Se eu ainda tivesse alguma restrição aos trabalhos de Pablo Picasso, essas foram totalmente superadas pois a força e a beleza de todos seus trabalhos aqui apresentados nos mostram a genialidade de um artista que com quatro ou cinco traços consegue criar expressões faciais plenas de emoção, vide as ilustrações de "Carmen".
A série de Goya já tinha sido apresentada aqui em São Paulo completa aqui em 2007 na mostra Tauromaquia no Masp, de outro acervo, junto com a série "Os Horrores da Guerra", esta sim de um forte impacto.
As obras de Dali, em menor número e nem por isso menos importante, também vem carregadas de movimento e emoção, com o uso da cor vermelha para realçar as cenas.
Um evento imperdível para quem gosta da boa arte ou quer conhecer ou rever esses mestres.
Danza Ritual del Fuego - Pacco de Lucia
MOSTRA TRAZ OBRAS DE PICASSO, DALÍ E
GOYA
EM TORNO DAS TOURADAS
Produtora Mega Cultural leva ao MAB-FAAP a exposição
Tauromaquia de 11 de maio a 22 de junho de 2014. A entrada é
grátis
O espetáculo
das touradas desde sempre inspirou artistas do mundo todo. Por conta deles, o
touro ganha lugar especial e significado em muitas das obras de alguns grandes
mestres e incontáveis artistas usaram a tauromaquia (combate com touros) como um
instrumento para representar simbolicamente a luta contra o poder opressor.
Costurando uma seleção sobre a estreita relação da produção artística de
Picasso, Dalí e Goya as curadoras Monika Burian Jourdan e Serena Baccaglini
trazem, pela primeira vez, a exposição Tauromaquia, que será montada no Museu
de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), de 11 de
maio a 22 de junho de 2014.
A mostra
reúne diversas obras e séries que totalizam 300 imagens, entre desenhos
originais e gravuras das mais importantes personalidades da arte. Francisco
Goya, Pablo Picasso e Salvador Dalí evidenciaram o fascínio pelo universo da
corrida de touros e desenvolveram trabalho consistente e relevante em torno do
tema, tão intrinsecamente ligado à cultura Ibérica. Muitas das obras trazidas ao
Brasil para esta mostra foram raramente vistas antes. Dentre elas está o estudo
de Picasso para Guernica, nas mesmas dimensões do painel original.
“Na maioria
das civilizações o touro, tema central da exposição, é um símbolo místico que
significa força, coragem e fertilidade. Esta força animal que os touros mostram
é retratada de forma fascinante nas obras destes artistas”, explica Monika.
“Para os artistas a tourada não representa apenas um espetáculo. Para Goya, por
exemplo, Tauromaquia foi inicialmente uma ferramenta para expressar sua
dissidência política. A exposição apresentará a série completa de gravuras
Tauromaquia de Goya, uma das suas séries mais famosas".
Pablo Picasso
foi influenciado por Goya. Baseou-se no uso do conhecimento do chiaroscuro de
Goya na produção de sua própria obra, utilizando-a como instrumento de protesto
contra a ditadura do General Franco. Picasso e Goya utilizaram este tema para
manifestar profundo sofrimento e resistência à opressão.
Salvador Dalí
teve a ideia de fazer uma releitura da série de desenhos “Los Caprichos”, de
Goya, transformando-a em uma obra prima surrealista. Nos anos 1966-67, Dalí
transformou a famosa “Tauromaquia Suite” (1957-59) de Picasso numa extensão do
diálogo artístico que os dois artistas mantiveram durante anos. Alguns desses
trabalhos fazem parte das obras desta exposição.
Goya, por sua
vez, usou a tauromaquia para expressar sua dissidência política contra os
nobres, opressores do povo. Suas obras retrataram a tourada como uma arena
mística, em que algo está sempre acontecendo. Esta exposição apresentará uma de
suas mais famosas séries sobre este tema.
Vista como um
confronto entre a liberdade e a força bruta, a tauromaquia pode também ser
interpretada neste conjunto de obras como uma metáfora do poder opressor ou da
capacidade para autoafirmação e emancipação. Em muitas civilizações o touro,
figura central desta mostra, tem o significado de força, bravura e fertilidade.
As obras da
exposição pertencem a coleções particulares, à Art Camù – Coleção de Arte
(Sardenha – Itália) e à Galeria Fetzer (Alemanha).
Sobre a
Mega Cultural
Desde 1997, a
Mega Cultural atua na idealização, produção e realização de projetos
multiculturais e artísticos, além da captação de recursos. Com foco principal em
arte pública, a produtora atua como ponte entre o universo artístico e o
público. A empresa fundada por Renata Junqueira também representa um importante
canal para a revelação de novos talentos que buscam espaço no universo das
artes. Dentre os projetos, ganha destaque a Bienal Internacional Graffiti Fine
Arts, iniciada em 2010 e consagrada em 2013 como a exposição mais visitada do
ano em São Paulo.
Sobre o
MAB-FAAP
O Museu
de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) possui um
acervo próprio com cerca de três mil obras de arte brasileira, como fotos,
esculturas, gravuras, pinturas, entre outras, datadas a partir do final do
século XIX. Dentre os principais artistas estão Anita Malfatti, Victor
Brecheret, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Pancetti, Portinari,
Alfredo Volpi, Cícero Dias, Tomie Ohtake, Arcângelo Ianelli, Flávio de Carvalho,
Lygia Clark e Burle Marx, entre outros. Um painel de vitrais de 230 metros
quadrados também integra o acervo de obras do MAB-FAAP.
Criado em 1960, o MAB tem abrigado exposições
marcantes, tanto de arte brasileira como de arte internacional, provenientes dos
principais museus do mundo. Destacam-se “A Arte do Egito no Tempo dos Faraós”
(Museu do Louvre, França), “China. A Arte Imperial, A Arte do Cotidiano, A Arte
Contemporânea” (Museu Guimet e coleções particulares da França), “Deuses Gregos”
(Coleção Museu Pergamon de Berlim, Alemanha) e “Herança dos Czares” (Museu do
Kremlin de Moscou, Rússia). No âmbito da moda, o Museu realizou mostras
internacionais de grande repercussão, como a “Papiers à la Mode”, com vestidos
confeccionados em papel pela artista belga Isabelle de Borchgrave; “Christian
Lacroix - Trajes de Cena”, com figurinos do Centre National du Costume de Scène
(CNCS); e “Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco”, em parceria com o Grimaldi
Forum – Mônaco.
O
MAB-FAAP já foi contemplado com importantes prêmios do setor. O mais recente foi
concedido em 2010 pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) às
exposições ‘Memórias Reveladas’ e ‘Tékhne’.
Exposição Tauromaquia
Vernissage:
10/5/2014,
às 17h – imprensa e convidados
Período de visitação: de 11/5 a
22/6/2014
Horário:
De terça a sexta-feira, das 10h às 21h
Aos sábados, domingos e feriados,
das 13h às 18h
(Fechado às segundas-feiras,
inclusive quando feriado / O acesso de visitantes
à exposição pode ser feita até uma hora antes do horário de
fechamento)
Entrada: gratuita
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 –
Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200
Informações à imprensa
FAAP / WN&P
COMUNICAÇÃO
Sala de Imprensa:
www.faap.br/imprensa
Tel: (11) 3662-7270/ 7271 – Fax:
(11) 3662-7271
Jornalistas: Fabiana Dourado (fabiana.dourado@wnp.com.br)
Iracema Carvalho
(iracema.carvalho@wnp.com.br)
Exposição MAGNÍFICA! Se der, vou ver novamente.
ResponderExcluirOi Ana Lúcia, é mesmo, um evento para se ir várias vezes. Bjs.
ExcluirTambém desfiz meus conceitos errôneos relacionados a Picasso, numa visita ao museu dedicado a ele em Barcelona. O rótulo de modernista sem limites é válido, mas devia ser acompanhado também de um artista técnico e altamente competente.
ResponderExcluirMais uma mostra reservada a sortudos das grandes cidades. Uma pena que muitos daí não possam ou não queiram prestigiar.
Grande abraço, Macário!
Oi José, realmente é um artista completo. É o autor da frase que define bem sua formação, "Quando eu tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças". Obrigado pela visita. Abraços.
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