Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Harald Schultz - Olhar Antropológico

A Caixa Cultural nos brinda com mais uma magnifica mostra de fotografias com o motivos de nossos indígenas, os legítimos donos dessa terra.

Com registros do etnógrafo Harald Schultz que apresentam os costumes de diversos povos ainda em sua essência, pois as imagens foram tiradas durante os anos 30,40 e 50, quando eles ainda não tinham sido integrados e aculturados. 

Lá encontramos nações e povos de que nunca tinha ouvido falar e, que imagino, já estão extintos no que considero um crime contra a humanidade, apesar das boas intenções de nossos indigenistas na época, que precisavam auxiliar o trabalho de consolidação do território nacional.

Trabalhou com o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon no SPI (Serviço de Proteção ao Índio) em 1939, tendo a oportunidade de travar contatos pioneiros com diversas etnias, que aqui nos são apresentadas.



Todo dia era dia de índio - Baby Consuelo

Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa da Caixa Cultural.




CAIXA CULTURAL SP APRESENTA A MOSTRA ‘HARALD SCHULTZ – OLHAR ANTROPOLÓGICO’
Fotógrafo etnógrafo dedicou quase trinta anos de sua vida à elucidação das culturas indígenas brasileiras
A CAIXA Cultural São Paulo (Sé) apresenta a exposição “Harald Schultz - Olhar Antropológico”, formatada a partir das fotografas tiradas pelo etnógrafo Harald Schultz (1909-1966), que dedicou quase trinta anos de sua vida decifrando as culturas indígenas brasileiras. A exposição é composta por cerca de 200 imagens que retratam - de maneira informativa e artística - aspectos de diversos grupos indígenas, tais como os Javaé, Umutina, Kaxinauá, Krahô, Tapirapé e Waujá, entre outros. A exposição, que tem o patrocínio da CAIXA, inaugura no dia 10 de Março e segue até o dia 20 de Maio de 2012 com entrada gratuita.
As fotografias fazem parte do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que conta com uma extensa coleção de imagens tiradas por Schultz entre 1943 e 1965, durante expedições realizadas a diversos estados brasileiros e alguns países da América Latina, como Peru e Bolívia.
Segundo o antropólogo Herbert Baldus (1899-1970), Harald Schultz foi o “estudioso da vida indígena, preenchendo seus diários de viagem com descrições pormenorizadas; hábil colecionador, satisfazendo as exigências dos museus sem depauperar os produtores do material colhido; o artista tornando visíveis em foto e filme as sutilezas indizíveis das culturas alheias; e sempre e a cada hora o amigo incondicional dos índios, sofrendo por eles, com eles, e encontrando sua felicidade entre eles”.
A mostra conta com a curadoria das especialistas Marília Xavier Cury e Sandra Maria Christiani de La Torre Lacerda Campos, ambas do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, e tem como temas principais a arte plumária e a pintura corporal. Segundo Marília Xavier Cury, “o sentido da arte plumária para seus produtores é o de por em comunicação os homens com o cosmos; sua beleza se realiza no contexto da festa e do rito”.
Além da mostra, serão realizadas de três palestras gratuitas com antropólogos e etnólogos contemporâneos, que versarão sobre os grupos culturais representados, suas experiências pessoais em campo e sobre a importância do registro fotográfico para a etnologia.
Informações sobre as palestras e respectivos palestrantes:
Dia 21 de março - Sonia Ferraro Dorta e Marília Xavier Cury - "A inserção de Harald Schultz na etnografia do Museu Paulista"
Sobre Sonia Ferraro Dorta
É antropóloga formada pela USP. Foi pesquisadora do Museu Paulista e do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Tem diversas publicaçoes em catálogos, livros e revistas científcas, tais como o livro "A Plumária Indígena Brasileira", que oferece um rico panorama da arte plumária dos povos indígenas brasileiros, aprofundando a elaboração e os contextos de uso de artefatos plumários entre os índios.
Sobre Marília Xavier Cury
Museóloga formada no Instituto de Museologia de São Paulo. Atua na área de museologia e museus desde 1985, tendo trabalhado no Museu Municipal Família Pires, Estação Ciência e Museu Lasar Segall.
Atualmente é professora doutora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, onde ministra cursos, desenvolve pesquisa e coordena ações expográficas.
Dia 17 de abril - Sobre Fernando de Tacca - "A Imagem do Índio na Comissão Rondon"
Sobre Fernando de Tacca
É professor Livre Docente no Departamento de Multimeios, Mídia & Comunicação do Instituto de Artes, e responsável pelas disciplinas "História da Fotografa" e "Antropologia da Imagem", do curso de Midialogia.
Foi vencedor do I Concurso Marc Ferrez de Fotografa (Funarte, 1984) e contemplado pela Bolsa Vitae de Artes 2002. Em 2006 ganhou o Prêmio Pierre Verger de Fotografa da Associação Brasileira de Antropologia e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (Unicamp).
Publicou o livro “A Imagética da Comissão Rondon” (2001), e mais de 50 artigos sobre fotografa, cinema e antropologia visual. Realizou várias exposiçoes fotográfcas no Brasil e no exterior. É coordenador do Núcleo de Pesquisa “Fotografa: Comunicação e Cultura”, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, desde 2004.
Dia 16 de maio - Luís Donisete Benzi Grupioni - "Patrimônios Culturais e Povos Indígenas"
Sobre Luís Donisete Benzi Grupioni
Antropólogo, com mestrado pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando nesta mesma universidade.
Foi fundador e pesquisador do Mari - Grupo de Educação Indígena da USP, de 1988 a 2002, e é pesquisador associado ao Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da USP (NHII-USP).
Foi assessor do Ministério da Educação para a política nacional de educação indígena (1999-2002), consultor contratado pelo PNUD para assessorar o Ministério da Educação com as açoes de educação indígena (2005-2006) e pela UNESCO (2007) para assessorar o Conselho Nacional de Educação (CNE).
SERVIÇO:
Mostra ‘HARALD SCHULTZ – OLHAR ANTROPOLÓGICO’
Abertura para convidados e imprensa: dia 10 de Março de 2012, as 11h
Visitação: de 10 de Março a 20 de Maio de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca

Recomendação etária: livre

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

PALESTRAS
Datas:
Dia 21 de março - "A inserção de Harald Schultz na etnografia do Museu Paulista", por Sonia Ferraro Dorta e Marília Xavier Cury
Dia 17 de abril - "A Imagem do Índio na Comissão Rondon" por Fernando de Tacca
Dia 16 de maio - "Patrimônios Culturais e Povos Indígenas" por Luís Donisete Benzi Grupioni
As inscrições podem ser feitas 10 dias antes da data de cada palestra, ou seja, (palestra 21/03: inscrições a partir de 12/03); (palestra 17/04: inscrições a partir de 09/04) e (palestra 16/05, inscrições a partir de 07/05).
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111
Vagas: 50 vagas em cada palestra – gratuito (inscrições pelo telefone (11) 3321-4400)



Nenhum comentário:

Postar um comentário