Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Afinidades - Raquel Arnaud 40 anos

Uma exposição surpreendente, pois pela importância e a história da marchand esperaríamos encontrar coisas belas, mas o que vimos foi muito além de qualquer expectativa.

O que ali se apresenta é o que de melhor se produziu no universo das artes plásticas brasileiras e que passaram pelo crivo de Raquel Arnaud; a maioria, se não a totalidade das obras são de coleções particulares, estando ali em sua homenagem e para nossa apreciação e deleite.

As pinturas, esculturas, instalações e arte cinética, todas de insuperável qualidade, mostram que o olhar apurado e visionário de Raquel a transformaram numa das mais importantes figuras das artes plásticas brasileiras.




Quarentão Simpático - Marcos Valle


Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do Instituto Tomie Ohtake.


 Arthur Luiz Piza, sem título, recorte e colagem, 105x75,5x4 cm, dec.80

 Carlito Carvalhosa, sem título, lentes de vidro, 50cm, 2003

 Carlos Fajardo, Piscina,fotografia, 205x406 cm, 2011

 Célia Euvaldo, Malevich 01, óleo sobre tela, 140x180x5 cm, 2010

 Frida Baraneck, Sem título (Cortina), arame flexível e placas de ferro, 245x320x220 cm,1990

 Georgia Kiriakakis, Elevacões - metal e pó de palha de aço, 200 cm, 2002

Lygia Clark, Superfície Modulada No.6, tinta industrial sobre madeira, 90x30 cm,1958


Instituto Tomie Ohtake

Apresenta

Afinidades - Raquel Arnaud 40 anos 
Abertura: 19 de março, às 20h – até 04 de maio de 2014

Paralelamente, Raquel Arnaud abre exposição “Trajetória” em sua galeria no dia 01 de abril 

Presente na arte nos últimos 40 anos, período em que o circuito foi se profissionalizando, a marchand Raquel Arnaud foi uma das pioneiras na descoberta e promoção de nomes e movimentos hoje icônicos na cena artística. Ela soube usar sua atuação no então tradicional mercado de arte para construir as transições da arte moderna, passando pelos seus descendentes, até vigorosa atividade com os contemporâneos. A exposição retrospectiva, que comemora os 40 anos de trabalho de Raquel Arnaud, conta com 116 obras de 45 artistas diferentes que estiveram com a marchand nesses anos. 

A mostra busca apresentar o seu percurso, por meio de obras provenientes de várias coleções capturadas por seu olhar afinado ao longo deste período, que se constituem hoje em trabalhos históricos e referências da produção atual. Muitas histórias estão contidas nestas obras, como a de Lygia Clarck, que até a sua morte trabalhou com Raquel. Em uma exposição da artista realizada em 1982 na galeria então situada na Av.9 de julho, Lygia apesar de elogiar a montagem, disse a Raquel que não se considerava mais artista, mas psicoterapeuta e, portanto, não iria nem à abertura. “Eu insisti, ela veio, entusiasmou-se e se esqueceu de que “não era mais artista”, lembra com humor a marchand.
Ainda neste mesmo endereço, Raquel fez, em 1981, a primeira exposição de jóias da Marquesa de Sade do Tunga e, em 1985, a Xifópagas Capilares, com as marcantes “tranças”, esculturas em cobre e latão que imitam cabelos. A localização da galeria permitia que as tranças conectadas, saíssem do espaço da exposição pela Avenida 9 de Julho, passassem pela Rua João Cachoeira e voltassem pela Joaquim Floriano. Foi um acontecimento tanto para os visitantes como para os transeuntes.
Assim muitas histórias saborosas se passaram desde quando Raquel começou, ao dirigir a Galeria Global, na década de 70, depois de trabalhar no MASP junto ao Professor Bardi. Nesta época, a marchand já celebrava a geração seguinte ao modernismo. Assim nomes como Mira Schendel, Ligia Pape e Amilcar de Castro, além de Lygia Clark, formavam o universo das exposições por ela aí organizadas, ou em seu Gabinete de Artes Gráficas, fundado em parceria com Mônica Filgueiras.

Nesta época também obras como as de Sergio Camargo, Franz Weissmann, Tomie Ohtake, Willys de Castro, Hercules Barsotti, Arthur Luz Piza, Anna Maria Maiolino, Carmela Gross, Julio Le Parc e Leon Ferrari figuravam na programação dos dois espaços.

Já no final dos 70 e começo dos 1980 as suas apostas em jovens como Tunga, Waltercio Caldas, José Resende e tantos outros são bons exemplos de sua sensibilidade em vislumbrar novas potências na arte. Uma resposta de Raquel a Rodrigo Naves em seu livro editado pela Cosacnaify já demonstra este seu olhar para o futuro: “O que conta para mim, é poder defender amanhã aquilo que vendi ontem”.

A declarada admiração de Raquel pela marchand Denise René, fez com que ela estivesse muito ligada a esta última, precursora da difusão da arte cinética. Ao envolver artistas europeus e latino-americanos, este movimento fortificou a afinidade entre as duas, até a morte de René em 2012, trazendo para a galeria brasileira alguns nomes referenciais do cinetismo, como Cruz-Diez e Jesus Soto.

Raquel tinha a obstinação pela qualidade da arte, e na forma de atuação de um galerista - influir nas coleções e difundir os artistas. Foi com esta prática que colaborou para ampliar a gama de colecionadores brasileiros, inclusive se orgulha de ter colaborado com a formação de muitas coleções nacionais e internacionais.

A exposição será acompanhada de um catálogo bilíngue editado pela Cosacnaify. Com textos e imagens, tem tiragem de 3.000 exemplares.

Serviço:
Exposição: Afinidades – Raquel Arnaud 40 anos
Abertura: 19 de março, às 20h
Até: 04 de maio de 2014, terça a domingo, das 11h às 20h

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP 
Fone: 11 2245 1900
Exposição: Trajetória
Galeria Raquel Arnaud
Abertura: 01 de abri, às 19h
Visitação: de 02 de abril a 03 de maio de 2014
De segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado, das 12h às 16h.
Rua Fidalga, 125 – Vila Madalena – Fone: 11. 3083-6322



Informações à Imprensa
Pool de Comunicação - Marcy Junqueira
Contato: Martim Pelisson
Fone: 11 3032 1599
marcy@pooldecomunicacao.com.br / martim@pooldecomunicacao.com.br

Um comentário: