Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Miragens

Em complemento à exposição Islã: Arte e Civilização, em cartaz no CCBB São Paulo, esta mostra no Instituto Tomie Ohtake, nos apresenta a modernidade da produção artística Islâmica, que não perde em nada para a arte ancestral em vigor e beleza.

Nunca gostei muito de rótulos, mas como classificar a obra produzida por artistas de diversas origens, que só tem em comum a fé islâmica? São pessoas de países distantes, diferentes correntes religiosas e formação intelectual muito distintas.

Notei que quase não se usam mais algumas técnicas apresentadas no CCBB como cerâmica, tapeçaria e marchetaria. Adoraria ver algum tapete com desenhos ou motivos contemporâneos.

Alguns artistas incomodados com as guerras e os conflitos, refletem isto em seus trabalhos, com citações diretas sobre a barbárie, às vezes com amargura em outras com certa ironia, como nas séries "Supermuçulmano" e "Fashion Terrorists".

A série de esculturas "Você faz falta até à minha sombra", quando iluminadas, projetam suas sombras, intregrando-as à obra, num efeito de grande beleza..

Procurando uma música moderna da cultura islâmica para acompanhar o comentário, encontrei a cantora abaixo, que ilustra bem o ecletismo deste povo, libanesa nascida no Kwait, em nada segue os costumes mais rígidos de sua religião.



Dana Halabi - Ana Dana

Abaixo das imagens fornecidas pela assessoria de imprensa do evento, o "press-release" dos curadores.

Taysir Batniji (Palestina), Pères, 2006, fotografia, 60 x 40 cm


Mounir Fatmi (Marrocos-França), Entre linhas, 2010, 150 cm


Laila Shawa (Palestina), Meninos Soldados, 2008, impressão giclée sobre tela


Halil Altindre (Turquia), Miragem, 2008, Video 7'20''


Shadi Ghadirian, Sem Título, Série Ghajar, Impressão Digital, 1998 - 1999


INSTITUTO TOMIE OHTAKE

APRESENTA

MIRAGENS

Abertura: 09 de fevereiro, às 20h - 03 de abril de 2011

Com o patrocínio do Banco do Brasil, o Instituto Tomie Ohtake realiza a exposição Miragens, idealizada por Rodolfo Athayde e com curadoria de Ania Rodríguez. A mostra reúne 58 obras de arte contemporânea, de 19 artistas destacados no cenário internacional, que têm em comum em suas produções o universo cultural islâmico. Miragens, que passou anteriormente pelo CCBB-RJ, busca confrontar, através da poética dos artistas reunidos, a imagem estereotipada que o Ocidente acabou desenvolvendo sobre o Islã e sua cultura. Com obras que utilizam de técnicas tradicionais à videoinstalação e que oscilam de grandes enigmas visuais a hilariantes paródias, a exposição dá a ver tanto o encantamento quase mágico da caligrafia islâmica quanto a ameaça bélica permanente e o rigor de alguns costumes.

As obras vêm de coleções européias e norte-americanas, e de acervos de Paris, Istambul e Damasco, mostrando a diversidade de perspectivas que podemos encontrar na arte realizada em países do Norte da África e Oriente Próximo, ou a partir da França, Reino Unido, Estados Unidos, Holanda e Alemanha - como partes de importantes diásporas.

“Desfazer o espelhismo que nubla o conhecimento do ‘outro’, deixando as vozes dos portadores atravessarem nossas próprias certezas, é o desafio da mostra”, afirma Ania Rodríguez. “A tradição muçulmana é muitas vezes questionada e mesmo reinventada nos trabalhos reunidos na exposição, através de técnicas e imagens típicas aproveitadas para estruturar discursos que dialogam com o presente”.

As fotografias de Shadi Ghadirian, por exemplo, dão conta disso; nelas a artista se apropria do estilo “retrato de estudio”, introduzido no Irã no final do século XIX, para propor um conjunto de anacronismos com objetos modernos importados do Ocidente: telefones, aparelhos de som, aspiradores. As mesmas tensões e diálogos podem ser encontrados na obra inédita de Mounir Fatmi “Entre linhas”, uma lâmina de serra de grande formato com inscrições em caligrafia árabe, onde a beleza e a aparência de fragilidade da filigrana contrasta com a rudeza e a violência implícita do material e com as ameaçadoras bordas dentadas; ou e na obra de Sener Ozmen, onde uma espécie de super-homem interpretado pelo próprio artista dedica-se a cumprimentar Alá.

A leitura política se faz presente na obra de Shirin Neshat – talvez uma das mais conhecidas artistas da exposição –, em cuja série “Mulheres de Alá”, fragmentos de corpos femininos são associados a inscrições caligráficas e armas. Destaca-se ainda a presença do artista turco Halil Altindere, reconhecido internacionalmente, sobretudo pelo vídeo “Dengbejs”, de 2007, mostrado na última Documenta de Kassel. O artista apresentará também a sua obra mais recente, o vídeo “Oracle”, feito especialmente para a mostra.

Os artistas convidados para a mostra Miragens são: Shirin Neshat, Shadi Ghadirian, Bita Ghezelayagh (Irã), Khaled Hafez e Susan Hefuna, Wael Shawky (Egito), Ali Talib, Hassan Massoudy (Iraque), Halil Altindere, Sener Ozmen (Turquia), Kamel Yahioui (Argélia), Laila Shawa, Malileh Afnan, Taysir Batniji (Palestina), Lucia Koch (Brasil), Mounir Fatmi (Marrocos), Shezad Dawood (Inglaterra), Rachid Koraichi (Argélia) e Ramia Obaid (Síria).

Paralelamente, o CCBB-SP apresenta a mostra “Islã”, com cerca de 350 peças que ajudam a contar os pouco mais de 1400 anos de história das nações do mundo islâmico. Com curadoria de Rodolfo Athayde e do Prof.Dr. Paulo Daniel Farah, a mostra reúne obras dos mais importantes museus da Síria e do Irã, além de objetos de países da África muçulmana.

Exposição: Miragens

Abertura: 09 de fevereiro de 2011, às 20h (convidados)

Até 03 de abril, de 2011, de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP Fone: 11.2245-1900

Informações à Imprensa:

Pool de Comunicação - Marcy Junqueira

Contato: Martim Pelisson

marcy@pooldecomunicacao.com.br / martim@pooldecomunicacao.com.br

Fone: 11.3032-1599

3 comentários:

  1. Amo o Oriente, sua música me enternece. As danças, o carinho nos olhos, a poesia, o mistério...

    Ouça essa canção sufi...

    http://www.youtube.com/watch?v=hx3uPT79oTg

    ResponderExcluir
  2. Pena que esse turco não virá... Tarkan

    http://www.youtube.com/watch?v=ILszDAWevic&feature=watch_response

    ResponderExcluir