Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O secreto discurso do olhar

Grande ideia do curador em buscar no rico acervo do MAB-FAAP, obras que transmitam pelo olhar dos personagens toda uma carga emocional, dividida entre os estados de espírito Tristeza, Introspecção, Indagação e Sossego.

São os estados da alma apresentados, mas pude perceber mais outros, como desencanto, indignação e desprendimento, captados e maravilhosamente transmitidos pelos artistas, que nos fazem sentir quase que como seus modelos.

Mais uma vez a FAAP nos brinda com uma parte de seu acervo, que poderia estar em exibição permanente, como já escrevi em publicação anterior.

Que prazer poder ver os mestes consagrados como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Pancetti, Takaoka, Di Cavalcante, Vicente do Rego Monteiro, Belmiro de Almeida e Anita Malfati, que nos trazem uma satisfação inusitada, fazendo com que percebamos que seu legado é eterno.




Pois é - Gal Costa

Abaixo das imagens, parte do "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa da FAAP










O secreto discurso do olhar é uma exposição composta por 29 obras do acervo do MAB-FAAP, com pinturas, gravuras e desenhos de artistas que representam diferentes momentos da arte brasileira: desde a Academia, com obras como o óleo, Retrato de moça, de Belmiro de Almeida, até autores contemporâneos como Siron Franco, Mário Gruber e Carlos Araújo. A mostra também destaca autores clássicos do modernismo brasileiro, como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Emiliano di Cavalcanti.




Saiba mais sobre “O secreto discurso do olhar” nas palavras de seu curador: José Luis Hernández Alfonso

“Fisiologicamente, os olhos detêm o poder do olhar. E o olhar, como diz o pensamento, “vale mais que mil palavras”. O poder de comunicação do olhar motiva o artista a dedicar cuidados e interesses especiais na execução dos olhos ao retratar o rosto humano. O olhar pode conter ou induzir a transmissão de uma mensagem, a loquacidade de um diálogo e os múltiplos estados de ânimo que acompanham o ser humano. Tecnicamente, o peso do olhar na obra de arte também é significativo, podendo até organizar e/ou auxiliar a composição do espaço, criando linhas ocultas de direção e sentido entre os olhos e o elemento observado. Contemplar obras de arte, apreciando suas técnicas, seus estilos, suas temáticas e suas contextualizações culturais, é sem dúvida um exercício de aprendizado por demais prazeroso. Mas, se o visitante focalizar e manipular sua observação nos olhos dos rostos aqui retratados, em seu percurso vai deparar-se com um universo de sentimentos, atitudes e situações anímicas revelados essencialmente pelo poder dos olhares. É intenção da mostra, com obras do acervo do MAB-FAAP, que o visitante foque sua apreciação nos olhares aqui presentes e, em seu percurso, possa ir descobrindo os diferentes matizes de suas intenções, as nuances de suas mensagens, a codificação de suas formas. Busque com seus olhos os olhos e desfrute do secreto discurso do olhar”.


Serviço: Exposições do Acervo MAB-FAAP

“O secreto discurso do olhar” com curadoria de José Luis Hernández Alfonso.


Data: de 13 de Agosto a 30 de outubro de 2011

Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 Higienópolis

Horários: de terça a sexta, das 10h às 20h.
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado.)

Entrada franca



****Informações para a imprensa Anamaria Lattes Comunicações

(11) 2387-8369 / 3297-2593

(11) 9976-3111 / 7885-5385 – Anamaria

(11) 7885-8941 - Eduardo

3 comentários:

  1. Ótima dica!!!
    Vou tentar ir..

    Um beijo!! E parabéns pelo blog!!
    É sempre bom passar por aqui!!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Uma pena não apreciar pessoalmente. Vou indicar. Bela dica!

    ResponderExcluir
  3. MACARIO.deverei ir com certeza porque o olhar é o espelho da alma.Parabéns pelo Blog.Marga KCB

    ResponderExcluir