Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Povos Indígenas no Brasil

Trabalhos interessantes de Rosa Galdino que procuram mostrar em belas fotos os diferentes povos indígenas brasileiros.

Pena que também nos revelem a realidade de nosso índios.

Já aculturados e sem a inocência de suas origens, mostram que a vergonha da nudez é o resultado direto da erotização transmitida pelos modernos meios de comunicação.

É estranho ver fotos das meninas portando adornos ancestrais, conjugados com bijuterias baratas.

Vendo estas fotos, me lembrei da indignação que sinto cada vez que ouço falar na construção de usinas hidrelétricas em suas terras, que não são só suas e sim de toda a humanidade, que devem ser preservadas, tendo-os como guardiões.

É impossível ver esta exposição sem lembrar de Caetano cantando "Um Índio".

Um Índio - Caetano Veloso

Abaixo das fotos o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa da Caixa Cultural.






caixa cultural SÃO PAULO APRESENTA
“POVOS INDÍGENAS NO bRASIL”
Com fotos de Rosa Gauditano, documentários xavantes e palestra, a mostra retrata 34 das mais de 225 culturas indígenas no país
“As pessoas não respeitam o que não conhecem”. A frase é do ancião Sereburã Xavante e motiva o projeto Povos Indígenas no Brasil. A exposição é fruto do trabalho da fotógrafa Rosa Gauditano que, nos últimos 20 anos, dedica-se a registrar a multiplicidade de etnias indígenas no país. Após passar pela CAIXA Cultural Brasília, a exposição abre no sábado (19/03), às 11hs e recebe visitantes até o dia 15 de maio de 2011, na CAIXA Cultural São Paulo (Sé).
A mostra é composta por 60 fotos coloridas, material documentado pela fotógrafa Rosa Gauditano, no período de 1989 a 2010, e dividida em quatro grandes grupos, separados por região geográfica: Norte, com 14 povos; Nordeste, com 5; Sudeste, com 5 e Centro-Oeste, com 10 povos.
Entre os povos apresentados nesta exposição, estão desde aqueles com os quais se tem pouquíssimo contato, como os Mati ou Zoró, que vivem quase isolados na Amazônia, até indígenas que ocupam suas terras localizadas perto de pequenas cidades, como os Xavante, no Mato Grosso; os que vivem na beira de rodovias, como os Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, ou nas grandes cidades, como é o caso dos Pankarau, em São Paulo.
Região
Etnia
Norte
Waurá
Matis/Zoró
Tucano
Yanomami
Suruí Paiter
Arara
Kayapó
Whaiãpi
Ashaninka
Krahô
Cinta Larga
Xerente
Tapitrapé
Carajá
Nordeste
Tingui Botó
Pataxó
Canela
Gavião
Xucuru
Centro-oeste
Rikbaktsa
Enewanê Nawe
Bororo
Pareci
Kuikuro
Terena
Kadiwéu
Xavante
Waurá
Guarani Kaiowá
Sudeste
Krenac
Xacriabá
Guarani M’Byá
Pankararu
Maxacali
No Brasil existem, hoje, cerca de 230 povos indígenas, distribuídos em todos os estados, totalizando quase 734 mil pessoas, que falam 180 línguas diferentes.
Além da projeção de dois documentários produzidos pelos índios xavantes, com produção executiva de Rosa gauditano, diretora da Associação Nossa Tribo (www.nossatribo.org.br) o visitante poderá ver também o mapa dos povos indígenas no Brasil.
Palestra
O projeto integra ainda a palestra da professora Jaciara Martim. Indígena Guarani M’Byá, Jaciara é formada em serviço social pela PUC – São Paulo. Seu trabalho de conclusão de curso versou sobre o tema: “Considerações sobre o trabalho para o povo guarani e as decorrências do seu contato com a sociedade capitalista.” Sua trajetória inclui experiência como professora estadual e agente de saneamento pelo Projeto Rondon. O encontro, com entrada franca, acontece no dia 12 de abril de 2011 (terça-feira), às 19hs, na CAIXA Cultural São Paulo (Sé).
Rosa Gauditano
Premiada por seus trabalhos com fotojornalismo na década de 1980 (Folha de SP e Veja), Rosa Gauditano especializou-se em fotografia etnográfica. Seus trabalhos ligados às culturas indígenas no Brasil lhe renderam a publicação de 5 livros: "Aldeias Guarani M'Bya na Cidade de São Paulo", 2006; “Raízes do Povo Xavante”, Ed. Studio R, São Paulo, 2003; “Festas de Fé", Ed. Metalivros, São Paulo, 2003; “Saltillo”, Instituto Municipal de Saltillo, México, 2001; “Índios, os Primeiros Habitantes”, Ed. Fotograma, 1998.
Diretora da Studio R, agência que se dedica a reportagens, arquivo e projetos culturais ligados a fotografia e trabalhos etnográficos, Rosa Gauditano tem no currículo diversas exposições individuais. No Brasil, em parceria com a CAIXA Cultural, Rosa expôs em 1999/2000 nas cidades de São Paulo, Curitiba e Brasília a mostra “Raízes do Povo Xavante”. Além de outros projetos pelo país, principalmente na capital paulista, a fotógrafa já expôs em Londres/Inglaterra (2010), Houston/EUA (2005), Cidade do México/México e Santiago/Chile.


Ficha Técnica
Fotografia e curadoria: Rosa Gauditano
Antropóloga: Camila Gauditano
Design gráfico: Isabel Carballo
Textos críticos: Angela Magalhães e Nadja Peregrino
Palestrante: Jaciara Martim (indígena Guarani M’Byá)
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Informações e entrevistas:
· Monica - exposicaopovosindigenas@gmail.com
SERVIÇO:
Exposição “Povos Indígenas no Brasil” – Fotos de Rosa Gauditano
Abertura para convidados e imprensa: 19 de março de 2011, às 11h
Visitação: de 19 de março a 15 de maio de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Humberto Betetto- Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Classificação etária: livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Palestra com Jaciara Martim
Data: 12/04/2011
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural de São Paulo, Praça da Sé, 111 – São Paulo – SP
Informações: (11) 3321-4400

3 comentários:

  1. Muito bom o post. Legal o cuidado para com os dados acerca da exposição. Nos bastidores ficam todos aqueles que fazem com que ela funcione.

    ResponderExcluir
  2. Post muito bem elaborado e com informações importantes acerca dos índios do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Oiee gente td bem?
    Eu gosto de vcs..
    BeijOo'zz

    ResponderExcluir