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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Carlos Oswald - O resgate de um mestre

Uma exposição do precursor da gravura brasileira, que com seu esforço conseguir introduzir esta técnica entre seus pares, abrindo caminho a vários discípulos.

Com uma cenografia ao mesmo tempo discreta e eficaz, realça as obras ali apresentadas.

Cada dia me convenço mais, que para se fazer uma arte de qualidade, é preciso muito estudo e dedicação às técnicas de execução, parece que hoje os "artistas" modernos estão ficando cada vez mais preguiçosos, e se dando mais importância do que realmente tem.

É muito importante esta política cultural da Caixa Econômica Federal, que mistura artistas clássicos e contemporâneos, nos permitindo contato com o que há de melhor em nosso universo artístico.

É o encerramento com chave de ouro do ano de 2010, pois tivemos a oportunidade de desfrutar memoráveis acervos.

Na ocasião de minha visita encontrei com o coordenador pedagógico da Caixa Cultural, Roberto Palazzi, que me explicou a nova doutrina dos "Arte Educadores", que fazem a monitoria de todas suas exposições, onde mais que repetir uma cantilena, estão preparados a interagir com o público, trocando idéias e ampliando o debate sobre o assunto.

Abaixo das imagens, fornecidas pela assessoria de imprensa da Caixa Cultural, o "press-release" dos curadores.



Ana Cañas - Devolve Moço






CAIXA CULTURAL SÃO PAULO RESGATA A OBRA DE CARLOS OSWALD

Do ateliê do artista saíram os croquis do monumento máximo brasileiro: o Cristo Redentor

Pensar a história da gravura artística brasileira é pensar no nome de Carlos Oswald. Pela relevância do artista no campo da gravura e pela contribuição às artes plásticas brasileiras no início do século 20, a CAIXA Cultural São Paulo abre, no dia 03 de dezembro de 2010. A exposição “Carlos Oswald – O resgate de um mestre”, uma retrospectiva com 70 itens selecionados entre as mais importantes obras de Oswald.

São 58 obras pertencentes ao Museu Nacional de Belas Artes, nove gravuras de coleções particulares e três livros ilustrados por ele em original. A mostra – que tem curadoria assinada por Paulo Leonel Gomes Vergolino e produção da Cult Arte e Comunicação –, fica aberta à visitação de 04 de dezembro de dezembro de 2010 a 20 de fevereiro de 2011.

“Carlos Oswald é, sem dúvida, um dos maiores expoentes da gravura artística brasileira. Na exposição, colhi trabalhos raríssimos, passando por todas as trajetórias do artista. Os temas mais recorrentes trazem representações religiosas, de paisagens, de figuras humanas e da vida animal”, explica o curador.

Quem tiver a oportunidade de visitar a exposição vai perceber o traço firme do artista e notar o jogo de claro/escuro correto que ele imprimia em suas obras, marca que o acompanhou durante sua carreira.

Foi esse artista ítalo-brasileiro que a partir de 1913 empenhou-se na divulgação, no Brasil, da gravura como expressão artística e não somente como meio de reprodução. Essa característica vai imprimir a ele e à sua forma de atuar um caráter moderno, seguido de perto por outros grandes gravadores como Oswaldo Goeldi (1895–1961), Raimundo Cela (1890-1954), Lívio Abramo (1903–1992) e Lasar Segall (1891-1957).

Nascido em Florença, na Itália, em 1882, Carlos Oswald foi registrado no Consulado Brasileiro e residiu no Brasil até o ano de 1971, quando faleceu no Rio de Janeiro. Tocado pelas propostas dos movimentos europeus que já viam há muitos anos a gravura como expressão artística, Carlos Oswald inaugurou a primeira oficina de gravura brasileira, no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Desde então, dedicou-se por quase 40 anos ao ensino e à difusão da gravura artística, sendo inclusive responsável pela primeira exposição de gravura realizada no Brasil, em 1919.

Entre seus alunos, que hoje fazem parte da moderna e premiada gravura artística brasileira, estão Poty Lazarotto (1924-1998), Hans Steiner (1910-1974), Darel Valença Lins (1924), Henrique Carlos Bicalho Oswald (1918-1965) e Orlando da Silva (1923).

Para o curador Paulo Vergolino, Carlos Oswald estava à frente do seu tempo. “Ele criou obras de cunho impressionista de extrema beleza, além de ter contribuído para a evolução da arte brasileira. Pouca gente sabe, mas seu nome também está ligado à concepção do monumento máximo brasileiro, o Cristo Redentor. Foi de seu ateliê que saíram os croquis enviados a Paris e que possibilitaram a execução da obra pelo escultor francês de origem polonesa Paul Landowski”, finaliza.

Assessoria de Imprensa em SP

Bia Azevedo – bia@marqueterie.com.br

t. +55 11 3083 7399

cel. +55 11 8122 4303

SERVIÇO:

Exposição “Carlos Oswald – O Resgate de um Mestre”

Curadoria: Paulo Leonel Gomes Vergolino

Abertura para convidados e imprensa: dia 03 de dezembro de 2010, às 19h

Visitação: de 04 de dezembro de dezembro de 2010 a 20 de fevereiro de 2011

Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados das 10h às 21h.

Local: CAIXA CULTURAL São Paulo - Galeria Vitrine da Paulista - Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2083 - Cerqueira César, São Paulo (SP) - Metro Consolação

Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada: franca
Recomendação etária: livre

Patrocínio: Caixa Econômica Federal


3 comentários:

  1. Muito bom este post, informativo e educador!

    abç

    Betha

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  2. Obrigado pelo seu carinho com a nossa exposição - estamos felizes com o resultado.
    Abraços,
    Paulo Vergolino
    Curador - expo.Carlos Oswald o resgate de um mestre

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