Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A História do Soldado - Igor Stravinsky SESC Bom Retiro

Fomos no domingo ao SESC Bom retiro assistir a montagem da "História do Soldado", de Igor Stravinsk, vide texto abaixo colhido no site da instituição, e qual não foi minha surpresa em encontrar uma montagem inesquecível.

Não tanto pela parte da dramaturgia, correta em sua simplicidade de figurinos e cenários e com um desempenho dos atores acima da média, mas pela parte musical. 

Executada com uma incrível competência, na formação completa pedida pela obra, nos enleva e nos coloca dentro das cenas. 

Um espetáculo que merece uma temporada completa em alguma das unidades do SESC ou em teatros como o Folha ou o Alfa, notórios por montagens infanto-juvenis de sucesso de público e crítica.


Maria Lydia com o ator Fausto Franco

Escolhi a música de abertura do espetáculo, com a condução do próprio Stravinsk.

"Histoire du Soldat" Suite - I. Marche du Soldat - Stravinsky Conducts Stravinsky



Esta é uma das obras-primas do século 20 para pequena formação de orquestras e se situa entre a fase russa e a neoclássica do compositor Igor Stravinsky (1882-1971). Composta em 1918, com texto do suíço Charles-Ferdinand Ramuz, tem estrutura musical para sete músicos (violino, contrabaixo, clarinete, fagote, trombone, trompete ou corneta e percussão) e estrutura narrativa para três personagens (diabo, soldado e narrador). No enredo, o soldado dá seu violino ao diabo em troca de um livro que poderia prever o futuro. Os instrumentos possuem um forte simbolismo que tem atravessado o imaginário de muitas gerações: o violino representa a alma do soldado, a percussão as peripécias do diabo, e assim por diante. O genial compositor, assim, utiliza os instrumentos com papéis cênicos bem claros e delimitados, teatralizando-os com ironia e graça. Teatro.



FICHA TÉCNICA:

Música: Igor Stravinsky


Libreto: Charles-Ferdinand Ramuz


Idealização, direção musical e regência: Maury Buchala


Arregimentação musical: Rubens Dedonno


Direção cênica e adaptação: Marcelo Romagnoli


Elenco: William Amaral (narrador), Fausto Franco (Diabo) e Ricardo Henrique (Soldado)


Músicos: violino - Flávio Geraldini; contrabaixo - Ruy Deutche;  clarinete - João Francisco Correia; fagote - Mariana Bergsten; trompete - Leandro Lima; trombone - Paulo Santos; e percussão - Gláucia Figueiredo


Cenografia e iluminação: Marisa Bentivegna

Figurinos: Chris Aizner

Um comentário:

  1. Tomara que venha para o Sesc Sorocaba!! Vou ficar de olho para poder conferir o que você falou! Bjs,

    ResponderExcluir