 pp.

21 x 26 cm

ISBN 978-85-86707-65-0







Sobre o acervo de d. João de Orleans e Bragança:

Composto por 781 itens, o acervo congrega um conjunto importante de fotografias originais de época e negativos em vidro reunidos por d. Pedro II, pela princesa Isabel e seus descendentes. Dom João de Orleans e Bragança, herdeiro e depositário deste conjunto, decidiu em 2009 confiá-lo, em regime de comodato, ao IMS, onde o acervo vem sendo preservado e restaurado.

Exposição Retratos do Império e do Exílio

Abertura: 19 de julho de 2011, às 19h30

Exposição: de 20 de julho a 11 de setembro de 2011

De terça a sexta, das 13h às 19h

Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h

Entrada franca

Classificação livre

Instituto Moreira Salles – São Paulo

Rua Piauí, 844, 1º andar - Higienópolis

Tel.: (11) 3825-2560

www.ims.com.br

http://twitter.com/imoreirasalles

www.blogdoims.com.br

Informações para a imprensa:

Nathalia Pazini e Priscila Oliveira

nathalia.pazini@ims.com.br; priscila.oliveira@ims.com.br

(11) 3371-4490/ 4460

3 comentários:

  1. Legal a iniciativa da família real em compartilhar seus arquivos. Às vezes, da maneira mais despretensiosa fazemos algumas fotos, sem saber que um dia poderão ser raras referências de algum momento. Obrigado pela dica, Macário, vou ver se consigo o catálogo. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito...
    Também adoro fotografias!
    E também adoro música...
    e eu adorei esta música instrumental!
    Zimbo Trio... perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Demais! Houve muitas em Petrópolis também. É interessante pq vemos grandes ícones de maneira mais real na foto. E o som do Zimbo Trio deu a boa toada. Fui a um show deles em BH na semana passada!

    ResponderExcluir