Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

terça-feira, 20 de março de 2012

Salvage – O requinte do resto

Uma belíssima mostra que une reciclagem (ou seria aproveitamento de restos industriais) e moda, uma das formas de expressão do homem que é considerada arte há muito tempo, já tendo conquistado seu lugar nos melhores museus do mundo; além de ser considerada uma indústria essencial, já que mexe com a auto-estima do indivíduo, fazendo com que ele se insira ou se destaque em seu meio social.

Da estilista catarinense Baby Steinberg, radicada no Canadá apresenta criações que poderiam facilmente serem adotadas no cotidiano dia das consumidoras, tanto em roupas para festas como trajes do dia-a-dia, guardadas aquelas que usam materiais pouco práticos, ou impossíveis de se carregar ou portar, como palha de aço ou fitas de vídeo cassete.

As obras são permeadas de um criatividade delicada e elegante, e são constantemente requisitadas pelas semanas de moda canadenses, engrandecendo o currículo da artista.

Com uma bela produção que realça e destaca os itens expostos, esta exposição merece ser vista até por quem não se interessa por moda ou sustentabilidade.

Abaixo das imagens, o vídeo do desfile de sua Coleção Primavera/Verão 2011, apresentado na mostra. Imagens e o "press-release" fornecidos pela assessoria de imprensa da Caixa Cultural.



Com que roupa (Noel Rosa)- Caetano Veloso e Zeca Pagodinho












CAIXA CULTURAL SP UNE MODA E ARTE EM ‘SALVAGE – O REQUINTE DO RESTO’
A estilista Baby Steinberg cria arte para ser vestida feita com material reciclável
A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 10 de março a 6 maio de 2012, a mostra “Salvage – O requinte do resto”, com peças de vestuário criadas pela pela estilista catarinense Baby Steinberg, que vive e trabalha atualmente em Toronto, no Canadá. A mostra foi produzida por Claudia Lopes e tem curadoria de Mariza Bertoli. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal.
Composta por 15 modelos originais, apresentados em desfiles recentes e realizados em feiras de moda, a mostra trabalha o tema da sustentabilidade, já que os vestidos criados pela estilista são o resultado da reciclagem dos mais variados materiais, como capas de celulares e até carregadores descartados, chaves, filtros de café, flores artificiais, enfeites de natal e meias de náilon.
Baby Steinberg hoje é reconhecida na mídia como uma designer “Avant Gard”, que cria ART TO WEAR (arte para ser vestida). Seus trabalhos são referências internacionais de sustentabilidade e freqüentemente ela é convidada para expor e falar de seus trabalhos em diversas empresas do Canadá.
Segundo a curadora Mariza Bertoli, a mostra da estilista é um convite à fantasia. “O corpo é a tela em branco, o desafio que a co-move e os restos sua matéria prima de expressão. A busca desse material é uma espécie de arqueologia do que seria lixo. Criar uma obra que se movimente, que se acomode às curvas do corpo envolvendo-o é, sem dúvida, trabalhar em parceria (...) Atenta aos restos, sua arte junta fragmentos, texturas, evocações. Enfim, somos artífices do nosso mundo, podemos sempre fazê-lo mais bonito, buscando o requinte do resto.”
Foram ministradas oficinas pela própria artista para 4 turmas com 20 participantes cada, de 06 a 09 de março. As obras dos participantes, que se inscreveram gratuitamente, também farão parte da exposição.
Sobre a artista:
Catarinense, Baby viveu entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde se formou em enfermagem. Chegou a trabalhar num hospital mas o gosto por agulhas e linhas só crescia. Fazia roupas e bijuterias. Nessa época, nas suas folgas, ensinou meninas da comunidade a fazerem suas bijuterias e fez oficinas de pintura para os internos do Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Mudou-se para o Canadá em 1998, onde começou a vender suas bijuterias em 2001, assumindo a carreira de estilista em 2007.
Seguem algumas de suas apresentações mais recentes, algumas das quais serão mostradas em vídeo, durante a mostra:
Toronto 2010 – JOY- vestidos feitos de chita – FAT- Semana Alternativa de Artes e Moda; Coleção PRIDE WEEK- Semana Gay - Buddies and Bad – Times Theatre; Coleção SCAVENGER – Red Ribbon- ACT; SCAVENGER- Frugal Fashion Week- Bata Museum ; Aerobics in Space –MTV – figurino para 20 personagens e para a cantora Maylee Todd; BRAZILIAN DAY- abertura do show de Ivete Sangalo; NUIT BLANCHE – mostra de work shop. Em Los Angeles, veste Caroline D´Amore, no primeiro show da cantora no Clube Roxi. Na Semana da moda de Toronto apresenta a Coleção SALVAGE.
Toronto 2011- Estilista convidada para o Show de TV NEXT-MODEL STANDIG, com materiais reciclados; Realiza Work Shop com alunos de moda da FURB em Blumenau-SC, e os modelos são mostrados na Semana da Moda; Coleção SALVAGE NO ROCK -The Rumway na AGO – Galeria de Arts de Ontario; Mostra QUEEN WEST ART CRAWL – 1 a 21 de setembro – Coleção SALVAGE; NUIT BLANCHE – Gakeria 201; Semana de Moda de Toronto – PRIMAVERA VERÃO 2012; Coleção REMNANTS -3 semanas – Museu de Arte Contemporânea Canadense, MOOCA; Participação no GARBAGE FREE DAY – três dias de oficinas, na Steamwisle; Mostra de VESTIDOS COM MOTIVOS DE NATAL, feitos com enfeites descartados - Galeria Gladstone. A Coleção REMNANTS aparece em ensaio fotográfico nas Revistas DRESS TO RIU CONTRA, CHLOE, FASE, PIE MAGAZINE, YYZ LIVING MAGAZINE, NOW MAGAZINE, entre outras. Convidada para participar em abril, da TORONTO FASHION AND ARTS com nova coleção.
SERVIÇO:
Exposição Salvage – O requinte do resto
Abertura para convidados e imprensa: sábado, dia 10 de março de 2012, às 11h - seguida de visita guiada com a artista
Datas: 10 de março a 06 de maio de 2012
Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário