Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Rossini Perez - desenhos, matrizes e gravuras

Escolhi "Douce France" de Charles Trenet em homenagem ao tempo que o artista viveu em Paris.






Engraçado que no último semestre tenha me interessado e gostado tanto de gravuras; era para mim uma forma de expressão que não me chamava muito a atenção. Isto mudou quando vi a exposição Oswaldo Goeldi - Luz Noturna , esta mostra mudou minha opinião sobre gravuras, tanto que uma semana depois estive na exposição Hansen Bahia , e acabei virando fã delas .
Quando estive na Caixa Cultural para a mostra A Arte Indígena de Victor Brecheret , recebi como bônus uma exposição deslumbrante, a de Rossini Perez.
Porque deslumbrante? No início estão apresentadas lindas gravuras, desenhos e matrizes de algumas das obras expostas.
Mas o que realmente me encantou foram as gravuras em relevo, cuja técnica não conhecia, fiquei embevecido, pois Rossini Perez transformou a gravura em escultura, abrindo infinitas possibilidades de expressão neste suporte.
Não sei se ele foi o criador desta técnica, mas sabe exercê-la com maestria; percebi pelas ilustrações do catálogo que ele começou a utilizá-la a partir de 1965, ainda monocromático e com o decorrer da prática, conseguiu introduzir as cores, elevando sua obra ao nível de excelência.
Mais uma vez tenho que elogiar os catálogos da Caixa Cultural, são obras de arte que servirão de consulta às próximas gerações.
Abaixo das imagens, o "press-realese" da Caixa Cultural.



Gravura Ocre, 1965


Cintura Bordada, 1968 ( A que esta exposta tem o relevo no meio, esta gravura teve a mesma origem, os traços pretos são os mesmos)


Favela, 1956

Espatulada II, 1963


Botão de Alamar, 1977



OBRAS DE ROSSINI PEREZ ESTÃO EM EXPOSIÇÃO NA CAIXA CULTURAL SP
Brasilia, 16 de Novembro de 2009
Ao todo, a mostra é composta de 89 desenhos, matrizes e gravuras

Rossini Perez: Desenhos, Matrizes e Gravuras – acervo Museu Nacional de Belas Artes chega a São Paulo no fim deste mês de novembro, com coquetel de lançamento para convidados no dia 28. A iniciativa apresenta 89 obras deste grande artista brasileiro.
Os visitantes poderão atestar por que Rossini Perez é considerado um verdadeiro mestre na arte da gravura, contemplando trabalhos nas técnicas da xilogravura, linóleo, serigrafia, gravura em metal e algumas litografias inéditas. Todas com traços, cores e texturas impressionantes e predominantemente abstratas.
Com curadoria de Laura Abreu, além de mostrar obras importantes da carreira de Rossini criadas desde a década de1950, a exposição exibe também objetos que influenciaram o seu trabalho.
Rossini Perez - Natural de Macaíba, no Rio Grande do Norte, Rossini se mudou para o Rio de Janeiro em 1943 e nesta cidade teve seu trabalho consagrado e ganhou notoriedade artística. Sua formação começou na década de 50, em cursos livres de pintura, desenho e gravura com nomes consagrados, entre os quais se destaca Iberê Camargo.
Quando, em 1958, a Sociedade Os Amigos da Gravura realiza a primeira grande tiragem de sua obra "Morro", a carreira de Rossini começa a deslanchar, chegando inclusive a ganhar o público e crítica internacional.
Além de ter morado na Europa e aperfeiçoado sua técnica no continente, o artista participou de mais de onze bienais internacionais, incluindo a de Veneza, viajou o mundo com mostras individuais e coletivas e lecionou em escolas de artes. No Brasil, destaca-se o período em que deu aulas no Ateliê de Gravura do MAM/RJ.
Ele também implantou as oficinas de gravura em metal do Instituto Brasil-Bolívia de La Paz (Bolívia), do Instituto de Artes de Dakar (Senegal) e do Centro de Criatividade da Fundação Cultural do Distrito Federal.

SERVIÇO:
Exposição: Rossini Perez- desenhos, matrizes e gravuras
Local: CAIXA CULTURAL São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro - São Paulo (SP) - Galeria Neuter Michelon
Datas: de 28/11/2009 a 17/01/2010
Período de visitação: 9h00 às 21h00 – terça-feira a domingo.
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Informações: (11) 3321-4400

3 comentários:

  1. gostei muito destas gravuras ....obrigado....abraços
    ROC

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de obter uma gravura de Rossini Perez: ele foi meu professor de gravura em Brasilia. Estive fora do Brasil este tempo todo e perdi a oportunidade de ver esta exposicao. Meu email: paccastudios@yahoo.com. Muito obrigada! Abracos

    ResponderExcluir
  3. Ola, Macario:
    muito obrigada pelas informacoes. Pena que estou de viagem marcada para Brasilia somente no fim de marco e nao verei esta exposicao.
    Rossini foi um grande professor e minha turma foi otima. Imagine que encontrei em Brasilia, por grande coincidencia, o jovem Galina, que foi o assistente do Rossini para o curso que fiz. Hoje ele e um diretor de artes plasticas na UNB.
    Teu blog e otimo! voce fez uma bela reportagem da exposicao. Grata tambem por voce ter ido visitar meu website. Thank you!
    Keep in touch!
    abracos,


    Maria

    ResponderExcluir