Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Charles Landseer

Diferente de Debret, Charles Landseer apresenta técnicas rígidas acadêmicas no início das obras, depois distancia-se, é menos detalhista e usa de hachuras no preenchimento de certas figuras dentro de uma paisagem; talvez porque, como está explicado no "release" dos curadores, as pranchas desta missão foram confiscadas por seu patrocinador, impedindo assim a conclusão das obras.

O colorido das aquarelas é mais contido, sem a exuberância dos outros artistas vindos nas mais diversas missões artísticas e culturais daquela época.( Vide "A expedição Langsdorff" e "Coleção Brasiliana Itaú")

Grande mostra do IMS , apesar do espaço modesto para exposições. Depois da fusão do Unibanco com o Itaú, Higienópolis, num raio de 200 mts da praça Buenos Aires, tem 6 agências do banco, incluída a do mesmo prédio do Instituto. Seria muito bom para a cultura paulistana, se essa agência fosse absorvida pelas demais, possibilitando a ampliação do espaço expositivo.

Mais uma vez, um mecenas brasileiro resgatou este tesouro, devolvendo-o a quem é de direito, a terra que inspirou estas maravilhas.



Cais - Elis Regina

Abaixo das imagens, o "press-release" dos curadores, fornecidos pela assessoria de imprensa do IMS.

Escravo segurando tocha, Rio de Janeiro, lápis, bico de pena e aguada sépia, 1825-1826


Corcovado visto da Capela da Conceição, Rio de Janeiro, aquarela, 1825-1826


Imperatriz Leopoldina, bico de pena, 1825-1826

Cidade nova vista do morro do Livramento, Rio de Janeiro, aquarela realçada com branco, 1825-1826


Entrada da barra do Rio de Janeiro vista da praia Vermelha, lápis e aquarela, 1825-1826


IMS-SP abre exposição com desenhos e aquarelas do inglês Charles Landseer feitas durante viagem de Portugal ao Brasil entre 1825 e 1826

O Centro Cultural do IMS em São Paulo abre, em 10 de maio, às 19h30, a exposição Charles Landseer: desenhos e aquarelas de Portugal e do Brasil – 1825-1826. Trata-se da maior exposição individual das imagens feitas por Landseer como artista oficial da missão diplomática britânica – chefiada por Charles Stuart – que tinha o objetivo de negociar o reconhecimento, por parte de Portugal e da Grã-Bretanha, do recém-independente Império do Brasil. A mostra ficou em cartaz no IMS-RJ de janeiro a abril de 2010 e foi sucesso de público.

Com curadoria de Leslie Bethell, professor emérito de história latino-americana na Universidade de Londres, a exposição reúne cerca de 90 desenhos e aquarelas e mais dois óleos, estes últimos feitos pelo artista anos após a missão, baseando-se nos registros feitos em Brasil e Portugal.

Charles Landseer (1799-1879) é considerado um dos mais importantes artistas viajantes que visitaram o Brasil nas duas décadas posteriores a 1808 – como Nicolas Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret, Thomas Ender, Johann Moritz Rugendas, Augustus Earle e o botânico William John Burchell, este também integrante da missão Stuart.

Durante os três meses que passou em Portugal, Landseer fez mais de 90 desenhos e aquarelas dos mosteiros, igrejas, palácios e castelos de Lisboa e das localidades vizinhas, assim como do povo das ruas lisboetas: marinheiros, barqueiros, camponeses, trabalhadores, mendigos, padres e frades.

Já no Rio de Janeiro, onde permaneceu por cinco meses, o artista produziu mais de uma centena de desenhos e aquarelas. Ali foi a natureza tropical o que mais o impressionou, assim como a escravidão urbana – os cativos africanos que trabalhavam como criados domésticos, carregadores e artesãos.

Landseer também acompanhou Stuart em viagens pelo litoral, ao norte e ao sul do Rio de Janeiro, e registrou as paisagens e os moradores das cidades por onde passaram: Recife e Olinda, Salvador, Vitória, Desterro (Florianópolis), Santos e São Paulo. Por fim, na viagem de regresso à Inglaterra, fez ainda vários desenhos dos Açores e de sua população.

Livro: Charles Landseer: desenhos e aquarelas de Portugal e do Brasil – 1825-1826

A publicação, com mais de 200 imagens, funciona como uma narrativa visual do trajeto feito por Landseer, em que cada capítulo representa uma etapa de sua viagem. Bilíngue (inglês/português), o livro tem texto de introdução de Leslie Bethell, que contextualiza a produção artística de Landseer com o cenário histórico da época, vivido entre Brasil, Portugal e Grã-Bretanha.

Charles Landseer: desenhos e aquarelas de Portugal e do Brasil – 1825-1826

236 pp.

ISBN: 978-85-86707-49-0

21 x 25,5 cm

R$ 140,00

Sobre Charles Landseer:

Landseer recebeu rigorosa formação de seu pai, o gravador John Landseer, de professores particulares e na Academia Real em Londres. Os mais de 300 desenhos (a lápis, tinta e carvão) e aquarelas realizados durante a missão Stuart a Portugal e ao Brasil, guardados em um grande caderno de desenhos encadernado em couro, são um tributo à seriedade e à diligência com que realizou sua tarefa como artista oficial.

De volta à Inglaterra, sir Charles Stuart insistiu em ficar com o caderno de desenhos de Landseer, alegando sua condição de chefe da missão. O caderno permaneceu então sob a guarda da família Stuart, no castelo de Highcliffe, por quase um século. Somente em 1926 seria adquirido pelo empresário e colecionador carioca Guilherme Guinle, que, antes de morrer, em 1960, presenteou o sobrinho – o banqueiro Cândido Guinle de Paula Machado – com o que se tornara conhecido como Álbum Highcliffe. Em 1999, o álbum foi incorporado ao acervo do Instituto Moreira Salles.

Charles Landseer: desenhos e aquarelas de Portugal e do Brasil – 1825-1826

Exposição: De 10 de maio a 10 de julho

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 19h

Sábados e domingos, das 13h às 18h

Entrada franca.

Classificação livre.

Instituto Moreira Salles - São Paulo

Rua Piauí, 844, 1° andar, Higienópolis.

Tel.: (11) 3825-2560

Informações para a imprensa:

Nathalia Pazini - (11) 3371-4490

nathalia.pazini@ims.com.br

Priscila Oliveira - (11) 3371-4460

priscila.oliveira@ims.com.br

Um comentário:

  1. Muito boa a divulgação, agora foi possível acessa-la muito bem. Gosto quando faz citações de livros, estarei procurando por esse. Abraço!

    ResponderExcluir