Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Giovanni de Angelis - Water Drops

Além do registro das ocorrências sui generis da alta incidência de nascimento de gêmeos na cidade de Cândido Godoi no Rio Grande do Sul, essa mostra nos traz lindas fotos e retratos.

O artista consegue captar as expressões dos fotografados, às vezes de cumplicidade outras de indiferença entre os irmãos, mas todas as fotos de uma beleza incomum, rara de se ver hoje em dia nos trabalhos de vários outros fotógrafos.

Há uma lenda, até citada e não desmentida no folheto de apresentação da exposição, de que essa característica incomum da grande incidência de nascimento de gêmeos seria devido a experiências feitas por Joseph Mengele em sua passagem pela cidade em 1963. Bobagem pois há registro destas ocorrências desde os anos 30, o que poderia ter ocorrido é que esses fenômenos tenham atraído a curiosidade do "Anjo da Morte" para seus estudos sobre a eugenia, pelo qual ele cometeu abomináveis atrocidades.

Um lindo evento num novo espaço cultural nas antigas instalações do Consulado Italiano em Higienópolis que poderia ser melhor apreciado se os horários de funcionamento fossem mais amigáveis. 

Milonga para Missões - Renato Borghetti


Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do evento.










Gêmeos idênticos são tema da mostra fotográfica de Giovanni de Angelis
Water Drops traz 16 fotografias de irmãos gêmeos da cidade de Candido Godói (RS) captadas pelo fotógrafo italiano.
A exposição trazida pela Mega Cultural ao Instituto Italiano de Cultura abre ao público no dia 24 de abril e vai até 22 de maio.

Intrigado com o fenômeno da alta incidência de irmãos gêmeos no município riograndense de Candido Godói, oriunda da pesquisa genética do médico fugitivo nazista, mais conhecido como Anjo da Morte, Josef Mengele, o fotógrafo italiano Giovanni de Angelis partiu para uma expedição fotográfica, ao lado da psicoterapeuta Luisa Laurelli, para esta cidade brasileira e ver com os próprios olhos a intitulada "terra dos gêmeos”. A coleção de imagens deu origem à mostra Water Drops, exposta em 2011 no Museo d'Arte Contemporanea di Roma, o MACRO, e que agora chega ao Instituto Italiano de Cultura, trazido pela produtora Mega Cultural. A exposição contará com 16 obras e ficará no salão do instituto de 24 de abril a 22 de maio.  A entrada é gratuita.
Essencialmente as obras são fotografias em preto e branco, de irmãos gêmeos, retratados um ao lado do outro ou um diante do outro, em posição tal que olhando os perfis de gêmeos se pode perceber as semelhanças dos perfis e ao mesmo tempo a percepção das características distintivas. Únicas e até inquietantes, as imagens carregam densa personalidade e beleza em seu conjunto. O projeto aborda a questão dos gêmeos de uma dupla perspectiva: social e antropológica, ultrapassando a ideia de mera reportagem para explorar os temas da identidade, singularidade do indivíduo e sua relação com o outro.
“Quando Renata Junqueira, Diretora da Mega Cultural, visitou minha casa em Roma, em 2013, foi bonito ver como os retratos dos gêmeos de Water Drops também a fascinaram e estou muito feliz e honrada em poder trazer este projeto pela primeira vez ao seu país de origem, o Brasil”, afirma Ines Musumeci Greco, curadora da exposição.
O município de Cândido Godói registra mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população, proporção notável de 10% de incidência se comparada à média das populações, de 1%. Habitada basicamente por famílias de origem alemã e polonesa, De Angelis vai além das suposições de os gêmeos serem frutos de experimentos de criação de uma raça ariana na região. Sua espécie de narrativa educacional ocorre por meio dos detalhes sutis de rostos, expressões e olhares e investiga o processo evolutivo destes indivíduos, que examina o complexo de criação de si mesmo e da identidade pessoal através do reconhecimento de semelhanças e diferenças. Por meio de suas lentes, De Angelis olha para esses pares de gêmeos tentando escolher a singularidade de cada indivíduo e de sua identidade particular, sem confundir suas imagens.
WATER DROPS
Abertura ao público: 24 de abril
Encerramento: 22 de maio de 2014
Horário de visitação: Segunda a quinta, de 8h30 às 17h.
Local: Salão do Instituto Italiano de Cultura - Avenida Higienópolis, 436.
Telefone: (11) 3660 8888
Entrada franca

2 comentários:

  1. Além do registro das ocorrências sui generis da alta incidência de nascimento de gêmeos na cidade de Cândido Godoi no Rio Grande do Sul, essa mostra nos traz lindas fotos e retratos.

    Read more: http://macariocampos.blogspot.com/#ixzz30ZBjFXm4

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, bela idéia e lindos registros, o PB é marcante, traços, formas, sombras...perfeito!!!

    ResponderExcluir