Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Novidade

Os comentários que algumas amigas queridas fizeram em meu "post" Residencial Parque Buenos Aires, me lembraram esta música, A Novidade, dos Paralamas do Sucesso e Gilberto Gil, lançada no disco Selvagem de 1986.

Um grande disco que marcou a virada do estilo do conjunto, lançando-os à constelação da MPB, onde até hoje tem seu merecido lugar.

O clipe abaixo nos mostra os rapazes ainda bem jovens, demonstrando a enorme vitalidade que é sua marca registrada, que não se perdeu nem com o acidente de Herbert Viana.





O texto abaixo, retirado do site de Gilberto Gil nos conta a história da criação da música.

'Gilberto Gil estava em Florianópolis quando Herbert Vianna ligou pra ele e lhe pediu para pôr letra na única música que faltava para fechar o disco (Selvagem) que os Paralamas do Sucesso estavam terminando de gravar. Logo, Herbert mandava via sedex a gravação instrumental da música, que Gil retirou no correio.

Gil: "Fui pro hotel e botei a fita no gravador. Depois de umas quatro passadas, saí anotando. Eram mais ou menos duas da tarde. Às três horas eu estava ligando pro estúdio já para passar a letra. Foi uma coisa assim: bum! A letra veio como um tiro certeiro, absolutamente de chofre, inteira. E de um modo surpreendente até pra mim, porque, mesmo sem tempo pra qualquer avaliação crítica no dia seguinte, resultou no que eu acho um dos meus melhores textos - pela escolha e pela maneira de tratar o assunto, pela concisão e pela elegância da construção."

Um estímulo visual... - "O quarto do hotel dava para o mar, e eu estava escrevendo na mesinha de frente para a janela, com a visão do mar ao fundo. Daí a idéia da sereia que vinha dar à praia."

... e outro, sonoro - "Algumas sílabas no início do cantarolar do Herbert na fita me insinuaram algo que soava como a palavra 'novidade', e eu aproveitei essa sugestão sonora. O restante veio por acaso mesmo."

Riqueza versus miséria - "O tema da desigualdade sempre fez parte do modo de inserção da minha geração na discussão dos problemas da sociedade; do nosso desejo de expressá-los. Universitário por excelência, o tema é portanto anterior e recorrente em meu trabalho. Está em Roda, em Procissão, em Barracos. Agora, em A Novidade, a imagem da sereia é que dá a partida para o tratamento da questão; a novidade é essa. Pode-se imediatamente pensar no Brasil, mas é sobre o Terceiro Mundo em geral; mais: sobre todo o 'mundo tão desigual', mesmo, de que fala o refrão." '

Um comentário:

  1. O grande monstro é se criar um país onde tudo é tão desigual.
    Carnaval, futebol, fome, ao ponto de pensar que devorar uma sereia é normal.

    ResponderExcluir