Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ARTEFUTEBOLARTE

Uma exposição menor, onde o curador procura traçar um paralelo entre as várias fases das artes plásticas brasileiras com o futebol e os ídolos de cada época.

Com reproduções fotográficas, quase todas com uma qualidade de ampliação discutível de obras e retratos de várias épocas, apresenta um breve resumo sobre que ocorria em cada década sobre os dois assuntos, tornando assim uma agradável experiência as comparações.

Há uma sala, que imita uma arquibancada de um estádio, com vídeos instalações que apresentam várias jogadas em montagens onde elas ocorrem às vezes sem a bola, às vezes sem os jogadores.

Esse é um tema recorrente de exposições, a cada quatro anos sempre se repetem, como quando visitei no CCBB a mostra Craques do Cartum na Copa, ondes os grandes cartunistas brasileiros fizeram um evento para marcar o campeonato de 2010.

Agora, o que podemos notar é que nosso povo neste últimos anos mudou sua postura referente a esse assunto, tornando-se mais crítico e consciente. Se indignando com os desmandos, as falcatruas e as prioridades do governo no uso de verbas do orçamento.Também há quatro anos escrevi um comentário, A pátria de chuteiras, em que observava a reação da população brasileira frente às grandes questões nacionais. Hoje vejo que fomos tão aviltados que nossa paciência atingiu o limite e bradamos hoje por um país mais digno.

Um passeio agradável para quem gosta do esporte e de artes.



 O Futebol - Francisco Faria e Luiz Cláudio Ramos
( Chico Buarque de Holanda )

Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do Instituto Tomie Ohtake.






INSTITUTO TOMIE OHTAKE

APRESENTA

ARTEFUTEBOLARTE

Abertura: 15 de maio, às 20h (convidados) – até 25 de junho de 2014


Uma viagem pela história do futebol é a proposta da exposição ARTEFUTEBOLARTE, que o Instituto Tomie Ohtake apresenta de 16 de maio e 25 de junho, período quase concomitante ao que o Brasil abriga o rito supremo desse esporte, a Copa do Mundo. Com curadoria de Hélio Campos Mello, fotógrafo e diretor editorial da Brasileiros Editora, a mostra exalta o nosso país como o inventor do “Futebol Arte”, a qualidade da produção fotográfica dedicada ao esporte e traça um paralelo, histórico e contemporâneo, com as artes plásticas. 

Com expografia assinada por Martin Corullon, da Metro Arquitetos, Artefutebolarte dividi-se em três núcleos. No primeiro, que ocupa o grande hall do Instituto, criou-se um espaço retangular que remete a arquibancadas de estádio, onde são apresentadas obras dos premiados fotógrafos Jorge Araújo (Folha de S. Paulo), Ricardo Stuckert e Paulo Pinto (Agência Fotos Públicas). A excelência dos trabalhos, que revelam momentos em campo de jogadores como Neymar, Ronaldo e Ronaldinho, deixa claro que além de craques da bola, o Brasil também é celeiro de grandes fotógrafos.

O segundo núcleo trata da relação entre a arte e o futebol no Brasil. Uma seleção de fotografias - que mostra desde os primórdios do futebol no final do século XIX até os dias de hoje - é intercalada por imagens de obras de arte correspondentes aos períodos ilustrados pelos feitos do esporte. Pinturas de Almeida Junior, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Rubens Gerchman, Aguillar, Cildo Meirelles e expoentes do cenário artístico atual são exibidas  ao lado de fotografias de Pelé, Garrincha, Tostão, Zico, Romário, Ronaldo, entre outros, com destaque para os anos de 1958, 62, 70, 94 e 2002.

Para completar a exposição, uma sala recebe obras do artista plástico Lula Wanderley, em uma espécie de reinvenção do futebol. Jogadas antológicas de Maradona, Pelé, Zidane e Romário são retrabalhadas em três vídeos que registram estes ícones em seus momentos sublimes, mas sem a bola - retirada pela arte de Wanderley.

Serviço
ARTEFUTEBOLARTE
Abertura: 15 de maio de 2014 (para convidados).
Visitação do público: de 16 de maio a 25 de junho de 2014.
Entrada franca
Curadoria: Hélio Campos Mello

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP
Fone: 11.2245-1900
De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Informações à Imprensa
Pool de Comunicação – Marcy Junqueira / Martim Pelisson
Fone: 11.3032-1599

Nenhum comentário:

Postar um comentário