Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Tauromaquia - Goya Picasso Dali

Mais uma magnífica exposição com que o Museu da FAAP nos brinda, com as séries Tauromaquia completas dos três maiores artistas plásticos da Espanha em todos os tempos, nos trás também as ilustrações de Picasso para o livro "Carmen", que conta o romance da personagem com um toureiro e estudos para a confecção de "GUERNICA", talvez sua obra mais importante junto com Les Demoiselles d'Avignon.

Se eu ainda tivesse alguma restrição aos trabalhos de Pablo Picasso, essas foram totalmente superadas pois a força e a beleza de todos seus trabalhos aqui apresentados nos mostram a genialidade de um artista que com quatro ou cinco traços consegue criar expressões faciais plenas de emoção, vide as ilustrações de "Carmen".

A série de Goya já tinha sido apresentada aqui em São Paulo completa aqui em 2007 na mostra Tauromaquia no Masp, de outro acervo, junto com a série "Os Horrores da Guerra", esta sim de um forte impacto.

As obras de Dali, em menor número e nem por isso menos importante, também vem carregadas de movimento e emoção, com o uso da cor vermelha para realçar as cenas.

Um evento imperdível para quem gosta da boa arte ou quer conhecer ou rever esses mestres.



Danza Ritual del Fuego - Pacco de Lucia

Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do evento, menos as duas primeiras, colhidas na internet.










MOSTRA TRAZ OBRAS DE PICASSO, DALÍ E GOYA
EM TORNO DAS TOURADAS

Produtora Mega Cultural leva ao MAB-FAAP a exposição Tauromaquia de 11 de maio a 22 de junho de 2014. A entrada é grátis
O espetáculo das touradas desde sempre inspirou artistas do mundo todo. Por conta deles, o touro ganha lugar especial e significado em muitas das obras de alguns grandes mestres e incontáveis artistas usaram a tauromaquia (combate com touros) como um instrumento para representar simbolicamente a luta contra o poder opressor. Costurando uma seleção sobre a estreita relação da produção artística de Picasso, Dalí e Goya as curadoras Monika Burian Jourdan e Serena Baccaglini trazem, pela primeira vez, a exposição Tauromaquia, que será montada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), de 11 de maio a 22 de junho de 2014.
A mostra reúne diversas obras e séries que totalizam 300 imagens, entre desenhos originais e gravuras das mais importantes personalidades da arte. Francisco Goya, Pablo Picasso e Salvador Dalí evidenciaram o fascínio pelo universo da corrida de touros e desenvolveram trabalho consistente e relevante em torno do tema, tão intrinsecamente ligado à cultura Ibérica. Muitas das obras trazidas ao Brasil para esta mostra foram raramente vistas antes. Dentre elas está o estudo de Picasso para Guernica, nas mesmas dimensões do painel original.
“Na maioria das civilizações o touro, tema central da exposição, é um símbolo místico que significa força, coragem e fertilidade. Esta força animal que os touros mostram é retratada de forma fascinante nas obras destes artistas”, explica Monika. “Para os artistas a tourada não representa apenas um espetáculo. Para Goya, por exemplo, Tauromaquia foi inicialmente uma ferramenta para expressar sua dissidência política. A exposição apresentará a série completa de gravuras Tauromaquia de Goya, uma das suas séries mais famosas".
Pablo Picasso foi influenciado por Goya. Baseou-se no uso do conhecimento do chiaroscuro de Goya na produção de sua própria obra, utilizando-a como instrumento de protesto contra a ditadura do General Franco. Picasso e Goya utilizaram este tema para manifestar profundo sofrimento e resistência à opressão.
Salvador Dalí teve a ideia de fazer uma releitura da série de desenhos “Los Caprichos”, de Goya, transformando-a em uma obra prima surrealista. Nos anos 1966-67, Dalí transformou a famosa “Tauromaquia Suite” (1957-59) de Picasso numa extensão do diálogo artístico que os dois artistas mantiveram durante anos. Alguns desses trabalhos fazem parte das obras desta exposição. 
Goya, por sua vez, usou a tauromaquia para expressar sua dissidência política contra os nobres, opressores do povo. Suas obras retrataram a tourada como uma arena mística, em que algo está sempre acontecendo. Esta exposição apresentará uma de suas mais famosas séries sobre este tema.
Vista como um confronto entre a liberdade e a força bruta, a tauromaquia pode também ser interpretada neste conjunto de obras como uma metáfora do poder opressor ou da capacidade para autoafirmação e emancipação. Em muitas civilizações o touro, figura central desta mostra, tem o significado de força, bravura e fertilidade.
As obras da exposição pertencem a coleções particulares, à Art Camù – Coleção de Arte (Sardenha – Itália) e à Galeria Fetzer (Alemanha).
Sobre a Mega Cultural
Desde 1997, a Mega Cultural atua na idealização, produção e realização de projetos multiculturais e artísticos, além da captação de recursos. Com foco principal em arte pública, a produtora atua como ponte entre o universo artístico e o público. A empresa fundada por Renata Junqueira também representa um importante canal para a revelação de novos talentos que buscam espaço no universo das artes. Dentre os projetos, ganha destaque a Bienal Internacional Graffiti Fine Arts, iniciada em 2010 e consagrada em 2013 como a exposição mais visitada do ano em São Paulo.
Sobre o MAB-FAAP
O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) possui um acervo próprio com cerca de três mil obras de arte brasileira, como fotos, esculturas, gravuras, pinturas, entre outras, datadas a partir do final do século XIX. Dentre os principais artistas estão Anita Malfatti, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Pancetti, Portinari, Alfredo Volpi, Cícero Dias, Tomie Ohtake, Arcângelo Ianelli, Flávio de Carvalho, Lygia Clark e Burle Marx, entre outros. Um painel de vitrais de 230 metros quadrados também integra o acervo de obras do MAB-FAAP.
Criado em 1960, o MAB tem abrigado exposições marcantes, tanto de arte brasileira como de arte internacional, provenientes dos principais museus do mundo. Destacam-se “A Arte do Egito no Tempo dos Faraós” (Museu do Louvre, França), “China. A Arte Imperial, A Arte do Cotidiano, A Arte Contemporânea” (Museu Guimet e coleções particulares da França), “Deuses Gregos” (Coleção Museu Pergamon de Berlim, Alemanha) e “Herança dos Czares” (Museu do Kremlin de Moscou, Rússia). No âmbito da moda, o Museu realizou mostras internacionais de grande repercussão, como a “Papiers à la Mode”, com vestidos confeccionados em papel pela artista belga Isabelle de Borchgrave; “Christian Lacroix - Trajes de Cena”, com figurinos do Centre National du Costume de Scène (CNCS); e “Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco”, em parceria com o Grimaldi Forum – Mônaco. 
 O MAB-FAAP já foi contemplado com importantes prêmios do setor. O mais recente foi concedido em 2010 pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) às exposições ‘Memórias Reveladas’ e ‘Tékhne’.

Exposição Tauromaquia
Vernissage: 10/5/2014, às 17h – imprensa e convidados
Período de visitação: de 11/5 a 22/6/2014
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 21h
Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado / O acesso de visitantes à exposição pode ser feita até uma hora antes do horário de fechamento)
Entrada: gratuita
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198      
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200   


Informações à imprensa

FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO

Sala de Imprensa: www.faap.br/imprensa

Tel: (11) 3662-7270/ 7271 – Fax: (11) 3662-7271

Jornalistas: Fabiana Dourado (fabiana.dourado@wnp.com.br)

                   Iracema Carvalho (iracema.carvalho@wnp.com.br)

4 comentários:

  1. Exposição MAGNÍFICA! Se der, vou ver novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Lúcia, é mesmo, um evento para se ir várias vezes. Bjs.

      Excluir
  2. Também desfiz meus conceitos errôneos relacionados a Picasso, numa visita ao museu dedicado a ele em Barcelona. O rótulo de modernista sem limites é válido, mas devia ser acompanhado também de um artista técnico e altamente competente.
    Mais uma mostra reservada a sortudos das grandes cidades. Uma pena que muitos daí não possam ou não queiram prestigiar.
    Grande abraço, Macário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José, realmente é um artista completo. É o autor da frase que define bem sua formação, "Quando eu tinha 15 anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças". Obrigado pela visita. Abraços.

      Excluir